Ainda que sua empresa invista na retenção de talentos, a rotatividade na equipe de vendas é algo relativamente normal. Sendo assim, é preciso implementar estratégias para minimizar o impacto da renovação da equipe. Um bom exemplo de técnica que ajuda em relação a isso é o ramp up de vendas, um processo que serve para acelerar a entrega de resultados de novos vendedores, ainda mais em um setor tão competitivo quanto o de energia solar.

O ramp up também possibilita que seu negócio mantenha o fluxo de receitas, mesmo durante a troca de funcionários. 

Essa estratégia deve ser aprimorada com o tempo para que o processo seja cada vez mais rápido e o novo vendedor passe a contribuir com os resultados financeiros da empresa desde o primeiro mês.  

Dessa forma, sua empresa mantém a estabilidade financeira e consegue ter uma maior previsibilidade em relação à receita. Confira a seguir mais detalhes sobre o ramp up de vendas no contexto da energia solar e como colocá-lo em prática na sua empresa. 

O que é o ramp up de vendas?

O termo “ramp up” pode ser traduzido do inglês como aceleração ou alavancagem. Sendo assim, ramp up de vendas se refere à escalada de resultados de vendas desde o ingresso de um novo vendedor na empresa até o momento em que ele começa, de fato, a trazer resultados positivos financeiramente para a organização.

Mantenha a constância de seus resultados
Mantenha a constância de seus resultados.

De modo geral, considera-se que essa etapa foi concluída quando o novo vendedor se torna capaz de atingir a sua meta individual (ou seja, equipada à média dos demais vendedores) por três meses consecutivos. 

Essa técnica faz parte da gestão de recursos humanos, e deve ser explorada para treinar os novos vendedores. O objetivo é que todos os novos membros da equipe atinjam os resultados esperados o mais rápido possível.

Em empresas de energia solar, o ramp up de vendas é um processo que ganha ainda mais importância, uma vez que a venda de sistemas solares envolve uma abordagem consultiva. 

Isso significa que, para conseguir vender nesse setor, é preciso ter entendimento acerca das necessidades e demandas do cliente, além de apresentar os benefícios e diferenciais do produto com clareza, objetividade e de maneira estratégica.

Durante o processo de ramp up, devem ser implementados alguns pontos essenciais, como: capacitação, treinamento, assimilação sobre produto e mercado, aprendizado sobre boas práticas e construção da carteira de clientes.

Considerando todo o investimento que a empresa faz no novo colaborador durante esse período, quanto mais curto for o ramp up, melhores serão os resultados para o fluxo de caixa do seu negócio.

O tempo do ramp up ou ramp up time é uma das métricas mais importantes de uma operação comercial, já que é um forte indício da capacidade da empresa de repor seu time de vendas.

Como utilizar o Rump up para agilizar o processo de capacitação do seu time
Como utilizar o Rump up para agilizar o processo de capacitação do seu time.

É preciso cuidar dessa métrica para reduzir os impactos decorrentes das renovações que são necessárias e inevitáveis na equipe. Ao aprimorar o ramp up time, sua empresa acelera a entrega de resultados e ainda mantém o fluxo de receitas durante a troca de colaboradores.

O ideal é que ele seja curto, no entanto, pode durar de 4 a 9 meses, e depende de diversos elementos, como o mercado de atuação da empresa, o tipo de vendas que são feitas, o tipo de produto ou serviço oferecido, o estágio do negócio, a quantidade de leads da empresa e a duração dos ciclos de vendas. 

Além disso, o nível de experiência do novo vendedor e a quantidade de atividades realizadas por ele também interferem diretamente nessa métrica.

Considerando todos esses determinantes, é preciso planejar e entender as necessidades da equipe comercial para conseguir um bom ramp up time. Confira a seguir como colocar essa técnica em prática. 

Como colocar o ramp up em prática?

Agora que você já conhece bem o conceito de ramp up de vendas e sabe da sua importância para a sustentabilidade financeira da empresa, é hora de começar a planejá-lo.

Veja como colocar essa estratégia em prática
Veja como colocar essa estratégia em prática.

Como poucas organizações investem nessa técnica, essa pode ser uma oportunidade para garantir uma vantagem competitiva para sua empresa de energia solar.

Confira a seguir o que é imprescindível para colocar o ramp up de vendas em prática.

Selecione bem os novos funcionários

Os cuidados em relação ao ramp up de vendas começam desde a seleção de novos funcionários. Os vendedores são a linha de frente da empresa, responsáveis por prospectar e converter leads em clientes, gerando receita e crescimento.

Sendo assim, é preciso contratar pessoas que estejam alinhadas aos valores e à missão da sua empresa, para que possam representá-la da melhor forma.

Avaliar o potencial dos candidatos também é de suma importância, levando em consideração fatores como habilidades interpessoais, conhecimento técnico em energia solar, experiência em vendas, capacidade de negociação, visão estratégica, proatividade e persistência.

Além disso, esteja sempre preparado para enfrentar possíveis baixas no time de vendas, mantendo-se atento ao mercado e conversando com possíveis interessados em fazer parte da sua empresa, mesmo que não haja nenhuma vaga aberta no momento. 

Invista no onboarding

O processo de integração de novos funcionários na empresa é chamado de onboarding. É essencial para o sucesso de novas contratações, garantindo que os membros recém-chegados recebam a capacitação e treinamento necessários para exercer suas funções conforme a empresa espera. 

O treinamento reflete positivamente no rump up
O treinamento reflete positivamente no rump up.

Uma pesquisa feita pelo site de vagas Glassdoor mostrou que, quando bem executado, o onboarding é capaz de aumentar a produtividade de novos contratos em 70%. Sendo assim, pode-se afirmar que o ramp up de vendas é uma consequência direta da qualidade do processo de onboarding.

O primeiro passo para garantir um bom onboarding é fornecer aos novos vendedores um treinamento abrangente sobre energia solar e seus benefícios, juntamente com as especificidades técnicas dos sistemas de energia solar.

Além disso, é importante que os novos vendedores recebam orientação e treinamento sobre o processo de vendas, incluindo habilidades de comunicação, como identificar as necessidades dos clientes e apresentar soluções de energia solar que atendam a essas necessidades.

Os novos vendedores também devem ser familiarizados com os processos internos da empresa, como as etapas para fazer orçamentos, aprovação de projetos, instalação e manutenção dos sistemas de energia solar.

Alinhe expectativas

Com a chegada de novos vendedores, é muito importante deixar claro o que a empresa espera, incluindo o período determinado para que o trabalho deles tenha um retorno financeiro, e quais os processos que serão implementados para que isso seja possível.

Esse alinhamento de expectativas pode ser realizado durante o onboarding mesmo, em conversas, reuniões e por meio de ações desenvolvidas pela equipe de comunicação interna. 

Além disso, os vendedores precisam entender as expectativas dos clientes em relação ao produto, a fim de apresentar soluções que atendam às suas necessidades e demandas.

As expectativas dos clientes de energia solar geralmente são: economia e sustentabilidade.
As expectativas dos clientes de energia solar geralmente são: economia e sustentabilidade.

Outro aspecto importante é estabelecer metas claras para todos os novos membros. Isso ajuda a manter o foco nos objetivos da empresa e a acompanhar o progresso das vendas de forma mais eficiente.

Ofereça feedback com alguma frequência aos novos vendedores, para que eles possam melhorar seu desempenho e se adaptar ao que a empresa.

Avalie o ramp up time

Assim como os demais processos de uma empresa, o ramp up de vendas também precisa ser constantemente aperfeiçoado. Para isso, é importante observar os dados de forma estruturada, especialmente o ramp up time e outros indicadores de desempenho.

Além disso, é importante avaliar também:

  • O número de projetos vendidos pelo novo vendedor;
  • A quantidade de oportunidades trabalhadas por ele;
  • O tempo que ele leva para realizar uma venda;
  • O custo médio de aquisição de clientes;

Com esses dados estruturados, é possível definir intervenções capazes de aprimorar a estratégia e melhorar cada vez mais o ramp up de vendas.

Acompanhe os novos vendedores

Mesmo após o final do período estabelecido para o ramp up de vendas, é importante continuar acompanhando o desempenho dos novos membros e oferecer treinamento contínuo conforme novas atualizações forem incorporadas ao negócio.

Faça um acompanhamento minucioso dos novos vendedores e dê a eles o suporte necessário para o crescimento

Para tornar esse processo mais dinâmico, crie cursos curtos e focados em aspectos específicos, monte treinamentos atualizados sobre vendas e incentive todos os colaboradores a se manterem atualizados a respeito do mercado de energia solar e as movimentações realizadas pela concorrência. 

Além disso, o acompanhamento permite que os gerentes de vendas monitorem o progresso dos vendedores e ofereçam feedbacks construtivos para melhorar seu desempenho.

Com o planejamento e execução adequados, o ramp up de vendas pode contribuir significativamente para o crescimento e sucesso das empresas de energia solar. 

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de ramp up de vendas ou como colocá-lo em prática em sua empresa? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo, nosso time de especialistas está preparado para te ajudar! 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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