Tanto o tom de voz quanto a linguagem corporal são elementos que podem fazer uma grande diferença na forma como um cliente recebe a mensagem que está sendo transmitida. Por conta disso, é importante que os vendedores que irão realizar abordagem de vendas em energia solar estejam cientes de como utilizá-los adequadamente.

Ao adaptar sua comunicação ao perfil do cliente, o vendedor pode aumentar as chances de que sua negociação seja bem sucedida.

Além disso, a linguagem corporal do cliente pode fornecer pistas importantes sobre como ele está se sentindo em relação à venda, o que permite que o vendedor ajuste sua estratégia para mantê-lo interessado na conversa.

Confira no artigo a seguir mais detalhes sobre esse assunto e como utilizar o tom de voz e a linguagem corporal a seu favor para alcançar o sucesso desejado.

A importância do tom de voz e da linguagem corporal para vendas

Para uma pessoa leiga, esses aspectos talvez passem batido, mas a verdade é que sua adequação é essencial para garantir uma abordagem de vendas eficaz.

Mesmo que de maneira inconsciente, o tom de voz e a linguagem corporal utilizados pelo vendedor podem interferir totalmente nos resultados de sua atuação profissional.

Não basta ter lábia e saber tudo sobre energia solar. Para ser um bom vendedor nesse segmento, também é preciso prestar atenção ao seu próprio comportamento e saber como adaptá-lo de acordo com cada situação e cliente, para assim maximizar suas chances de sucesso.

Veja a importância de conhecer esses conceitos para uma abordagem de vendas em energia solar com mais chances positivas

Em geral, o tom de voz de quem trabalha com vendas deve ser calmo, claro e confiante, mas também deve ser adaptado ao tipo de cliente que está sendo abordado.

Um tom mais descontraído e amigável, por exemplo, pode ser bem recebido por clientes mais jovens e desinibidos, enquanto um tom mais formal talvez seja mais apropriado para lidar com clientes mais conservadores e tradicionais.

A linguagem corporal, por sua vez, pode transmitir uma mensagem poderosa, mesmo antes de qualquer palavra ser dita. É importante que o vendedor tenha uma postura aberta e confiante e se apresente de forma a transmitir segurança e credibilidade.

Da mesma forma que a linguagem corporal do vendedor pode comprometer ou reforçar a mensagem passada por ele, o conhecimento a respeito desse aspecto também pode servir para ter uma leitura mais ampla a respeito do cliente.

O posicionamento correto permite um maior engajamento do cliente em sua apresentação

A linguagem não verbal pode até mesmo fornecer pistas sobre como o cliente está se sentindo em relação à venda. Se o cliente parecer desconfortável ou desinteressado, pode ser necessário ajustar a abordagem ou mudar a estratégia para manter o cliente engajado e interessado no produto ou serviço oferecido.

Agora que você já sabe a importância que o tom de voz e a linguagem corporal podem ter em uma abordagem de vendas em energia solar, que tal aprender como usá-los a seu favor? É o que você vai conferir no próximo tópico! 

Dicas para adaptar seu tom de voz e linguagem corporal

Sabendo da importância que esses aspectos podem ter durante a interação com o cliente e como podem influenciar no fechamento de um negócio, se faz essencial entender o que deve e o que não deve ser feito em relação a isso. Confira! 

Tom de voz

Como já vimos acima, o tom de voz é um aspecto fundamental na abordagem de vendas. O vendedor precisa ser capaz de adaptar seu tom de voz ao perfil do cliente, de forma a criar uma conexão e estabelecer uma comunicação eficaz.

O ideal é que o tom de voz seja sempre calmo e confiante, transmitindo ao cliente segurança e credibilidade.

O vendedor deve evitar um tom de voz agressivo ou arrogante, que pode assustar o cliente e afastá-lo do processo de venda. Por outro lado, um tom de voz muito suave e apagado pode gerar insegurança e falta de confiança, e assim prejudicar a negociação.

É preciso ter em mente que diferentes perfis de clientes requerem diferentes abordagens de tom de voz. Além disso, esse aspecto também deve ser adaptado de acordo com o momento da venda.

Veja a importância de controlar o tom de voz

No início da abordagem, é importante que o tom de voz do vendedor seja mais suave e tranquilo, para não assustar ou intimidar o cliente. À medida que a conversa avança, o vendedor pode aumentar o tom de voz para transmitir entusiasmo e convicção sobre o produto ou serviço que está oferecendo.

Esse aspecto também deve ser explorado para enfatizar pontos importantes da venda. Use variações de tom para destacar os benefícios da solução em questão, por exemplo, enfatizando como ela pode ajudar a resolver um problema específico do cliente.

Isso pode ajudar a tornar a mensagem mais clara e persuasiva, aumentando as chances de fechar a venda.

Contato visual na abordagem de vendas em energia solar

Quando bem utilizado, o contato visual pode servir para estabelecer uma conexão genuína com o cliente, demonstrar confiança e credibilidade, e transmitir uma mensagem de interesse e atenção.

No entanto, é preciso que esse contato seja feito de forma equilibrada para não afastar ou intimidar o cliente.

Ao fazer contato visual com o cliente, é importante olhar diretamente nos olhos dele. Isso demonstra que o vendedor está interessado na conversa e disposto a ouvir as necessidades e expectativas do cliente a respeito da energia solar e das soluções oferecidas pela empresa.

Como deve ser o contato visual ao transmitir as informações desejadas

Por outro lado, evitar olhar nos olhos gera a impressão de hesitação, desinteresse,  insegurança ou falta de confiança, o que pode prejudicar a relação com o cliente e afastá-lo do processo de venda. 

O famoso “olho no olho” precisa ser mantido de forma natural e tranquila, sem exagerar na intensidade ou duração.

Uma dica muito útil para não errar a mão no contato visual é alterná-lo com outros elementos da conversa, como o uso de gestos e a postura corporal, e manter contato visual por alguns segundos de cada vez. 

Aperto de mão

Iniciar sua interação com um aperto de mão ajuda a estabelecer uma conexão inicial com o cliente, demonstrar respeito e profissionalismo, além de passar confiança e credibilidade.

O aperto de mão é uma das linguagem corporais mais utilizadas em um contato com o cliente

Para garantir essa primeira impressão positiva, o vendedor deve evitar apertos de mão muito fortes ou prolongados, que podem gerar a sensação de agressividade ou intimidação. Da mesma forma, apertos de mão muito fracos ou curtos podem transmitir uma mensagem de falta de interesse ou confiança.

Mantenha o contato visual enquanto o aperto de mão durar, e finalize a reunião da mesma forma. 

Postura

Assim como os demais elementos da linguagem corporal, a postura também pode transmitir mensagens tanto verbais quanto não verbais sobre sua atitude, confiança e credibilidade. Uma postura adequada ajuda a demonstrar confiança e respeito, favorecendo a comunicação com o cliente.

Mantenha uma postura ereta e confiante durante a interação, com os ombros relaxados e os pés firmes no chão para transmitir a ideia de estabilidade e segurança.

Cruzar os braços ou as pernas pode parecer que você está na defensiva ou desinteressado. Em vez disso, mantenha os braços e as pernas desimpedidos e relaxados. 

Durante a abordagem de vendas, incline-se sutilmente para a frente para sinalizar, de maneira não verbal, o seu envolvimento na conversa. Os gestos também fazem parte da postura, mas não devem ser exagerados.

Quando não estiver gesticulando, mantenha as mãos cuidadosamente dobradas em seu colo, ou ao seu lado.

Expressões faciais na abordagem de vendas em energia solar

Outro elemento não verbal muito importante são as expressões faciais, que podem comunicar de maneira autêntica as emoções e atitudes do vendedor em relação ao cliente.

Veja como devem ser suas expressões durante a abordagem de vendas em energia solar

Manter um rosto impassível pode fazer com que o vendedor pareça impessoal e robótico. Sendo assim, as expressões (ou a falta delas) também podem impactar os resultados de uma negociação.

Quando exploradas de maneira adequada, elas ajudam a mostrar que você está prestando atenção, interessado e sintonizado na conversa.

O sorriso é uma das principais expressões para passar uma mensagem positiva de boas-vindas e cordialidade durante uma abordagem de vendas.

Um sorriso amigável pode ajudar a criar uma conexão mais positiva com o cliente, assim como as sobrancelhas levantadas, que podem servir para transmitir interesse e seriedade e demonstrar que você está prestando atenção no que o cliente está dizendo.

Espelhamento

A técnica de espelhamento é uma estratégia comum utilizada por profissionais de vendas para criar uma identificação com os clientes. Ela consiste em imitar sutilmente a linguagem corporal, o tom de voz e as palavras usadas pelo cliente durante a conversa de vendas.

Dicas de utilização de espelhamento durante o atendimento

Ao espelhar a postura física do cliente, como sua posição sentada ou a inclinação da cabeça, o vendedor pode incentivar sensações de conforto e confiança, pois o cliente se identifica com o que está vendo. 

O espelhamento também se estende à linguagem verbal. Repita as palavras-chave ou frases usadas pelo cliente em suas próprias falas, e utilize um tom de voz semelhante. Essa adaptação mostra ao cliente que você está ouvindo atentamente e compreendendo suas necessidades.

No entanto, é importante que o espelhamento seja sutil e natural, sem parecer uma imitação exagerada ou forçada. Caso contrário, o cliente pode sentir que o vendedor está sendo falso ou tentando manipular a interação.

Ficou satisfeito com o que viu por aqui? Se restou alguma dúvida sobre como utilizar esses elementos da comunicação em sua abordagem de vendas, deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

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