Nos últimos anos vimos que a energia solar pode ser aplicada de inúmeras maneiras. É econômica e ecologicamente correta, por isso não é surpresa que ela esteja crescendo a um ritmo acelerado em todo o mundo. De fato, a geração global desta eletricidade verde cresceu 22%, para pouco mais de 1 PWh em 2021, de acordo com a Agência Internacional de Energia. 

Recentemente, o esporte passou a oferecer uma grande oportunidade para a aplicação de tecnologias solares. Confira algumas das iniciativas que mostram a parceria desses 2 setores.

Os estádios lideram a eletricidade verde nos esportes

Os maiores estádios do mundo atingem capacidades gigantescas de mais de 100 mil pessoas. De sistemas de iluminação e aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) a telas enormes e sistemas de som, eles exigem muita eletricidade para funcionar por completo.

Na verdade, os estádios costumam ser ideais para instalações solares, pois são estruturas enormes com muito espaço para instalar painéis solares. Um bom exemplo de energia solar já sendo aplicada em um estádio é o Mercedes-Benz Stadium em Atlanta, nos Estados Unidos, que possui mais de 4 mil painéis instalados. 

Outro exemplo é a casa do Philadelphia Eagles (Lincoln Financial Field), que possui 11 mil painéis solares no local. Eles pertencem a uma empresa separada (NRG), mas estão disponíveis para uso no estádio.

Energia solar em outros campos desportivos

Faz sentido usar a energia solar para gerar calor e, portanto, conectar painéis solares com aquecedores de água para piscinas é uma boa ideia. As piscinas contêm grandes volumes de água que podem consumir uma quantidade considerável de eletricidade para se aquecer. 

Isso é ainda mais real para as piscinas olímpicas, que comportam 2,5 milhões de litros de água. É por isso que um método econômico de produção como a energia solar é uma ótima opção para alimentar aquecedores.

Energia solar mudará o futuro dos esportes
Energia solar mudará o futuro dos esportes

Embora não seja tecnicamente uma instalação onde se praticam esportes, as academias são outro exemplo de local para a energia verde. Normalmente, as academias têm grandes requisitos de eletricidade, que vão desde alimentar luzes, equipamentos de cardio e musculação até telas e sistemas de som.

Quando atendidas por formas tradicionais de produção de eletricidade, a manutenção de academias pode custar um alto valor. Por isso que os painéis solares estão se tornando uma forma cada vez mais popular para as academias atenderem às suas necessidades energéticas.

Por fim, os Jogos Olímpicos são uma importante referência para o avanço da energia solar nos esportes. 

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 usaram 100% de fontes renováveis ​​de eletricidade em suas operações. A energia solar desempenhou um papel importante nisso, com uma grande proporção da demanda necessária gerada por painéis solares na província de Fukushima.

Fonte: Balkan Green Energy

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares