O Aeroporto de Newcastle, na Austrália, fechou um projeto promissor para o futuro sustentável do local. Através da energia solar e eólica serão instaladas para alimentar 100% do funcionamento diário.

O término do projeto está previsto para até 2030, afirmando seu compromisso de reduzir a pegada de carbono do aeroporto. Confira maiores informações desta transição e como isso pode chegar em outros lugares.

Transição para energia solar

O Aeroporto de Newcastle é um dos mais movimentados da região, sendo um importante ponto de viagens internacionais para a Austrália. Por ano, são atendidos em média 1,2 milhão de pessoas, demonstrando a importância do lugar.

Contudo, todo esse movimento gera um grande consumo de eletricidade e altos gastos com contas. Esse é outro motivo para que o aeroporto concordasse com a instalação de energia solar e eólica. Além disso, uma parte necessária dessa eletricidade virá através de hidrelétricas.

Energia solar pode estar em aeroportos e outros estabelecimentos
Energia solar pode estar em aeroportos e outros estabelecimentos

O projeto tem parceria com uma empresa local que atua no mercado solar e outras fontes sustentáveis. Os preços dessas gerações de eletricidade serão tabelados, permitindo uma maior segurança financeira do aeroporto.

Essa parceria coloca o Aeroporto de Newcastle como um dos pioneiros em termos de sustentabilidade. Anteriormente, alguns outros aeroportos aderiram a produção de energia solar em seus espaços. Contudo, dificilmente vemos um compromisso de utilizar apenas fontes renováveis.

O local também contará com um sistema de armazenamento desta eletricidade gerada. Assim, também será seguro para o espaço continuar funcionando mesmo em casos de adversidades.

O mercado solar da Austrália agradece

Esse projeto também é um incentivo para o avanço da energia solar e outras fontes renováveis na Austrália. Nos últimos anos, problemas burocráticos estão dificultando a instalação de projetos solares no país.

Isso pode pressionar os governantes a terem posições mais bem definidas sobre a energia sustentável no país. Além disso, a região em que o Aeroporto de Newcastle se localiza tem demonstrado preocupação com as mudanças climáticas, tornando o projeto ainda mais positivo.

O Aeroporto de Newcastle é importante para a economia e comunidade local, sendo uma das fontes de renda e de contato social. Por isso, a gestão do local deseja ser um modelo para as pessoas que utilizam e sentem o impacto do aeroporto em suas vidas..

Assim, também ajuda a superar mais uma barreira sobre o receio de instalação de painéis solares nesse tipo de estabelecimento. Existe muita discussão sobre a segurança dos aviões que pousam e decolam. Contudo, com um bom planejamento e execução, a energia solar pode estar presente nos aeroportos.

Fonte: Energy Matters

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares