Na 1ª semana de maio, a produção de energia solar aumentou em toda a Península Ibérica, sendo 10% em Portugal e 5,6% em Espanha. No primeiro país, registaram-se as 4 horas com valores mais elevados da história do mercado solar.
O valor recorde de maior produção foi registrado no sábado, 13 de maio, com 1.645 MWh gerados com esta tecnologia. Na Europa, registaram-se entre as 13h00 e as 15h00 os outros 2 valores de maiores produções da história, que se situam acima dos 15.100 MWh.
Recorde de energia solar e eólica na Europa
Na 2ª semana de maio, houve um aumento da produção de energia eólica em Portugal, de 89% em comparação à primeira semana do mês. Já na Espanha e França, a produção com no setor eólico também aumentou, 39% e 7,2%, respectivamente.
Além disso, para a 3ª semana de maio, a previsão de produção de energia eólica indica a possibilidade de uma diminuição na maioria dos mercados analisados, exceto na Itália.
Por outro lado, na 2ª semana de maio, a demanda por eletricidade aumentou. Este comportamento mostra uma recuperação no mercado após os altos registros do começo do mês.
Essas mudanças na demanda de eletricidade se dão pelo período e cultura de cada país. Por exemplo, a cerimônia de coroação do novo rei na Grã-Bretanha diminuiu a demanda.
Bem como, a diminuição das temperaturas na Europa podem mudar a produção de energia solar e afetar algumas questões dentro do mercado de eletricidade. Esse é um momento que o setor eólico pode se destacar, mesmo com os painéis fotovoltaicos funcionando bem em meio a neve europeia.
Por fim, as temperaturas mais baixas aumentam a demanda de energia para aquecimento. Assim, espera-se um novo aumento na demanda por eletricidade no continente nesta semana.
Um mercado regulado e preparado para o futuro
Essas mudanças de demanda, clima, época e cultura afetam o mercado de eletricidade e seus preços. Na 2ª semana de maio foi perceptível a estabilidade nos preços com uma leve tendência de aumento, segundo análises de empresas locais.
Apenas nos países nórdicos houve uma queda significativa desses valores, mas algo que deverá se recuperar nas próximas semanas. Se por um lado o preço da produção de energia desce, a procura pelos mercados aumenta. Por isso a energia solar e eólica se mantêm no topo do crescimento da eletricidade no continente.
Por fim, com esse aumento, a tendência é que esses preços caiam ainda mais e possibilitem um aumento nos sistemas fotovoltaicos e eólicos.
Fonte: PV Magazine
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.