O agronegócio é uma das principais atividades econômicas brasileiras. Está em constante desenvolvimento e evolução, e para isso precisa ser capaz de se adequar às novas tecnologias.

A energia solar é uma das inovações que veio para revolucionar a produção do agronegócio, já que pode ser explorada em diversas utilidades e promove maior lucratividade. Como o agronegócio envolve atividades intensas e numerosas, acaba tendo alto gasto com eletricidade, e é nesse sentido que a energia solar se torna uma poderosa aliada do setor, que vê nela a possibilidade de ter uma vantagem competitiva.  

Confira no artigo a seguir como o uso da energia solar pelo agronegócio resulta em economia e maior lucratividade. Boa leitura! 

Reduz os custos de produção

Uma das mais populares vantagens em relação à energia solar é a economia que oferece nos gastos com eletricidade. Buscar alternativas para diminuir os gastos e preservar o orçamento está entre as prioridades dos produtores rurais, o que explica a rápida expansão dessa tecnologia no campo.

Energia solar é sinônimo de lucratividade para o agronegócio
Energia solar é sinônimo de lucratividade para o agronegócio

Mas os benefícios que a energia solar oferece vão além da economia, envolvendo a diminuição nos custos de produção e de manutenção. São muitas as atividades agrícolas que podem se beneficiar com a energia solar, o que representa uma economia ainda maior, minimizando os custos de produção e potencializando o lucro obtido pelo agronegócio. 

Essa contenção de gastos possibilita ao produtor rural pensar em formas de remanejar seus recursos em busca de um maior desenvolvimento da sua produção. Por conta disso, a energia solar representa uma vantagem competitiva nos negócios, e uma forma do consumidor se proteger contra os preços abusivos da energia elétrica. Confira mais no próximo tópico. 

Oferece proteção contra os tributos

Muitos lares e empreendimentos brasileiros enfrentam uma fase de preocupação com relação aos altos valores das faturas de energia. Isso se deve principalmente à alta carga tributária e às bandeiras de energia, que geram certa imprevisibilidade no valor do fim do mês. Assim, o consumidor acaba ficando suscetível aos aumentos sucessivos. 

Um dos principais motivos para esse encarecimento é a sobrecarga das hidrelétricas devido ao baixo nível dos seus reservatórios de água. Esse cenário faz com que seja necessário acionar as termelétricas, que geram energia com custo mais elevado e emitindo substâncias nocivas ao meio ambiente. 

Além disso, o pagamento da energia elétrica advinda das distribuidoras envolve uma série de impostos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Programa de Interação Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Enquanto isso, o investimento em energia solar possibilita uma redução de até 95% nos valores da conta de luz. Com um sistema fotovoltaico, os gastos com energia sofrem uma redução drástica e ficam também mais previsíveis, fazendo com que essa seja uma preocupação a menos para o produtor rural. 

Pode ser implementada aos sistemas de irrigação

Envolvendo altos custos de manutenção e a necessidade de energia elétrica, os projetos de irrigação convencionais são um dos principais responsáveis pelo consumo de eletricidade de uma propriedade rural.

Pode ser implementada aos sistemas de irrigação
Pode ser implementada aos sistemas de irrigação

Por conta disso, é cada vez maior o número de produtores investindo em sistemas de irrigação por energia solar para garantir o funcionamento adequado, sem depender da energia elétrica advinda das distribuidoras. 

A energia solar fotovoltaica aplicada na automação de sistemas de irrigação é uma possibilidade viável em propriedades rurais de diferentes portes e culturas. Assim, evitam problemas como a irrigação excessiva do solo, a deficiência no bombeamento e os altos custos envolvendo mão de obra e manutenção. 

Essa atividade é uma das principais responsáveis por tornar o agronegócio um setor de grande interesse para a energia solar. Com essa perspectiva, diversas empresas estão direcionando seus esforços para desenvolver inovações que contemplem os produtores rurais e suas demandas para irrigação de plantações e pastagens. 

Isso resulta em maiores possibilidades de produção e no aumento da qualidade dos produtos, que com a exploração da energia solar podem carregar o selo verde de desenvolvimento sustentável.

Assim, a tecnologia representa a redução do impacto ambiental do agronegócio, já que pode ser aplicada em outras atividades além da irrigação, como também na iluminação, abastecimento de cercas elétricas, refrigeração e ventilação e até mesmo na adesão a novos métodos de produção. Saiba mais a seguir. 

Viabiliza novos métodos e técnicas no agronegócio

Sendo uma tecnologia extremamente versátil, a energia solar possibilita a vinculação de diversos métodos ao agronegócio. A redução nos custos de produção que a energia solar promove viabiliza o redirecionamento e melhor aproveitamento de recursos de acordo com os objetivos do produtor. 

Uma das muitas metodologias que podem se beneficiar com a adesão à energia solar é a Agricultura de Precisão (AP), que vem ganhando muito espaço no agronegócio brasileiro nas últimas décadas. Trata-se de uma tecnologia que visa aumentar a produção com maior eficiência e sustentabilidade dos recursos econômicos e ambientais.

Viabiliza novos métodos e técnicas no agronegócio
Viabiliza novos métodos e técnicas no agronegócio

O método usa tecnologias avançadas e, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), colabora no processo e análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas.

O uso da energia solar no campo possibilita a otimização da agricultura de precisão, melhorando os resultados dessa prática tão eficaz e benéfica ao agronegócio.

Além disso, também pode contribuir com o monitoramento dos animais e da propriedade como um todo, e favorece a automatização e modernização da produção. Confira mais informações sobre isso no próximo item. 

Favorece a automatização e modernização do agronegócio

Para estar sempre à frente da concorrência, os produtores rurais precisam pensar em formas de manter seu empreendimento segundo às demandas do mercado, o que inclui também a exploração de fontes sustentáveis de energia. 

Uma propriedade que faz uso da energia solar tem melhores oportunidades para investir em máquinas modernas, facilitando a automatização e monitoramento da produção como um todo, sem envolver maiores gastos na conta de luz. Isso tudo possibilita, é claro, resultados mais positivos para o produtor.

Favorece a automatização e modernização do agronegócio
Favorece a automatização e modernização do agronegócio

Com a energia solar, é possível garantir o acesso à energia e internet de qualidade, sem déficits no abastecimento que podem gerar interrupções na produção e prejuízos ao negócio. A exploração de energia solar fotovoltaica também pode ser direcionada para o aprimoramento da infraestrutura da propriedade, como para demarcação de territórios a partir de cercas elétricas e iluminação automatizada e de qualidade, evitando desperdícios. 

Todas essas possibilidades e aplicações da energia solar se traduzem em maior lucratividade para o produtor rural, que pode utilizá-la de diversas formas para desenvolver o seu negócio. 

Esse artigo foi útil para você? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários para darmos prosseguimento a esse debate tão importante. 

Confira aqui o story do post!

Posts Similares