A Ember Climate é um grupo de defesa de energia renovável na Europa. Esta semana, divulgou um relatório que afirma que a eletricidade proveniente de recursos de energia solar economizou 29 bilhões de dólares aos europeus neste verão. 

A Europa derivou 12% (99,4 TWh) de sua eletricidade neste verão a partir de recursos solares. Isso representa um aumento de 9% (77,7 TWh) do verão passado. A energia solar superou a participação da energia eólica (12%) e hídrica (11%) no mix de energia e não ficou longe dos 16% do carvão.

Sem o recorde de 99 TWh de geração solar nos últimos quatro meses, a UE teria que comprar outros 20 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Com base nos preços diários do gás de maio a agosto, isso equivale a custos de gás evitados de 29 bilhões dólares.

Números do levantamento de energia solar na Europa

Ember diz que os recordes solares foram quebrados em 18 dos 27 países da UE. O maior aumento na geração solar desde 2018 foi na Polônia, que aumentou em 26 vezes, seguido por aumentos de cinco vezes na Finlândia e na Hungria. 

Além disso, 10 Estados-Membros da UE geraram mais de um décimo de sua eletricidade a partir de painéis solares durante o verão de 2022. A maior parcela foi na Holanda (23%), seguida pela Alemanha (19%) e Espanha (17%).

O verão de 2022 é um indicador claro da importância da energia solar no mix de energia da Europa. Embora os registros recentes sejam claramente positivos, a UE precisa fazer um esforço ainda maior em direção a 2030, reduzindo as barreiras de licenciamento e aumentando as velocidades de financiamento e implantação de energia solar. 

“Enquanto a Europa é abalada pela crise do gás, a energia solar traz um alívio muito necessário. Os investimentos em capacidade solar deram frutos. Cada terawatt-hora de eletricidade solar ajudou a reduzir nosso consumo de gás, economizando bilhões para os cidadãos europeus.” 

O Parlamento da UE tem a oportunidade perfeita, adotando a meta de 45% de energia renovável e colocando a Europa no caminho para 600 GW de capacidade solar ou mais até 2030.

Dados de outro levantamento

A Carbon Brief acrescenta que a energia solar está crescendo muito rapidamente na Europa. A UE viu aumentos consistentes de 15% ano a ano na capacidade solar instalada – de 104 GW em 2018 para 162 GW em 2021.

energia solar na Europa benéfica para os cidadãos
Casas com energia solar diminuem suas contas.

Uma combinação de incentivos de custo e iniciativas governamentais são responsáveis ​​pelo crescimento dos recursos solares. O fato de que os países do sul e do norte da Europa estão expandindo a energia solar mostra que não é apenas a luz do sol que importa, mas também políticas eficazes, diz Carbon Brief.

A Holanda, por exemplo, viu um enorme crescimento solar – apesar de estar em uma latitude mais alta – devido ao apoio político agressivo de seu governo.

Há evidências que sugerem que a crise energética na Europa está acelerando o crescimento da energia solar. Consumidores em toda a Europa, da Alemanha ao Reino Unido, estão recorrendo aos painéis solares para ajudar a reduzir suas contas de energia. 

O Google Trends revela que os termos de pesquisa relacionados a painéis solares atingiram um recorde neste verão em grandes economias como Alemanha, Reino Unido, França e Espanha. 

Com a Agência Internacional de Energia tendo declarado recentemente que a energia solar nos locais certos agora oferece a eletricidade mais barata da história, seu rápido crescimento parece continuar, sugere a Carbon Brief.

Posts Similares