Se você pretende aprimorar as estratégias utilizadas pela sua empresa de energia solar nos setores de marketing e vendas, saber como mensurar os objetivos definidos é essencial. Para que isso seja possível, é imprescindível saber a diferença entre métrica e KPI (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho), e como utilizá-los para obter uma análise integral do seu negócio. 

Confundir esses termos é um erro comum, e que pode trazer um grande impacto negativo para sua empresa e as estratégias adotadas por ela.

Ambos são importantes, pois permitem medir e acompanhar o desempenho de campanhas e projetos, auxiliando na identificação de problemas, tomada de decisões e mensuração das metas atingidas.

Confira a seguir a importância de usar métricas e KPIs, qual a diferença entre esses conceitos e como usá-los para melhorar os resultados da sua empresa de energia solar. 

Por que é importante usar métricas e KPIs?

Utilizar métricas e KPIs é uma estratégia importante para sua empresa de energia solar, pois permite acompanhar o seu progresso, identificar pontos fortes e fracos e tomar medidas para melhorar.

Veja porque é importante saber a diferença entre esses dados, para saber como trabalhar com cada um deles
Veja porque é importante saber a diferença entre esses dados, para saber como trabalhar com cada um deles

Tratam-se de indicadores de gestão que trazem respostas ao planejamento estratégico da organização, fornecendo dados objetivos que podem ser usados para tomar decisões estratégicas.

Isso pode ajudar a identificar áreas que precisam de atenção, alocar recursos de maneira mais eficiente e avaliar se as metas traçadas estão sendo alcançadas. 

São úteis tanto para a comunicação interna quanto externa, incluindo o diálogo com investidores, acionistas e outras partes interessadas nos negócios da empresa. O uso de métricas e KPIs torna mais fácil a comparação do desempenho de diferentes áreas, funcionários e produtos da empresa.

Fazem parte, portanto, de uma estratégia indispensável para melhorar os resultados da sua empresa. Confira a seguir as principais diferenças entre métricas e KPIs.

Qual a diferença entre métrica e KPI?

A métrica é uma medida quantitativa utilizada para avaliar o desempenho de uma determinada ação ou processo.

Servem para mensurar, monitorar e gerir estratégias. São dados que servem como base para os KPIs, que, por sua vez, indicam o resultado de uma ação (de forma numérica ou percentual) e estão associados às metas de conversão da empresa. 

Detalhes de cada uma das categorias
Detalhes de cada uma das categorias

Tanto um quanto outro são avaliados em ações digitais, uma vez que estão diretamente conectados ao mundo virtual.

A diferença é que as métricas são a informação em seu estado bruto, enquanto que os KPIs são indicadores escolhidos para analisar o desempenho e os resultados da organização, dando continuidade para as informações obtidas a partir das métricas. 

Por exemplo, o número de visitas ao site da sua empresa pode ser uma métrica, mas o KPI para o sucesso do site pode ser o número de conversões (ou seja, as pessoas realizando uma compra, preenchendo um formulário, etc.).

Outro exemplo: valores de pagamento e recebimento são métricas, enquanto que o fluxo de caixa é o KPI gerado a partir delas. 

A avaliação de desempenho dos resultados deve ser feita por meio da interpretação das métricas e dos KPIs. Mas o KPI sempre irá trazer uma informação mais completa e valiosa para a estratégia da organização do que a métrica.

Ambos devem ser mensurados, monitorados e avaliados, uma vez que estão totalmente interligados. É preciso saber suas funções para entender como utilizar esses indicadores em seu negócio e obter sucesso através deles. Saiba mais a seguir.

Como obter melhores resultados com métricas e KPIs?

Como qualquer outra estratégia utilizada em uma organização, o uso de métricas e KPIs requer um planejamento. 

Como usar cada uma das opções e obter os melhores resultados
Como usar cada uma das opções e obter os melhores resultados

Antes de escolher quais indicadores usar, é importante ter clareza sobre os objetivos da sua empresa ou projeto.

Por exemplo, se o objetivo é aumentar as vendas, uma métrica relevante seria o número de vendas por mês. Se o objetivo é aumentar o engajamento do público, uma métrica relevante seria o número de visualizações de um vídeo ou o número de curtidas em uma postagem.

Com base nos objetivos estabelecidos, escolha as métricas e KPIs que melhor medem o desempenho da sua empresa ou projeto. É importante selecionar apenas aqueles que forem realmente relevantes e sobre os quais você poderá agir para obter melhorias.

Falaremos um pouco mais sobre as principais métricas e KPIs em outro momento deste artigo. 

Prosseguindo com o planejamento para obter melhores resultados utilizando desses recursos, o próximo passo depois de escolher quais indicadores serão usados é definir como os dados serão mensurados e coletados.

Isso inclui a configuração de ferramentas para esse fim, definição de processos de coleta de dados ou designação das pessoas responsáveis por coletar e registrá-los.

Esses indicadores precisam ser monitorados e analisados regularmente. Assim, o gestor da empresa e suas equipes conseguirão ter uma visão geral e integrada do desempenho como um todo, até mesmo para identificar falhas e problemas e corrigi-los rapidamente.

Ambas as opções são muito relevantes, porém cada uma representa um tipo de dado colhido da ação de marketing
Ambas as opções são muito relevantes, porém cada uma representa um tipo de dado colhido da ação de marketing

Em seguida, é hora de, finalmente, utilizar métrica e KPI para tomar decisões e ajustar a estratégia. Vale lembrar que as métricas e KPIs devem ser relevantes, mensuráveis e alcançáveis.

Além disso, é importante ter cuidado para não se concentrar em muitas métricas ao mesmo tempo, pois isso pode levar a problemas de sobrecarga de informação.

Por isso é tão importante priorizar as mais importantes. Confira a seguir quais são as principais métricas e KPIs que podem ser implementadas e monitoradas em sua empresa de energia solar. 

Principais opções de métrica e KPI para vendas de energia solar

Uma das mais importantes métricas a serem observadas é o número de leads ou oportunidades de negócio que foram geradas para o setor de vendas.

É preciso levar em consideração até mesmo as que que se perderam ao longo do funil de vendas, identificando falhas e aproveitando para melhorar o processo de captação e qualificação. 

Junto à quantidade de oportunidades de negócio geradas, é importante também avaliar a taxa de conversão das vendas. Trata-se de um KPI que mostra, em porcentagem, quantas oportunidades se tornaram clientes em determinado período analisado.

Entenda as formulas para chegar a taxa de conversão
Entenda as formulas para chegar a taxa de conversão

A fórmula para chegar a essa taxa de conversão é a seguinte: 

Taxa de Conversão = (Nº de Vendas / Nº de Oportunidades) x 100(%)

O resultado obtido é útil para acompanhar o desempenho de cada vendedor e dar um retorno ao setor de marketing a respeito da qualidade dos leads gerados. Assim, é possível identificar e implementar as mudanças necessárias em todo o funil.

Outra métrica importante que sua empresa deve acompanhar é a receita total gerada em determinado período, como mensalmente, por exemplo. Pouco adianta o número de vendas e a taxa de conversão serem altas, se a sua receita estiver abaixo do esperado.

Caso note esse problema, pode ser necessário rever seus preços e as estratégias de vendas dos produtos, para garantir a saúde financeira da empresa.

A receita é necessária para calcular o ticket médio, KPI que indica o valor médio gasto por cliente ou compra. Ele é importante para entender quantas vendas precisam ser feitas no mês para bater a meta de faturamento. Pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:

Ticket Médio = Total da Receita / N° de vendas realizadas

Também vale a pena falar sobre o Custo de Aquisição do Cliente, o CAC. Essa métrica visa revelar quanto custa adquirir um novo cliente para sua empresa, contribuindo para tornar mais estratégicos os investimentos em marketing e vendas. Sua fórmula é a seguinte:

É importante saber quanto está custando suas ações para alcançar seu público
É importante saber quanto está custando suas ações para alcançar seu público

CAC = Investimento em Marketing e Vendas (R$) / N° Total de Clientes

O CAC é geralmente avaliado junto com o ticket médio e o Lifetime Value (LTV), métrica que mede quanto um cliente gasta com seus serviços enquanto mantém um contrato com a sua empresa. A fórmula do LTV é essa: 

LTV = Ticket Médio x Tempo de Retenção dos clientes

Com o resultado do LTV, sua empresa terá condições de tomar decisões financeiras mais favoráveis. Caso o CAC esteja acima do ticket médio ou do LTV, seu negócio de energia solar provavelmente está tendo prejuízos, e é importante buscar formas de diminuí-lo o quanto antes.

Quanto maior for o seu LTV em relação aos custos de aquisição e retenção, melhor será a saúde financeira e o desenvolvimento da empresa.

Seguindo em frente, outro KPI de vendas muito interessante para sua empresa de energia solar é o Retorno sobre o Investimento, mais conhecido pela sigla ROI. Ele serve para monitorar o retorno em relação à lucratividade. Seu cálculo é o seguinte: 

ROI = Receita – Custos / Custos

Em “custos”, é importante considerar não apenas os investimentos relacionados a marketing e vendas, mas também o pagamento de fornecedores, salários, treinamentos e tudo o mais que for necessário para a manutenção da empresa.

A partir do ROI, é possível descobrir alternativas para melhorar seus resultados financeiros. 

É importante observar a jornada que o cliente faz até realizar a compra
É importante observar a jornada que o cliente faz até realizar a compra

Outra métrica necessária para avaliar o desempenho da sua equipe é o Tempo Médio de Venda, que estima o período necessário para que o time comercial feche um novo negócio. A partir desse indicador, é possível desenvolver estratégias para otimizar o processo e torná-lo mais dinâmico.

Por fim, também é necessário mensurar o Ciclo de Venda, levando em consideração o período gasto pelo cliente desde a entrada do funil até o fechamento do negócio e a etapa pós-venda.

É uma métrica direcionada para o comportamento do cliente e o tempo que ele gasta em cada etapa da jornada de compra. Por meio dela, é possível obter insights para oferecer as melhores experiências para seus leads.

Esse material foi útil para você? Esperamos que a diferença entre métrica e KPI tenha ficado clara, e que agora você saiba como utilizar esses indicadores para melhorar os resultados da sua empresa de energia solar.

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10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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