O setor de energia solar vem ganhando cada vez mais reconhecimento nos dias de hoje. Contudo, recrutar vendedores e treinar times de sucesso na venda de sistemas solares fotovoltaicos é fundamental, uma vez que esse é também um mercado altamente competitivo.

Os profissionais que trabalham com vendas nessa área devem possuir conhecimentos técnicos sobre o funcionamento dos sistemas e serem capazes de explicar de forma clara e objetiva as vantagens e benefícios dessa tecnologia para os clientes em potencial.

Além disso, é essencial que esses profissionais possuam habilidades de vendas e negociação para fecharem bons negócios e atenderem às necessidades dos clientes.

Em resumo, profissionais capacitados e habilitados são fundamentais para o sucesso da venda de empresas focadas em soluções para energia solar e para a disseminação dessa fonte de energia limpa e renovável que está sendo cada vez mais procurada.

A capacitação dos vendedores é indispensável
A capacitação dos vendedores é indispensável

Confira a seguir como recrutar vendedores para esse setor e algumas dicas para garantir um treinamento de sucesso.

Como recrutar vendedores de energia solar? 

Na hora de recrutar vendedores de energia solar, é importante ficar atento a algumas características e habilidades específicas que podem ser de grande utilidade.  

Em primeiro lugar, é essencial que o vendedor tenha conhecimentos técnicos sobre como a energia solar é gerada e como funcionam os sistemas fotovoltaicos.

Um bom vendedor é aquele que conhece a fundo a solução que está promovendo, o que inclui suas vantagens, pontos fracos, a legislação a respeito e os incentivos relacionados.

Também é importante que o vendedor tenha interesse em estar sempre bem informado a respeito das tendências e desafios do mercado de energia solar, bem como sobre seus principais concorrentes e as estratégias que utilizam.

Além desses conhecimentos específicos, algumas habilidades são indispensáveis, como em relação às vendas. Capacidades de comunicação, persuasão, negociação e relacionamento com o cliente são características que diferenciam um profissional mediano de um bom vendedor.

Veja como recrutar os melhores vendedores pro seu time
Veja como recrutar os melhores vendedores pro seu time

Devido à diversidade de clientes que o vendedor pode precisar atender, também é interessante que ele seja flexível e capaz de se adaptar a diferentes situações e perfis de consumidor. 

O funcionário responsável pelas vendas também deve ser proativo. É importante estar sempre em busca de novas oportunidades de negócios, e manter-se bem informado sobre as novidades da área.

E, é claro, ter ética profissional é indispensável, para que as negociações sejam sempre realizadas com honestidade e transparência, contribuindo com a reputação da empresa. 

Há diversos caminhos para encontrar vendedores de energia solar, como por meio de plataformas de recrutamento online (o LinkedIn, por exemplo) e até mesmo pelas redes sociais da empresa.  

Você também pode optar por fazer anúncios na imprensa local ou regional para atrair profissionais interessados em trabalhar nessa área, ou participar de eventos de energia solar para aproveitar as oportunidades de networking.

Outra opção interessante é investir em recrutamento interno, investindo no treinamento e capacitação de funcionários que já trabalham com você. 

Capacitação e recrutamento interno, são válidos
Capacitação e recrutamento interno, são válidos

Agora você já sabe exatamente o que procurar em um bom vendedor de energia solar, mas muitas vezes também pode ser necessário investir em treinamento para mantê-los atualizados e em conformidade com as exigências do mercado. Confira a seguir algumas dicas relacionadas a isso.

Como treinar funcionários para vender energia solar?

Independente se o funcionário é recém-contratado ou se ele já faz parte da sua equipe há algum tempo, pode ser pertinente pensar em relação ao seu treinamento, para que ele compartilhe dos valores e método de trabalho da empresa. 

Como mencionado acima, o conhecimento técnico é indispensável para um vendedor de energia solar. Sendo assim, é importante fornecer treinamentos com ensinamentos sobre o funcionamento de sistemas fotovoltaicos, o que eles podem oferecer aos consumidores, o que a legislação diz a respeito, e assim por diante.

O treinamento de vendas e comunicação também é fundamental, garantindo que as habilidades desses profissionais estejam em dia e eles tenham condições de criar bons relacionamentos com os clientes.

É preciso capacitá-los para prospectar, de modo que saibam como encontrar e abordar potenciais clientes e fazer bons negócios. Outro grande diferencial é fazer treinamentos voltados à etapa de pós-venda, para que os vendedores saibam como manter e aumentar a satisfação do cliente.

Veja como fazer a capacitação dos seus funcionários
Veja como fazer a capacitação dos seus funcionários

Com o intuito de ajudar os profissionais a se prepararem melhor para as negociações com potenciais clientes, é interessante oferecer ferramentas de apoio, como manuais, guias e materiais de apresentação.

Para que possam desenvolver suas habilidades e conhecimentos de forma eficaz, uma sugestão válida é oferecer acompanhamento e orientação por parte de profissionais experientes na área, e treinamentos práticos – como simulações de vendas e visitas técnicas. 

Em geral, é importante garantir treinamentos e oportunidades de atualização contínua sempre que necessário, para que os vendedores possam se manter atualizados sobre as soluções oferecidas, o mercado de energia solar e as novidades e tendências da área.

Quais os melhores cursos de energia solar?

Há muitos cursos de energia solar excelentes oferecidos no mercado atualmente. Algumas das principais opções são do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), instituição reconhecida nacionalmente pelos seus cursos profissionalizantes para diversos setores de atuação, incluindo também o segmento de energia solar fotovoltaica.

Veja as melhores opções em cursos de energia solar
Veja as melhores opções em cursos de energia solar

Se sua empresa está interessada em investir em treinamento técnico, o curso intitulado “Tecnologia e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos” é uma boa opção.

Por meio dele, os alunos adquirem conhecimentos sobre parametrização e monitoramento de sistemas de energia solar e instalação de equipamentos.

Para quem busca uma formação mais ampla, há o curso “Técnico em Energias Renováveis”, que oferece capacitação para desenvolver e implementar projetos de energia renovável em geral, e para gerenciar a eficiência energética e seu consumo com base nas legislações sobre o assunto.

Outra instituição de referência na capacitação para atuar no setor de energia solar é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), oferecendo cursos considerados pioneiros na área.

São organizados em três níveis: “Introdução à Energia Solar Fotovoltaica”; “Projeto e Dimensionamento de Usinas Solares e Sistemas de Geração”; e “Instalação e Integração de Sistemas Fotovoltaicos”. 

As capacitações devem abranger todas as áreas de atuação
As capacitações devem abranger todas as áreas de atuação

Ficou interessado por alguma das opções aqui apresentadas? Acesse o site oficial das instituições para saber mais sobre os cursos ofertados. E, claro, continue acompanhando nosso blog para ficar sempre por dentro das melhores sugestões para empresas de energia solar e seus integradores. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares