Empresas que estão atrás de estratégias para atrair e recuperar clientes geralmente acabam esbarrando no termo outbound marketing. Esse é o nome dado ao conjunto de estratégias ativas de busca por novos clientes. 

Esse tipo de abordagem se contrapõe estrategicamente ao inbound marketing, no qual os clientes são atraídos por meio de “iscas”, que têm o intuito de gerar o interesse genuíno no que a empresa tem a oferecer. Já no outbound, o vendedor da empresa vai até os clientes em potencial utilizando diferentes canais.

Embora o inbound marketing tenha se tornado bastante popular nos últimos anos, quem utiliza técnicas de outbound também não se arrepende. Segundo um relatório feito pela Hubspot em 2018, 62% das empresas que atuam com outbound veem resultado em suas ações.

Quer entender melhor como essa abordagem funciona e como exatamente ela pode te ajudar a recuperar clientes? Veja isso e muito mais no artigo a seguir! 

O que é outbound marketing? 

O outbound marketing pode ser considerado uma abordagem tradicional de marketing, já que visa alcançar potenciais clientes por meio de esforços ativos de divulgação. Rádio, TV, impressos, outdoor, telemarketing e e-mail marketing são algumas das principais plataformas exploradas pelo outbound.

Seu objetivo é chamar a atenção do público-alvo, apresentando a eles produtos e serviços que possam interessá-los. Para isso, as empresas investem em campanhas publicitárias, anúncios em mídias tradicionais, envio de e-mails em massa, dentre outras táticas. 

Algumas dessas técnicas são colocadas em prática com base no perfil de cliente ideal, que é definido por um conjunto de parâmetros ligados às características do cliente que se adapta melhor à solução oferecida. Como pessoas interessadas em temas como sustentabilidade e meio ambiente, por exemplo. 

Homem fazendo prospecção ativa em outbound marketing.

Apesar desse tipo de marketing ter crescido muito a partir dos meios mais tradicionais de publicidade, ainda é uma estratégia muito utilizada por empresas de diversos setores, principalmente por aquelas que buscam resultados de curto prazo.

Essa é, aliás, uma das maiores vantagens do outbound marketing. Seu potencial para alcançar um grande público em pouco tempo faz com que essa seja uma abordagem bastante utilizada para conquistar clientes. 

Ao contrário do que acontece com o inbound marketing, no qual os clientes encontram a empresa de forma natural, no outbound a empresa tem total controle sobre a mensagem que está sendo transmitida.

Dessa forma, é possível criar campanhas publicitárias personalizadas e direcionadas para o público-alvo.

Aplique esta ferramenta em suas campanhas publicitárias

Essas campanhas ajudam a aumentar o reconhecimento da marca e a sua visibilidade no mercado. Essa vantagem é importante sobretudo para empresas que estão iniciando as suas atividades e precisam se estabelecer no mercado.

Além disso, o outbound possibilita alcançar pessoas em diferentes regiões geográficas. Isso é especialmente útil para empresas que possuem uma atuação que contempla diversas cidades ou regiões do Brasil.

Apesar de ser eficaz para gerar leads e conversões rápidas, esse tipo de marketing também seja visto como invasivo ou inconveniente pelos consumidores, já que muitas vezes interrompe suas atividades diárias.

Por isso, é importante ter tato e jogo de cintura ao trabalhar com outbound marketing. Confira a seguir como usá-lo para recuperar clientes.

Como usar o outbound marketing para recuperar clientes? 

Diversas táticas de outbound marketing podem ser aplicadas quando a empresa precisa implementar uma estratégia para recuperação de clientes. A seguir, você vai conferir as principais. 

Anúncios em TV, rádio e jornais

Essa tática consiste no investimento de espaços publicitários em meios de comunicação tradicionais, com o objetivo de alcançar um grande público e aumentar a visibilidade da marca.

Apesar de ser uma abordagem de baixa segmentação, as propagandas tradicionais oferecem um retorno expressivo para diferentes tipos de negócio, e, inclusive, podem ser muito vantajosas para empresas que desejam recuperar clientes. 

Explore as diversas plataformas disponíveis para implementar suas campanhas

Esse tipo de anúncio pode ser usado para transmitir uma mensagem de credibilidade e confiança aos consumidores, ou para destacar as novidades e promoções da empresa.

Demonstrar a preocupação da empresa com seus clientes é uma oportunidade para reconquistar a confiança e seu interesse em fazer negócios com a empresa.

Telemarketing

No telemarketing, os vendedores da empresa entram em contato com potenciais clientes através de ligações telefônicas para oferecer produtos ou serviços. É uma das formas mais conhecidas de outbound marketing, e também uma das que mais enfrentam resistência por parte dos clientes. 

No entanto, essa interação pode ser uma oportunidade valiosa para entender as razões que levaram o cliente a se afastar da empresa, e assim oferecer soluções adequadas para reconquistar sua confiança.

Outra forma de utilizar o telemarketing para recuperar clientes é oferecendo promoções e descontos especiais.

O telemarketing ainda é um poderoso meio de comunicação com o cliente

Que tal entrar em contato com os clientes que não agendam manutenções há algum tempo e oferecer ofertas exclusivas, descontos especiais ou condições de pagamento facilitadas? Essa iniciativa pode servir de incentivo para que o cliente volte a fazer negócios com a empresa.

Para ter sucesso com essa estratégia, é preciso ter uma base de dados atualizada e segmentada. Dessa forma, a empresa seleciona os contatos que têm mais chances de se interessar pelo que está sendo oferecido.

Além disso, é de suma importância contar com uma equipe comercial bem treinada, que saiba como fazer uma abordagem persuasiva, sem ser invasiva.

E-mail marketing

Nessa técnica de outbound, as empresas enviam mensagens em massa para listas de e-mails. É geralmente utilizada para divulgar promoções, ofertas e lançamentos.

O e-mail marketing pode ser utilizado para divulgar conteúdos personalizados para cada etapa do funil de vendas, e até mesmo para recuperar clientes que estão inativos. 

Um e-mail amigável e personalizado pode ajudar a retomar o contato com clientes que já fizeram negócios com sua empresa anteriormente. Pense em formas de agregar valor a essa interação, reacendendo o interesse deles em sua marca.

Adote também o e-mail marketing em suas ações

Solicitar a opinião desses clientes é uma boa justificativa para isso. Ao pedir um feedback sobre a experiência que tiveram anteriormente com sua empresa, você demonstra que valoriza a opinião deles e que está disposto a aprimorar os serviços que oferece. 

Para que gere o efeito desejado, o e-mail precisa ter uma boa apresentação visual, com imagens e informações claras sobre o que está sendo divulgado. Seu título deve ser atrativo para atrair a atenção do leitor e incentivá-lo a abrir a mensagem.

E para facilitar seu trabalho, é interessante utilizar softwares de marketing, que servem para automatizar o envio desses e-mails e segmentar a lista de contato conforme o público-alvo que você deseja atingir.

Retargeting

A tática de retargeting consiste na exibição de anúncios personalizados para usuários que já visitaram o site da sua empresa ou interagiram com ela em outras plataformas. Dessa maneira, serve para relembrar o cliente sobre produtos e serviços nos quais ele já demonstrou interesse no passado.

Esse tipo de ação pode ser muito útil para recuperar clientes que abandonaram o carrinho de compras, ou desistiram de uma compra devido a problemas com a qualidade, ou a reputação da empresa.

Redes sociais

Apesar de terem se tornado uma ferramenta fundamental para o inbound marketing, as redes sociais também podem ser muito valiosas para empresas que investem em outbound. 

Você pode, por exemplo, enviar mensagens diretas para as pessoas que seguem sua empresa nas redes sociais, oferecendo produtos ou serviços nos quais elas já demonstraram interesse antes, ou disponibilizando um desconto ou condição imperdível para retomar os negócios com a empresa.

É imprescindível ter os produtos e serviços oferecidos nas redes sociais

Assim como nas demais iniciativas, utilizar as redes sociais para o outbound também requer cautela para não parecer invasivo. É importante adotar um tom amigável e oferecer algo que realmente seja interessante para cada pessoa que você abordar.

Mala direta

Essa técnica de marketing consiste no envio de materiais promocionais para clientes da empresa, e também pode ser aplicada como tentativa de retomar o contato e recuperar aqueles que já não fazem mais negócio com você há algum tempo. 

Os recursos mais usados são catálogos, folhetos e cartas, que devem ser personalizados com o nome e outras informações relevantes do cliente. Isso ajuda a aumentar as chances de que o cliente abra e leia a correspondência.

Veja como oferecer material promocional ao seu público alvo

O material da mala direta pode incluir ofertas especiais ou cupons de desconto, para incentivar os clientes a fazerem novas compras com a empresa.

Uma das principais vantagens dessa técnica é o fato de ser uma forma mais acessível de marketing, especialmente para consumidores que não usam ou estão presentes nas redes sociais.

Eventos

Marcar presença em eventos, feiras e convenções de energia sustentável também é uma estratégia eficiente de outbound marketing. 

Nessas ocasiões, é possível retomar o contato com os clientes, apresentar os novos lançamentos da empresa e perguntar sua opinião sobre a experiência de compra anterior.

Os eventos são uma oportunidade e tanto para resgatar o relacionamento com clientes inativos e reconquistar sua confiança.

Além disso, estar presente nessas ocasiões permite que as empresas ampliem sua rede de contatos e criem novas conexões com clientes em potencial.

Esteja presente nos eventos pertinentes ao setor de energia solar

Independente do tipo de interação, é importante que a equipe esteja preparada e capacitada para abordar as pessoas presentes no evento de forma natural e persuasiva, sem parecer agressiva.

Em suma, o outbound marketing pode ser aplicado de diversas formas para recuperar clientes. Para otimizar seus resultados, é importante escolher a técnica que melhor se adapta ao perfil da sua empresa e do seu público-alvo.

Com a estratégia certa e uma boa equipe de vendas, o outbound marketing pode ser determinante para retomar o contato com clientes inativos. 

Ficou com alguma dúvida de como utilizar as técnicas de outbound para recuperar clientes de energia solar? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo, e assim que possível te ajudaremos a resolvê-la!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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