Quando o furacão Maria atingiu Porto Rico e destruiu a rede elétrica local há cinco anos, as luzes ficaram acesas em um prédio na cidade de Adjuntas. O motivo? A energia solar estava presente neste local.

O grupo ambiental Casa Pueblo equipou sua sede com painéis solares e baterias de armazenamento. Esse é um modelo de autossuficiência sustentável que inspirou a organização a lançar um projeto semelhante e administrado pela comunidade local.

Energia solar como alternativa para Porto Rico

Os painéis abastecem 14 lojas da cidade, incluindo uma farmácia e uma padaria. Eles alimentam uma rede autônoma que pode operar independentemente da rede movida a combustível fóssil da ilha. Assim, fornece uma reserva durante longas interrupções de energia após tempestades.

A rede também será conectada à rede nacional, com qualquer excedente de eletricidade ajudando a reduzir as contas da comunidade.

O projeto foi aclamado como um exemplo de resiliência liderada localmente diante de eventos climáticos mais extremos, incluindo furacões. Bem como, recebeu elogios pelo crescente movimento popular para colocar a geração de energia solar nas mãos dos cidadãos.

Energia solar é útil para comunidades remotas
Energia solar é útil para comunidades remotas

A iniciativa na cidade de Adjuntas é um ponto de partida para ampliar iniciativas semelhantes na ilha. Recentemente, os EUA disseram que destinaria 1 bilhão de dólares para melhorar a resiliência energética entre as comunidades pobres – inclusive por meio de projetos de microrredes solares.

O investimento também pode ajudar Porto Rico a atingir as metas de mudança climática que incluem passar para 40% de energia renovável até 2025 e 100% até 2050.

Ajuda em momentos de dificuldades

As fontes alternativas de eletricidade são cada vez mais a única opção para locais com eventos climáticos extremos. Ainda mais em regiões remotas e afastadas da infraestrutura elétrica das metrópoles.

Para muitas pessoas, essa questão significa a diferença entre vida ou morte nos momentos de pânico de furacões, tempestades, terremotos e vulcões. A energia solar armazenada pode manter o contato das pessoas pela internet, permitir que armazenem alimentos e que não passem dias no escuro.

A região perto de Adjuntas já passou a receber mais projetos de sistemas fotovoltaicos para as comunidades isoladas. Assim, elas podem entrar em contato com autoridades mesmo em situações adversas. Essa iniciativa começou a crescer depois que o Furacão Fiona atingiu Porto Rico em setembro de 2022.

Nesta época, quando a região ficou sem energia, foram 120 painéis solares que forneceram energia para 5 locais diferentes. Entre eles, estavam lojas de alimentos, farmácia e duas casas para busca de ajuda.

Além disso, os responsáveis estão tentando integrar mais formas de ampliar o acesso à energia solar nessas regiões. Uma das formas estudadas é a integração entre a rede elétrica de diferentes municípios e fazendas solares.

Fonte: Japan Times

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares