A General Motors está entrando no jogo de armazenamento de energia solar doméstica por meio de uma parceria com a SunPower. Ela permitirá que os veículos elétricos da GM forneçam energia reserva para a casa de um cliente quando estiverem conectados. 

A SunPower foi nomeada fornecedora de instalação de carregadores de veículos elétricos preferida da GM, tornando-se seu fornecedor solar exclusivo.

O sistema de energia residencial e os serviços de instalação devem estar disponíveis juntamente com o lançamento no varejo do Chevrolet Silverado EV 2024, previsto para o outono de 2023 nos Estados Unidos. 

Com recursos de carregamento bidirecional, espera-se que o Silverado EV emparelhado com um sistema de energia solar doméstico forneça eletricidade de reserva média para casos de interrupção de eletricidade.

Como funcionará o carregamento bidirecional

Uma vez disponível, os clientes do Chevrolet Silverado EV poderão aproveitar seu carregamento bidirecional. Então, com seu veículo conectado ao sistema de energia solar residencial poderá habilitar a energia do veículo para casa. 

“Estamos orgulhosos de trabalhar ao lado da GM, uma referência na inovação americana, para conectar perfeitamente a energia doméstica e os veículos elétricos. Este é um próximo passo vital para tornar um estilo de vida totalmente elétrico fácil e ainda mais benéfico.”

Peter Faricy, CEO da SunPower.

Para clientes interessados, a SunPower e a GM avaliarão o sistema elétrico da casa quanto à compatibilidade com o carregamento bidirecional. Os clientes também podem optar por adquirir um sistema solar SunPower para sua casa.

“Através desta colaboração, estamos tornando mais fácil para os motoristas de veículos elétricos alimentarem seus veículos com energia limpa e fornecendo novas maneiras de oferecer resiliência energética e tranquilidade.”

Peter Faricy, CEO da SunPower.

Veículos elétricos, residências e energia solar

Um cliente de veículo elétrico com sistema de energia solar pode carregar seu veículo com eletricidade gerada a partir de seu sistema de telhado. 

Carregamento bidirecional pode ser o futuro dos veículos elétricos, residências e energia solar.
Carregamento bidirecional pode ser o futuro dos veículos elétricos, residências e energia solar.

Espera-se, então, que os clientes possam armazenar eletricidade gerada pelo sistema residencial na bateria de seu veículo e exportá-la diretamente para sua casa durante as horas em que a eletricidade é mais cara.

“A colaboração com a SunPower é um exemplo brilhante de como a GM está trabalhando com líderes do setor para acelerar nosso futuro totalmente elétrico e liberar maior potencial de valor para os clientes da GM Energy.” 

Travis Hester, vice-presidente de operações de crescimento de veículos elétricos da GM.

Isso oferece uma oportunidade para eles economizarem ainda mais dinheiro em contas de eletricidade. Claro que com devidas variações dependendo do tamanho da casa, uso de energia e tarifas de serviços públicos.

“Aproveitando a experiência combinada de nossas duas empresas, estamos trabalhando de forma colaborativa para desenvolver excelentes produtos, serviços e soluções e fornecer aos clientes as ferramentas para ajudar a acessar e gerenciar seus aplicativos de energia doméstica.”

Travis Hester

Quer ficar atualizado?

Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!

Posts Similares