O mercado de energia solar está em constante evolução, e é um dos mais promissores em todo o mundo. A capacidade instalada mundialmente não pára de crescer, o que movimenta o mercado e faz com que os fabricantes de equipamentos como painéis e inversores solares disputem entre si os melhores lugares no ranking de produção. 

O inversor  solar é um componente do sistema fotovoltaico, responsável por converter a corrente contínua na eletricidade a ser utilizada. Sua vida útil é de geralmente até doze anos, e por isso pode ser necessário trocar o inversor solar ao menos uma vez na vida útil do painel solar (que é de pelo menos 25 anos).

Para se preparar para esse momento, é importante estar por dentro do assunto e saber quais são os principais fabricantes de inversores solares em todo o mundo. Confira a seguir!

1 – LG Electronics

Fundada em 1958 em Seul, na Coréia do Sul, a LG é uma importante fabricante de aparelhos eletrônicos. Ingressou no mercado de energia solar em 2009, quando lançou seu primeiro painel solar após realizar rigorosas pesquisas sobre o setor e as tecnologias envolvidas. 

LG Electronics
LG Electronics

Depois de se apresentar como fabricante de energia solar, a LG iniciou a construção de sua fazenda solar, também localizada na Coréia do Sul, com potência instalada de 14 megawatts. A partir desse marco, se estabilizou enquanto produtor em massa de painéis solares para sistemas de energia fotovoltaicos e se tornou um dos principais fabricantes de inversor solar do mundo!  

Os inversores produzidos pela LG são um dos mais usados ao redor do mundo, o que se deve principalmente ao cuidado e atenção à qualidade do produto e ao seu período de garantia de 25 anos. Além dos inversores solares, a LG também fabrica painéis solares, ar condicionado e aparelhos eletrônicos em geral.  

2 – Huawei

A Huawei tem sede localizada na cidade de Shenzhen, na China, e produz inversores solares especialmente para uso residencial. A empresa produz dois tipos de inversor, sendo eles o SUN2000-L1 monofásico e o SUN2000-M1 trifásico.

Huawei
Huawei

Ambos são responsáveis por dominar o mercado de equipamentos de energia fotovoltaica voltados ao uso residencial, fazendo da Huawei uma verdadeira referência quando o assunto são inversores solares. 

Além de estar posicionada como um dos principais fabricantes de inversores solares do mundo, a marca também produz componentes para esse tipo de equipamento (como os interruptores solares DC), painéis solares, roteadores e aparelhos eletrônicos, como telefones celulares e tablets. 

3 – Fronius

Localizada em Wels, na Áustria, a fabricante Fronius também é considerada uma das maiores no que diz respeito à produção de inversores solares. Seu primeiro equipamento do tipo foi lançado em 1994, possibilitando um rico trajeto de pesquisas e conhecimento em energia fotovoltaica até se tornar referência no assunto.

Fronius
Fronius

O inversor solar da Fronius se difere dos demais por contar com um sistema de refrigeração baseado em ventilador, enquanto que a maioria dos inversores solares geralmente utiliza a tecnologia de dissipador de calor. Essa técnica, no entanto, faz com que o equipamento faça bastante barulho ao iniciar e durante os desligamentos, tornando-o inadequado para instalações residenciais.

A parte positiva é que o inversor solar da Fronius é maior em tamanho quando comparado a outros inversores solares, o que pode torná-lo mais eficiente. O item possui um período de garantia de 5 anos e uma garantia estendida para os componentes do inversor solar. 

A Fronius fabrica quase tudo relacionado à energia solar, incluindo painéis solares e outros componentes do sistema fotovoltaico. 

4 – Delta Soluções Solares

Com o nome original de Delta Solar Solutions, a empresa foi fundada em 1971 na cidade de Taipei, em Taiwan, desde o início com o objetivo de investir na produção de inversores solares e demais equipamentos de energia fotovoltaica. Sendo assim, é uma das pioneiras no setor mundial. 

Há uma enorme gama de inversores solares fabricados pela Delta, que podem ser usados tanto para fins residenciais quanto para edifícios comerciais, incluindo inversores monofásicos sem transformador e inversores trifásicos sem transformador. São fáceis de instalar e altamente eficientes. Além de ser uma das maiores fabricantes de inversores solares, a Delta também produz painéis solares e software de monitoramento.

5 – Fimer

A empresa Fimer conquistou um feito incrível: iniciou sua produção em tecnologias para energia solar em 2007, e de lá para cá já se tornou uma das maiores fabricantes de inversores solares do mundo! Sua sede está localizada na cidade italiana de Vimercate.

Fimer
Fimer

Seus inversores possuem diferentes períodos de garantia: o modelo residencial monofásico, por exemplo, tem garantia de 10 anos, enquanto os residenciais trifásicos têm garantia de 5 anos. Todos os inversores residenciais fabricados pela Fimer são altamente eficientes, alcançando até 98% de rendimento

Além dos inversores, a Fimer também está envolvida na fabricação de painéis solares e otimizadores de energia. 

6 – Tecnologia Solar SMA

Vamos falar agora de uma fabricante de origem alemã, cuja sede está localizada na cidade de Niestetal. Os inversores solares desta marca são considerados os melhores do mundo, devido à alta qualidade e à oferta de até 20 anos de garantia. Nada mal, não é mesmo?! 

Tecnologia Solar SMA
Tecnologia Solar SMA

A SMA é considerada atualmente o maior nome em relação à produção de inversores string, sendo o modelo Sunny Box o mais vendido da empresa, em função da sua eficiência e confiabilidade para projetos solares pequenos e híbridos. Outro produto de referência é o Sunny Tripower, que faz parte da série de inversores trifásicos e é considerado um dos melhores inversores solares comerciais do mundo. 

Mais um grande destaque da marca fica por conta do Sunny Portal, que é um sistema de monitorização com soluções em tempo real para os sistemas fotovoltaicos, que pode ser acessado até mesmo por aplicativo no celular. Além disso, tudo, a SMA também fabrica inversores de bateria. 

7 – GoodWe

A GoodWe é mais uma empresa chinesa que faz parte da lista dos maiores fabricantes de inversores solares do mundo. Foi fundada em 2010 e oferece uma ampla gama de inversores comerciais e residenciais de alta qualidade a preços atrativos

GoodWe
GoodWe

Em parceria com a Global Electronics, a GoodWe produziu inversores solares on grid e off grid com o melhor desempenho no mercado. Além disso, também possuem uma grande diversidade de sistemas de bateria para inversores solares, entre outros componentes para sistemas fotovoltaicos. 

Um dos principais carros-chefe da marca é a série DNS, com inversor solar que funciona de maneira descomplicada, apresentando uma boa faixa de tensão e prático display LCD. Todos os equipamentos do tipo vêm com monitoramento via WiFi, que permite acompanhar o desempenho dos painéis fotovoltaicos e os sistemas de armazenamento de energia.  

Com um setor tão competitivo e altamente tecnológico, já era de se esperar que as mais diversas inovações pudessem ser encontradas entre os muitos fabricantes de destaque em todo o mundo. Assim, o mercado de energia solar consegue agradar diferentes tipos de consumidores, sempre antecipando suas necessidades e preocupações.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares