Feira do setor solar são consideradas excelentes oportunidades profissionais, tanto para pessoas que desejam ingressar no mercado de energia solar, quanto para quem já é da área e busca aprofundar seus conhecimentos.

As maiores feiras conseguem reunir pessoas e empresas do mundo todo, contribuindo de maneira inestimável para o debate em prol das alternativas sustentáveis para produção de energia. São ocasiões únicas, onde é possível estabelecer diálogos profissionais valiosos e ter contato com o que há de mais inovador em tecnologia para geração de energia solar fotovoltaica.

Uma feira do setor solar geralmente compostas por exposições, palestras, debates e demais atividades que as tornam relevantes para promover o trabalho de produtores, fornecedores, distribuidores, prestadores de serviço e parceiros da indústria solar global.

Se você já pensou em participar desse tipo de evento mas ainda não está convencido(a) da diferença que isso pode ter na sua carreira profissional, confira o texto a seguir! 

Por que vale a pena participar de feiras do setor solar? 

A decisão de participar de uma feira do setor solar pode ser extremamente vantajosa para profissionais e empresas que atuam nessa área. Há diversos motivos que podem servir como argumento para que você queira participar de um evento como esse. Confira a seguir alguns deles!

Oportunidade para se manter atualizado 

As feiras promovidas pelo setor de energia solar oferecem as circunstâncias perfeitas para os profissionais da área se manterem atualizados sobre as mais recentes inovações tecnológicas e tendências de mercado. 

Porque é tão importante participar de feira do setor solar
Porque é tão importante participar de feira do setor solar

Nesses eventos, as empresas líderes do setor exibem suas mais recentes inovações tecnológicas. Estar presente em um encontro como esse vai te possibilitar conferir em primeira mão as novas tecnologias, produtos e serviços que podem aprimorar suas operações e oferecer soluções mais eficientes aos clientes.

Outro ponto interessante é que essas feiras muitas vezes atraem participantes de diferentes regiões geográficas e mercados. Isso possibilita que você tenha acesso a uma visão mais ampla do panorama global da energia solar, incluindo as tendências regionais e as oportunidades de expansão para novos mercados.

Ocasião perfeita para fazer networking

Se você vive em busca de oportunidades para construir relacionamentos profissionais valiosos, então ir a uma feira do setor solar é algo do qual você certamente pode tirar grande proveito. Vale pontuar que o networking é uma parte fundamental do crescimento de qualquer negócio.

Essas feiras geralmente atraem um público altamente especializado, incluindo profissionais, especialistas e empreendedores no setor de energia solar. Estando lá, você terá a oportunidade de interagir com pessoas que compartilham seus interesses e conhecimentos específicos.

E o melhor é que esse ambiente é propício para estabelecer conversas informais e colaborativas, por meio do compartilhamento de experiências, conhecimentos e melhores práticas com outros profissionais. Desse modo, pode conhecer outros profissionais do setor, trocar experiências, fazer parcerias estratégicas e até mesmo encontrar potenciais clientes. 

Ofertas variadas para capacitação e treinamento

Muitas feiras oferecem workshops, palestras e seminários ministrados por especialistas renomados. Esses eventos proporcionam uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos e habilidades, bem como para aprimorar a compreensão das questões regulatórias e de mercado que afetam a energia solar. 

Como você deve estar ciente, o aprendizado contínuo é essencial para se manter competitivo nesse setor. Por meio dessas oportunidades é possível adquirir habilidades e conhecimentos valiosos para sua atuação profissional e para o crescimento da sua empresa.

Essas feiras são excelentes oportunidades de evolução e absorção de conhecimento
Essas feiras são excelentes oportunidades de evolução e absorção de conhecimento

Além disso, essas feiras também costumam apresentar demonstrações práticas de produtos e tecnologias em exposição. Nessas ocasiões, é possível ver como alguns equipamentos funcionam na prática e de que maneira podem ser implementados em projetos de energia solar. 

Chance única para conferir mais visibilidade a sua empresa

Além de oferecer uma série de benefícios para os profissionais do setor, as feiras de energia solar também representam uma oportunidade única para empresas ampliarem sua visibilidade e reconhecimento no mercado. 

Esses eventos proporcionam uma plataforma ideal para destacar os produtos, serviços e a marca da empresa. Ao expor seus produtos ou serviços em um estande bem projetado, você tem a chance de atrair a atenção de potenciais clientes, parceiros de negócios e até mesmo investidores. 

Outra vantagem relacionada a isso é que a participação em feiras demonstra comprometimento com a indústria e pode gerar confiança entre os clientes.

Como esses eventos frequentemente atraem a atenção da mídia, sua empresa de energia solar pode tirar algum proveito da cobertura positiva realizada por esses meios de comunicação.

Possibilidade de avaliar a concorrência

Empresas e profissionais que se mantêm atentos ao que seus concorrentes estão fazendo conseguem ter uma vantagem competitiva considerável nesse setor. Afinal, essa é uma forma de descobrir lacunas no mercado e se manter sempre à frente do que o consumidor procura.

Esse trabalho de observação e análise pode te ajudar a ajustar sua estratégia de negócios e se manter competitivo, já que ajuda a identificar áreas em que sua empresa pode se destacar ou melhorar.

Em uma feira do setor solar, os concorrentes estão fisicamente presentes, muitas vezes em estandes próximos ou na mesma área de exposição, oferecendo a oportunidade de examinar de perto seus produtos, estratégias de marketing e apresentação visual. Você pode observar como eles estão posicionando suas marcas e interagindo com os visitantes.

Aproveite para gerar leads

As feiras também atraem uma grande quantidade de visitantes interessados no setor de energia solar. Ao coletar informações de contato desses visitantes, você pode gerar leads de qualidade que podem se transformar em vendas futuras.

Também se torna uma excelente oportunidade de gerar leads e novas oportunidades de negócios, se destacando da concorrência
Também se torna uma excelente oportunidade de gerar leads e novas oportunidades de negócios, se destacando da concorrência

Ao dialogar com essas pessoas, você tem uma oportunidade única de entender as necessidades e desafios de potenciais leads, permitindo uma abordagem mais personalizada no acompanhamento. Esses leads podem ser fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Acesso a recursos financeiros

Outro motivo para você ir às feiras do setor de energia solar é porque muitas delas também atraem investidores e instituições financeiras interessadas em projetos na área. Se você estiver buscando financiamento para expandir suas operações, uma feira pode ser o local ideal para fazer contatos e apresentar seu projeto a possíveis investidores.

A participação em feiras oferece inúmeras vantagens, tanto para profissionais quanto para empresas do setor. Essa é uma das estratégias que você pode explorar para impulsionar sua carreira ou negócio no campo da energia solar e permanecer relevante em um mercado em constante evolução. 

Nossa recomendação é de que, sempre que possível, você marque presença nos principais eventos do nosso setor para maximizar seu potencial de crescimento e sucesso. Confira a seguir as feiras que você não pode perder.

Quais as principais feiras de energia solar fotovoltaica? 

Para promover o mercado de energia solar, são realizados, a cada ano, diversos eventos com o intuito de apresentar as mais recentes inovações acerca da tecnologia fotovoltaica.

Essas ocasiões chegam a reunir milhares de fabricantes e empresas do setor, atraindo milhões de consumidores e profissionais em locais que abrigam o que há de mais inovador no setor solar mundial. 

O Brasil conta com importantes eventos consagrados, nacionais e internacionais, que trazem tendências sobre a energia solar e as principais inovações desse mercado. Confira a seguir quais são as principais feiras de energia solar que acontecem no Brasil.

Intersolar South America

A Intersolar é, atualmente, a maior feira de energia solar do mundo. Ela foi criada por um grupo alemão e conta com edições realizadas em quatro dos seis continentes. 

A primeira edição na América do Sul foi realizada em 2013, e de lá para cá a Intersolar South America cresceu consideravelmente, acompanhando o ritmo de desenvolvimento do setor solar brasileiro.

Confira a seguir a lista com as principais feiras do setor de energia solar
Confira a seguir a lista com as principais feiras do setor de energia solar

O evento geralmente é realizado no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. Para mais informações sobre essa feira, acesse o site oficial.

Brasil Solar Power

Outro grande evento de energia solar que merece todo reconhecimento é a Brasil Solar Power, que tem se consagrado como o principal congresso de energia solar no país.

Um dos seus organizadores é a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), principal órgão do setor no nosso país. O evento reúne os mais importantes fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de projetos, entre outros. 

Congresso Brasileiro de Energia Solar – CBENS

O CBENS é um evento destinado especialmente a pesquisadores, profissionais e estudantes com foco em energia solar. Acontece a cada dois anos e é organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS).

Seu propósito é contribuir com o desenvolvimento da energia solar no país através de trabalhos tecnológicos e científicos que são apresentados no congresso e promovem o intercâmbio de informações e experiências entre a comunidade científica e os profissionais atuantes nessa área.

O congresso conta também com minicursos, feira de energia solar tecnológica, palestras e mesas redondas. A próxima edição será realizada na cidade de Natal (RN), em maio de 2024.

Ecoenergy

Outra excelente opção para quem deseja ter contato com as mais recentes tecnologias, produtos e serviços da cadeia produtiva de energias renováveis é o Ecoenergy – Congresso Brasileiro de Geração de Energia Renovável.

Além das inovações a respeito da energia solar, é possível conferir também as novidades acerca da energia eólica e biomassa. O evento se propõe também a tratar de assuntos relacionados à Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia (GTDC).

Congresso Brasileiro de Geração Distribuída – CBGD

Promovido e realizado anualmente pelo Grupo FRG em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o CBGD reúne provedores de soluções, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos do setor. 

Tudo o que você precisa saber sobre as principais feiras do sertor solar e como participar de cada uma delas
Tudo o que você precisa saber sobre as principais feiras do sertor solar e como participar de cada uma delas

Esse foi o primeiro evento oficial no Brasil com apoio das associações do setor, e conta ainda hoje com o suporte de entidades e associações ligadas ao setor de GD no Brasil e no exterior, como WBA – Associação Mundial de Bioenergia.

Agora que você já conhece quais são os principais eventos do setor solar, confira a seguir como tirar o melhor proveito das oportunidades que eles oferecem!

Como aproveitar ao máximo as feiras do setor solar?

Marcar presença nas feiras e nos demais eventos do setor de energia sustentável é uma oportunidade valiosa para profissionais que desejam expandir seus horizontes, estabelecer contatos e buscar atualizações sobre as inovações tendências desse mercado.

Antes de ir à feira do setor solar, faça um planejamento e defina seus objetivos: você está procurando novos parceiros de negócios, clientes em potencial, informações técnicas ou oportunidades de aprendizado? Seja específico em suas metas.

Para tirar o melhor proveito da ocasião, é interessante fazer uma pesquisa prévia para conhecer os expositores e palestrantes que estarão presentes no evento. De acordo com seus interesses e os objetivos traçados, identifique quais empresas ou sessões são mais relevantes para você.

Se você pretende aproveitar a chance para fazer networking, leve cartões de visita atualizados e ensaie formas de apresentar seu trabalho de maneira concisa e impactante. Esses momentos oferecem oportunidades únicas para estabelecer contatos profissionais estratégicos.

Priorizar os objetivos que foram traçados em seu planejamento é importante, mas também vale a pena estar disposto a explorar novas tecnologias e soluções. Nosso setor está sempre evoluindo, e as feiras são o lugar ideal para descobrir inovações que podem tornar o seu trabalho ainda mais eficiente.

Essa também pode ser a ocasião perfeita para observar a concorrência. Analise suas estratégias de marketing, produtos e serviços, e procure identificar áreas onde você pode se destacar.

Passado o evento, lembre-se de manter contato com as pessoas que você conheceu por lá. Envie e-mails de acompanhamento agradecendo pela conversa e continue cultivando essas conexões ao longo do tempo – elas poderão ser muito úteis a longo prazo.

A solfácil esta entre as maiores empresas de energia solar do Brasil, e com certeza estaremos presentes em cada uma dessas oportunidades
A solfácil esta entre as maiores empresas de energia solar do Brasil, e com certeza estaremos presentes em cada uma dessas oportunidades

E, se você adquiriu informações valiosas na feira, compartilhe-as com sua equipe ou colegas. Isso pode beneficiar toda a sua organização. A chave para aproveitar ao máximo esses eventos está na abertura para tirar o melhor de cada ocasião.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares