A prática de follow-up para empresas consiste em acompanhar e manter contato com os clientes durante a negociação para instalação do sistema solar. É um processo fundamental para garantir a satisfação dos clientes e para solucionar eventuais dúvidas e problemas que possam surgir. 

Por meio dele, também é possível desenvolver e manter um relacionamento mais forte e duradouro com o cliente, o que pode gerar novas oportunidades de negócio.

Por essas razões, é importante estabelecer processos claros de follow-up para empresas, até mesmo para garantir que empresa e cliente estejam alinhados em relação ao serviço que será realizado.

Confira a seguir 10 dicas práticas para fazer o seu follow-up para empresas por e-mail de maneira eficaz. 

1 – Use um e-mail corporativo

Muitas organizações subestimam a importância de ter um e-mail corporativo, preferindo usar opções genéricas, como @gmail, @yahoo, entre outras.

Essas opções, apesar de serem gratuitas e parecerem mais práticas, são um detalhe que pode colocar em cheque o profissionalismo e credibilidade da sua empresa. 

Por outro lado, ao optar por usar um e-mail corporativo, você mostra aos seus clientes que representa uma empresa ou organização profissional e estabelecida.

Isso é importante para construir uma relação de confiança e credibilidade, conferindo formalidade e seriedade para suas interações.

E-mail corporativo é fundamental para fazer seu follow-up para empresas.

Além disso, o uso de um e-mail corporativo permite personalizar a aparência e o formato da mensagem para a marca ou empresa, o que pode ajudar a reforçar a imagem da marca.

Outro fator favorável ao uso do e-mail corporativo é que ele geralmente é mais seguro do que e-mails pessoais, pois são protegidos por medidas de segurança adicionais, como criptografia de dados e autenticação de usuários. Isso ajuda a proteger informações sensíveis dos clientes.

2 – Estude o cliente antes de fazer o follow-up

Pode parecer óbvio, mas antes mesmo de fazer o follow-up é fundamental se informar a respeito do cliente, em que pé anda a negociação com ele e como foram as interações anteriores. 

Dessa forma, você pode ter uma melhor compreensão do histórico do cliente e do status atual do caso. Isso vai ajudá-lo a preparar um follow-up mais eficaz e relevante, e ajuda a evitar que você entre em contato com informações desatualizadas, o que certamente causaria uma má impressão sobre o seu trabalho. 

Conhecer o cliente é fundamental para fazer o follow-up.

Estudar sobre cada caso é também uma forma de oferecer uma experiência personalizada e relevante para o cliente, garantindo sua satisfação e a construção de um relacionamento mais próximo.

Estando sempre bem informado sobre a situação, você também mostra que se importa com a experiência do cliente e que está disposto a investir tempo e esforço para ajudá-lo.

3 – Capriche no assunto do e-mail

O assunto do e-mail é a primeira coisa que o cliente verá ao receber seu contato, portanto é a chave para atrair sua atenção e garantir que ele abra e leia sua mensagem.

Após determinar o motivo do follow-up, escolha uma frase clara e específica para colocar no assunto do e-mail, para que o cliente possa entender rapidamente do que se trata a mensagem. 

Use uma frase curta e palavras-chave que descrevam claramente o conteúdo do e-mail. Como, por exemplo: “Seu orçamento está pronto” ou “Confirmando visita na segunda” e assim por diante. 

4 – Seja breve e objetivo

No follow-up para empresas, é importante evitar informações desnecessárias e manter a comunicação o mais concisa possível. Para ajudar na leitura do e-mail e destacar as informações mais importantes, use bullet points com os principais tópicos.

E-mails de follow-up para empresas devem ser claros e objetivos

Seus e-mails de follow-up devem ser curtos o suficiente para que seu cliente entenda clara e rapidamente do que está se tratando. E-mails com mais de 10 linhas correm o risco de não serem lidos. Se você precisa aprofundar sobre algum assunto, talvez seja melhor ligar para o cliente. 

5 – Faça uma introdução recordando o que foi dito

Apesar da objetividade ser fundamental nos e-mails de follow-up para empresas, o contexto também é. Faça uma introdução no início do e-mail, recordando o que foi dito antes.

Isso ajuda o cliente a se lembrar do histórico da conversa, o que é especialmente importante se a última comunicação foi feita já há algum tempo.

Ao resumir o que foi dito anteriormente, você garante que todos estejam na mesma página e evita mal-entendidos ou erros de comunicação.

Além disso, essa introdução também ajuda a estabelecer uma conexão com o cliente ao mostrar que você está prestando atenção e priorizando as necessidades dele. 

6 – Agregue valor ao seu follow-up

Uma ótima maneira de manter o interesse do cliente e aumentar as chances de que ele responda ou realize a ação desejada é agregando valor ao seu contato.

Procure imaginar o que você pode enviar aos seus clientes para fazer com que ele queira receber e abrir suas mensagens, e quem sabe até compartilhar com outras pessoas

Agregar valor ao seu produto ou serviço, é fundamental para diferencia-lo dos demais

Oferecer informações adicionais (como links úteis ou artigos relevantes) e compartilhar ideias e insights são algumas ideias que podem ajudar a agregar valor ao seu follow-up.

Fazendo isso, você tem a oportunidade de mostrar ao cliente que está disposto a resolver seus problemas e que sua empresa é uma fonte valiosa de informações e recursos.

Isso pode ajudar a fortalecer o relacionamento com o cliente e a aumentar a probabilidade de futuras interações positivas.

7 – Defina uma data de resposta

Outra dica importante para fazer com que seu follow-up por e-mail seja efetivo é combinar com o seu cliente um prazo para que ele te dê um retorno ou realize determinada ação. 

Estabelecer uma data serve como incentivo para que o cliente se comprometa com você, o que pode aumentar a probabilidade de que ele responda. Se o cliente sabe que há uma data limite em relação a algo, ele provavelmente ficará atento para não perder o prazo.

Dessa forma, há mais chances de que a negociação avance de forma mais eficiente. Com uma data específica pré-determinada, sua empresa estabelece uma comunicação clara e transparente para que ambas as partes tenham as expectativas alinhadas e possam trabalhar juntas para alcançar uma solução mutuamente satisfatória.

É importante estipular uma data para pedir o retorno ao seu cliente

E se o cliente não responder dentro do prazo? Nesse caso, você pode decidir como deseja prosseguir, até mesmo para não desperdiçar tempo e recursos em uma negociação que talvez não seja mais viável. 

8 – Seja persistente, mas não inconveniente

Muitas vezes, trabalhar com vendas exige um discernimento sobre até que ponto é interessante persistir para que sua abordagem não se torne algo que cause incômodo no cliente.

Para evitar que isso aconteça, é importante manter uma comunicação aberta e saber como encorajar uma resposta sem ser muito insistente.

Sempre se comunique com o cliente de maneira educada e respeitosa, agradecendo pelo seu tempo e atenção e tomando o cuidado de não pressioná-lo ou parecer agressivo. 

É importante não generalizar, porque nem sempre a falta de retorno do cliente significa desinteresse em prosseguir.

Lembre-se de que ele pode estar ocupado ou ter outras prioridades, então tente ser compreensivo e encorajador, e dê ao cliente algum tempo para responder antes de cobrar uma resposta. Espere de um ou a dois dias antes de entrar em contato novamente. 

Caso a pessoa não responda depois de algumas tentativas, envie uma mensagem indicando que esse é seu último contato. Se ainda assim não obtiver um retorno, talvez seja melhor seguir em frente e direcionar seus esforços para outros clientes.

Ainda em dúvida? Clique aqui e confira quando é hora de desistir de uma venda. 

9 – Se coloque à disposição para sanar todas as dúvidas 

Essa é uma dica geral, que não vale a pena para os momentos de follow-up. Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso é importante estar sempre disposto a atendê-los da melhor forma, principalmente quando as dúvidas surgirem. 

Use uma linguagem adequada ao se dirigir ao seu cliente

Nenhuma dúvida deve ficar pendente durante a negociação, e até mesmo no pós-venda. Evite usar jargões técnicos ou linguagem complicada que possa confundir o cliente. Em vez disso, use uma linguagem clara e simples que possa ser facilmente compreendida.

Seja amigável e acessível e mostre-se aberto a ouvir suas perguntas. Isso pode ajudar a estabelecer um clima de confiança e respeito mútuo. Responder os questionamentos de forma rápida e sincera ajuda a criar mais proximidade com o cliente e aumentar sua segurança em fechar negócio.

Com essas estratégias, você pode criar um ambiente acolhedor e seguro que encoraje o cliente a fazer perguntas e se sentir à vontade para se expressar.

10 – Inclua uma assinatura profissional

Ao final do e-mail, inclua uma assinatura profissional com seu nome, cargo, informações de contato e link para o site da empresa.

Essa é uma oportunidade para deixar o cliente mais à vontade caso precise entrar em contato de outra forma, e possibilita que ele busque mais informações a respeito de com quem ele está tratando. 

Criar uma assinatura profissional também é importante para transmitir uma imagem profissional e confiável para seus contatos de negócios. Uma assinatura de e-mail bem estruturada pode ajudar a reforçar sua marca pessoal, a estabelecer credibilidade e a criar uma primeira impressão positiva.

Por todas essas razões, vale a pena dedicar um tempinho para criar uma assinatura de e-mail atraente e que reflita sua marca pessoal e profissional.

Investir em assinatura profissional é fundamental para um bom follow-up para empresas

Gostou das sugestões? Colocando essas dicas em prática, você causa uma boa impressão em seus clientes, ajuda a fortalecer a credibilidade da empresa e ainda aumenta as chances de obter um retorno positivo e fechar negócios.

Se tiver ficado com alguma dúvida a respeito do follow-up realizado por e-mail, deixe sua pergunta nos comentários abaixo e responderemos o mais breve possível para te ajudar. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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