Inúmeros são os consumidores que se deparam com uma grande dúvida na hora de escolher entre a energia solar off grid ou on grid. Os termos confundem os compradores, que acabam se perdendo dentro desses conceitos.

Mais do que isso, se perguntam sobre o preço de cada um dos modelos, e qual deles vale mais a pena para sua situação específica. A boa notícia, entretanto, é que este é um conceito bastante simples de compreender, deixando assim sua decisão mais fácil.

Para entender mais afundo o tema, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá conferir o que é um kit off grid, assim como seu funcionamento e as principais vantagens de optar por essa possibilidade.

O que é energia solar off grid?

A maneira mais simples de explicar a energia solar off grid é dizer que essa é uma modalidade independente, a qual não se conecta à rede elétrica. Este é seu grande diferencial frente ao modelo on grid, que está sempre conectado à rede. Obviamente, as duas alternativas apresentam suas vantagens e desvantagens, sendo preciso uma boa análise para definir a melhor.

paineis solares para eletricidade

Também conhecida como sistema isolado ou sistema autônomo, essa é uma tecnologia que surgiu há muito tempo. Entre as décadas de 1950 e 1970, por exemplo, era muito utilizada no Brasil para levar eletricidade a locais mais afastados. Para grandes centros urbanos, porém, deixou de ser útil, já que seu custo é bastante superior ao do modelo on grid e também ao da energia hidrelétrica.

Como funciona a energia solar off grid?

Como explicado, o grande destaque da energia solar off grid está em sua independência da rede elétrica. Isso significa, portanto, que o sistema deve poder abastecer toda uma residência sem qualquer auxílio externo. Mesmo assim, sua tecnologia é bastante semelhante à do modelo on grid.

como funciona energia solar off grid

Dessa forma, as células fotovoltaicas das placas solares captam a radiação do sol e a transformam em eletricidade. O diferencial é que essa energia é armazenada em baterias, podendo assim ser utilizada em dias nublados ou chuvosos. Com isso, ela pode ser aplicada nos eletrodomésticos, no aquecimento da água e em demais pontos que a necessitem para funcionar.

Como é formado o kit de energia solar off grid?

A fim de transformar a luz solar em energia elétrica, o sistema off grid conta com alguns equipamentos. Em geral, são 4 os dispositivos, que juntos realizam seu papel e garantem eletricidade ao imóvel.

  • Placas fotovoltaicas: Os painéis instalados sobre a residência são os responsáveis por captar a luz solar e convertê-la em eletricidade;
  • Banco de baterias: este é o local em que a energia gerada é armazenada, visto que ao contrário do on grid, a energia solar off grid não se conecta à rede elétrica;
  • Controlador de carga: Dispositivo eletrônico capaz de gerenciar tanto a carga das baterias quanto o consumo dos aparelhos da casa;
  • Invertor solar: A eletricidade gerada pelas placas não é compatível com os eletrodomésticos, sendo função do invertor transformar a corrente elétrica contínua dos painéis em corrente alternada.

Quais as vantagens da energia solar off grid?

Muito provavelmente, se você chegou até aqui, é porque deseja entender o que tem a ganhar com a instalação de um sistema como esse. Assim, é válido dizer que há alguns benefícios bastante interessantes da energia solar off grid. Dentre eles, pode-se citar como principais os que seguem.

sustentabilidade de fontes renováveis

Sustentabilidade

Que a energia solar é uma possibilidade muito mais limpa que as demais não há muita novidade. Mas é interessante ressaltar que esta é uma fonte renovável e que não agride o meio ambiente. Por isso, é extremamente recomendável para quem busca por soluções mais sustentáveis.

Além disso, ela também representa uma menor dependência dos combustíveis fósseis. A combustão destes é maléfica ao planeta e tem demonstrado grande volatilidade nos preços, afetando diretamente seu bolso.

Economia

Outra vantagem já conhecida pelo grande público diz respeito à economia na conta de luz que o usuário terá. Para explicar isso é bastante simples, visto que tanto a energia solar off grid quanto a on grid garantem o abastecimento de uma residência

. A diferença, porém, é que no primeiro nem a taxa básica você precisará pagar, já que não estará conectado à rede elétrica de uma concessionária. Ao longo dos anos, o investimento é pago e a economia cresce, representando um montante cada vez maior.

Dependência

Uma vantagem pouco citada no que se refere ao sistema off grid é a independência que o usuário verá. Aqui, o foco está na autonomia que você terá sobre sua própria energia, não sendo preciso prestar contas ou depender de ninguém.

Por ser desconectado da rede, é dispensado qualquer contato com a concessionária regional, bem como qualquer outro fornecedor. Basicamente, é mais tranquilidade e menos dor de cabeça para o consumidor.

Quais as desvantagens da energia solar off grid?

Mencionados os principais pontos positivos de adotar a energia solar off grid, é preciso citar os negativos. Aqui, alguns fatores podem fazer você mudar de ideia sobre todo o conceito, o que é normal. Por isso, preste atenção em cada um dos tópicos e analise se continua sendo benéfico para você.

custo da energia solar off grid

Armazenamento

Mais acima, foi mencionado que o sistema off grid possui uma bateria responsável pelo armazenamento da eletricidade. De fato, este é um item importante para seu funcionamento, mas, como é de se esperar, ela possui uma capacidade limitada.

Dessa forma, em casos de muita utilização ou dias seguidos sem incidência solar, você pode ficar dependente do que está armazenado. E, neste cenário, será preciso economizar, já que não há a rede elétrica para suprir seu consumo.

Créditos

Talvez uma das maiores desvantagens da energia solar off grid esteja no fato de ela não gerar créditos. Ao contrário do sistema on grid, em que as sobras são devolvidas à rede e cria-se uma bonificação, aqui isso não existe.

Por conta disso, é inviável também transferir a energia para outros imóveis, mesmo que estejam cadastrados no mesmo CPF ou CNPJ. Mas, se este não for um fator vital para você, a tecnologia continua a ser interessante.

Custo

Para finalizar, é preciso destacar uma notícia ruim para quem deseja apostar suas fichas na energia solar off grid. Se comparada ao modelo conectado à rede, seu custo é bastante superior, tornando sua utilização ilógica.

Além disso, em grandes centros urbanos essa é uma opção que não faz sentido, visto que sua instalação e manutenção serão mais caras do que a conexão à rede elétrica pública. Por isso, é uma alternativa mais interessante para locais mais afastados.

Energia Solar em Propriedades Rurais com a Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar na sua propriedade rual e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares