Que a energia solar é repleta de vantagens isso já não é segredo para ninguém. Mas os benefícios vão muito além da economia considerável nas contas de luz e pelo fato de ser uma alternativa ecológica. Além disso, a energia solar é também um fator que pode ajudar a valorizar o seu imóvel.

O Brasil tem apresentado uma alta considerável na instalação de sistemas de micro e minigeração de energia solar, e a valorização do imóvel pode ser apontada como um dos principais fatores a impulsionar esse cenário. 

Continue a leitura para conferir mais detalhes sobre o assunto. 

Valorize seu imóvel com a instalação de um sistema fotovoltaico

Atualmente, um sistema de energia solar é capaz de aumentar o preço de um imóvel muito mais do que uma grande reforma.

Um sistema fotovoltaico pode valorizar o imóvel
Um sistema fotovoltaico pode valorizar o imóvel

Tá aí uma vantagem incontestável! Reformas são comumente demoradas, desgastantes e podem apresentar mudanças no orçamento conforme seu andamento.

A implementação de um sistema solar é o oposto disso tudo: o equipamento é fácil e simples de ser instalado, e seu orçamento raramente passa por modificações, pois uma análise estrutural minuciosa é feita antes de iniciar a instalação. 

Investir em energia renovável é uma das formas mais rápidas de modernizar um imóvel. O sistema fotovoltaico funciona com equipamentos de alta tecnologia, revolucionando a forma como a energia elétrica é consumida.

Além disso, deixa qualquer edificação com um visual mais moderno. É o investimento ideal, principalmente para donos de imóveis antigos, que querem atrair jovens compradores. 

O mercado imobiliário já observa um crescimento considerável na procura por empreendimentos eco-friendly, ou ecologicamente corretos. Uma pesquisa realizada pela consultoria Zillow do setor imobiliário, nos Estados Unidos, estima que um sistema fotovoltaico aumenta o valor do imóvel entre 4,1% e 6% (em alguns casos, essa valorização pode chegar até 10%).  

A preocupação com a natureza e as condições climáticas é algo crescente, que conscientiza cada vez mais pessoas. A tendência é que diversos mercados e setores se adéquem a esse contexto, e com o mercado imobiliário não seria diferente.

Soluções como o reaproveitamento de água e geração de energia sustentável estão hoje mais acessíveis, e contribuem para a valorização do imóvel.

Com a instalação de um sistema fotovoltaico em seu imóvel, é como se você agregasse um “selo verde” à sua propriedade, que é uma forma de certificar a responsabilidade ambiental de causar o menor impacto possível com suas atividades.

Isso faz com que as pessoas enxerguem esse imóvel de uma forma diferenciada, mais atrativa, o que definitivamente é um fator que vai trabalhar a seu favor. O que mais chama atenção dos compradores é a economia da energia solar que reduz em até 95% a conta de luz.

Queda de energia
Queda de energia

Edificações com esse tipo de tecnologia são também uma grande oportunidade tanto para quem constrói quanto para quem negocia dentro do setor imobiliário. Muitas pessoas e empresas têm apostado na tecnologia fotovoltaica, no sentido de ganhar competitividade no setor e aliviar os orçamentos das famílias. 

Falando em números, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 72,60% do total de sistemas solares fotovoltaicos instalados no Brasil.

Em seguida, estão as empresas dos setores de comércio e serviços, com 17,99%, depois os consumidores rurais com 6,25%, indústrias com 2,68%, poder público com 0,43% e outros tipos, como serviços públicos com 0,04% e iluminação pública com 0,01%

Esse é mais um fator que comprova o quanto a energia solar vale a pena, já que é um investimento que irá proporcionar lucratividade, tanto através da economia nas contas de luz, quanto posteriormente, na hora de vender o imóvel.

Vale pontuar que, quanto maior é a capacidade de geração de energia do seu sistema fotovoltaico, maior será a valorização da sua casa.

Agora é um bom momento para investir na instalação de painéis solares no Brasil. Esse é um investimento a médio prazo, mas que faz a diferença na hora de pagar a conta de luz, e pode ser determinante na hora de fazer a negociação para venda do imóvel. 

Como sabemos, a valorização do imóvel está longe de ser a única vantagem oferecida através do investimento em geração de energia solar. Muitos outros benefícios estão envolvidos, os quais você pode conferir com detalhes no próximo tópico deste artigo. 

Outras vantagens de usar energia solar fotovoltaica

Essa alternativa para geração de energia tem se tornado uma potência no setor elétrico principalmente pelos aspectos financeiros e ambientais. 

O sistema fotovoltaico tem diversas vantagens
O sistema fotovoltaico tem diversas vantagens

A maior parte das residências brasileiras é abastecida por concessionárias que distribuem a energia produzida pelas hidrelétricas e termelétricas. Por causa desse sistema, há reajustes constantes nas tarifas para os consumidores. 

Imagine não precisar mais se preocupar com o valor da conta de luz? É essa tranquilidade e autonomia que o sistema de energia solar fotovoltaico oferece.

Ao gerar sua própria energia, ou a maior parte dela, você fica protegido dos altos e baixos da conta de luz, e consequentemente das bandeiras tarifárias criadas pelo governo. Optar pelo sistema de energia solar é também optar por ter maior liberdade e controle financeiro.

A praticidade e baixo custo das manutenções são outro ponto positivo importante, principalmente levando em conta a vida útil do equipamento, que é de 25 a 30 anos.

Para garantir essa longevidade, é preciso fazer manutenções preventivas, que podem ser realizadas a cada 6 meses ou anualmente. O valor para realizar a manutenção gira em torno de 0,5% do investimento inicial.

Além da parte financeira, o investimento em energia solar também é ótimo para o meio ambiente. Boa parte das fontes de energia tradicionais e mais usadas são consideradas poluentes, pois emitem gases que provocam o efeito estufa e o aquecimento global. A energia solar, por sua vez, vem de uma fonte inesgotável, e não causa nenhum impacto ambiental. 

Além disso, toda a matéria-prima que compõe os equipamentos do sistema fotovoltaico pode ser reciclada após descartada, o que contribui ainda mais para a conservação do meio ambiente. 

Com tantos pontos positivos, fica difícil não ser a favor da energia solar, não é mesmo?! Essa tecnologia tem tudo para conquistar cada vez mais adeptos, ajudando na preservação do planeta ao mesmo tempo em que contribui com a independência energética de muitas famílias.

Veja um story resumido do texto!

Posts Similares