A possibilidade de transformar a luz do sol em energia elétrica é atualmente considerada como um dos principais e mais promissores caminhos em relação à geração de energia limpa e sustentável.

O bolso do consumidor e o meio ambiente saem ganhando com esse investimento, já que possibilita a economia e a redução da emissão dos gases poluentes. 

Uma das principais aplicações da energia solar no campo envolve os sistemas de irrigação, oferecendo vantagens como diminuição dos custos de produção e desenvolvimento sustentável. Confira a seguir com mais detalhes como funciona a energia solar para sistemas de irrigação e os principais benefícios que ela oferece. 

Como funciona o sistemas de irrigação?

Os projetos de irrigação convencionais geralmente envolvem altos custos de manutenção em função do bombeamento de água, que faz uso da energia elétrica para viabilizar seu funcionamento. 

Como funciona o sistemas de irrigação?
Como funciona o sistemas de irrigação?

Como alternativa para reduzir os custos de produção, os produtores estão optando por adotar sistemas de irrigação por energia solar, assim aproveitam a alta incidência dos raios solares e baixo custo da manutenção para que seus sistemas de irrigação funcionem adequadamente. 

A energia solar fotovoltaica para automação de sistemas de irrigação pode ser implementada em qualquer propriedade rural, mas é especialmente atrativa em locais onde a energia elétrica convencional não chega. 

Dessa forma, viabilizam o controle de uso da energia e da água, a aplicação de produtos químicos e reduzem a necessidade de mão de obra, evitando problemas como irrigação excessiva do solo. 

Diversas empresas já estão trabalhando para desenvolver inovações nessa área, enxergando no agronegócio um setor de grande interesse para a energia solar.

Nas feiras agrícolas realizadas por todo o Brasil já é possível conferir algumas soluções interessantes, como: pivôs funcionando 24 horas ininterruptas a partir da energia solar; novas tecnologias para controle e gestão do processo; sistemas integrados intercalando o uso de energia solar e biomassa ou outras fontes de energia renovável, etc. 

O sistema solar fotovoltaico pode ser facilmente implementado no campo com o propósito de suprir a demanda de energia e possibilitar o acesso a sistemas modernos de irrigação como os citados acima, e muitos outros que ainda estão em fase de testes.

Isso amplia as possibilidades dos produtores, que agora podem intensificar a qualidade de sua produção e direcionar a economia obtida com o uso da energia solar para outras atividades agrícolas.  

Isso amplia as possibilidades dos produtores
Isso amplia as possibilidades dos produtores

Essa é uma tecnologia que vem a ser muito útil para a agricultura e pecuária, e tem alcançado um papel importante para a redução do impacto ambiental pelo mundo. São muitas outras vantagens, como a praticidade na instalação e manutenção, economia nas contas de luz, autonomia energética e geração de energia sustentável.

Além disso, pode ser aplicada em outras atividades além da irrigação no contexto do agronegócio, como também na iluminação, abastecimento de cercas elétricas, refrigeração e ventilação, etc.  

Quais os métodos para irrigação a partir da energia solar? 

A irrigação movida à energia solar pode ser realizada a partir de três métodos principais. O produtor rural pode escolher entre eles de acordo com as necessidades de irrigação do local em questão. 

Em um deles, a bomba de água serve apenas para promover a irrigação, que funcionará exclusivamente durante o dia. Outro método envolve o abastecimento tanto da irrigação quanto de um reservatório de água, que possibilita a irrigação noturna, caso necessária, ou em tempos de estiagem.

O terceiro método abastece diretamente o reservatório, que por sua vez fica encarregado do abastecimento da irrigação. 

Quais os métodos para irrigação a partir da energia solar? 
Quais os métodos para irrigação a partir da energia solar? 

Além do sistema de irrigação, também é preciso pensar a respeito do tipo de sistema fotovoltaico que será escolhido para geração de energia solar. Há dois principais métodos para utilização no campo, que se diferenciam principalmente pelo o que é feito com a energia excedente. 

O sistema conectado à rede, também chamado de on-grid, funciona a partir de geradores que trabalham em conjunto com a rede elétrica da distribuidora de energia. Sendo assim, só é possível implementar esse sistema em locais onde há o abastecimento de energia elétrica convencional.

Nesse método são gerados créditos energéticos a partir da energia excedente produzida, automaticamente usados para abater a energia consumida da rede, gerando ainda mais economia na conta de luz. 

Já para as propriedades rurais localizadas em regiões mais afastadas dos centros urbanos e sem acesso à rede elétrica, é preciso investir em outro tipo, chamado de sistema isolado, ou off-grid.

Ele pode contar com um banco de baterias para o armazenamento da energia excedente, assim essa reserva pode ser usada em dias nublados ou durante à noite para alimentar o sistema de irrigação.

Ou pode, ainda, ser um sistema híbrido, utilizando placas solares em conjunto com outro sistema de geração de energia (como um aerogerador, sistema de biomassa ou até mesmo o gerador a diesel já muito utilizado no campo). 

Quais as vantagens do uso de energia solar para irrigar?

Quando o assunto é energia solar, a principal vantagem é a economia na conta de luz. Se aplicada a sistemas de irrigação, isso é convertido em redução dos custos de produção.

Quais as vantagens do uso de energia solar para a irrigação?
Quais as vantagens do uso de energia solar para a irrigação?

O uso de energia solar é comprovadamente uma alternativa mais econômica se comparado à energia convencional da rede pública ou mesmo em relação aos geradores a diesel, que demandam gastos contínuos com combustível. Ao investir nessa tecnologia o produtor pode ficar despreocupado com relação aos constantes aumentos na conta de luz.

Sua vida útil de 25 anos faz dos sistemas fotovoltaicos um investimento duradouro, que gera energia sem praticamente nenhum custo após a obtenção e instalação dos equipamentos. 

Vale lembrar que o sistema solar fotovoltaico pode ser utilizado para alimentar toda e qualquer atividade do campo que faz uso de energia elétrica, potencializando ainda mais a economia na produção agrícola. 

Diferentemente dos geradores a diesel, as placas solares não emitem gases poluentes nem qualquer outro tipo de dejetos ao meio ambiente. Sua energia é 100% limpa, produzida a partir de uma fonte renovável. 

Isso significa que aderir a um sistema de irrigação movido a energia solar é uma forma de resolver dois problemas de uma só vez: ao mesmo tempo que reduz os gastos com energia elétrica, também contribui para o desenvolvimento sustentável da sua propriedade. 

Quanto custa um projeto de energia solar para irrigar?

Assim como em qualquer outro sistema de energia solar fotovoltaica, no caso da aplicação para irrigação e demais atividades agrícolas também se faz necessário realizar o dimensionamento exclusivo para cada caso. Só assim é possível garantir que o sistema será capaz de atender a demanda elétrica necessária. 

Quanto custa um projeto de energia solar para irrigação?
Quanto custa um projeto de energia solar para irrigação?

Para saber qual seria o custo de um sistema solar para irrigação da sua propriedade, é necessário solicitar orçamentos junto às empresas especializadas em soluções de energia solar. Uma equipe capacitada ficará responsável de avaliar as condições locais e sua necessidade para oferecer a melhor alternativa.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares