O setor de vendas é o coração pulsante de um negócio. E o vendedor tem um papel de destaque nessa área. Ele é responsável por levar para fora da empresa não apenas os produtos, mas também a reputação e a forma pela qual a empresa quer ser vista por seus clientes.
Por isso é tão importante ter uma equipe de vendas unida por um objetivo central, bem alinhada com a cultura da empresa e seus valores. E para isso é de extrema importância investir em um bom recrutamento e seleção de vendedores.
Hoje vamos falar sobre recrutamento e seleção, e te dar dicas importantes sobre como realizar esse processo de maneira eficaz. Vem com a gente!
O que é recrutamento e seleção de vendedores de energia solar?
É o processo realizado através de entrevistas e testes de competências para selecionar profissionais que estejam alinhados com o perfil que a empresa procura. Consiste em ofertar uma vaga de emprego, de maneira descritiva e realizar o processo de filtragem dos candidatos.
Pode ser que para alguns esse processo pareça ser muito burocrático e trabalhoso, porém realizar um recrutamento e seleção da maneira correta irá poupar dinheiro da empresa, tempo e evitar a rotatividade constante de funcionários.
Assim, um processo bem definido e planejado vai permitir que a empresa possa escolher entre profissionais capacitados e bem qualificados.
Dicas para um recrutamento e seleção de vendedores eficiente
Cada empresa tem sua própria cultura e valores, e procura por pessoas que queiram vestir a camisa da empresa de forma completa. Para isso é importante que seu negócio saiba como realizar um processo de recrutamento e seleção de maneira assertiva.
Essa avaliação consiste em:
1. Definir o que se espera de um vendedor, atribuições e remunerações
Neste passo irá descrever o que espera que seu futuro vendedor faça e qual os resultados esperados. Também estipular qual a remuneração ofertada.
É interessante analisar de que forma esse novo colaborador pode agregar na equipe atual, talvez com uma visão de negócios diferentes ou com qualidades diferentes, para construir uma equipe mais competente e plural, estrategicamente falando.
2. Identificar qual perfil de vendedor a empresa procura
Cuidadosamente procurar saber a fundo qual o perfil de colaborador que mais se encaixa à empresa. Ou seja, identificar quais habilidades são mais importantes para a vaga em aberto.
Por exemplo, para uma vaga de vendedor é interessante que no mínimo o candidato seja comunicativo, tenha pensamento crítico, raciocínio lógico e trabalhe bem em equipe.
3. Formação e experiência desejadas
Aqui vai estabelecer qual formação acadêmica/profissional seu futuro vendedor necessita ter e qual o grau de importância que essa informação vai ter na hora da avaliação de currículos. Um outro quesito talvez mais importante é, qual a experiência mínima desejada.
Seu negócio está a procura de um profissional mais completo, com anos de experiência ou procura alguém no início de carreira, onde pode investir em treiná-lo da maneira que deseja?
4. Planejar como será o processo seletivo
De maneira estratégica irá definir as etapas e critérios de avaliação de todo o processo. Qual será o passo a passo usado para que se consiga realizar todo o processo de maneira eficiente, evitando desperdiçar tempo e recursos.
Esse é um passo importante, pois sua má estruturação pode resultar em um processo seletivo longo, de alto custo e pouco qualificado. Trazendo prejuízos a curto e longo prazo para a empresa.
5. Investir na divulgação das vagas
Aquela famosa frase na área de marketing, “quem não é visto, não é lembrado” pode ser aplicada aqui. Para encontrar os melhores candidatos é necessário ir até onde eles estejam.
Seja por meio de empresas especializadas em recrutamento, ou investir em redes como o Linkedin, que foram desenvolvidas para criar caminhos diretos entre empresas e candidatos.
Torne sua empresa atrativa, descrevendo quais os benefícios e ganhos que o colaborador terá indo trabalhar para você ao invés da concorrência.
E não estamos falando apenas financeiramente. Estudos comprovam que empresas que oferecem uma maior qualidade de vida no trabalho são mais atrativas do que as que não oferecem, mesmo com salários menores.
E a resposta de como aumentar essa qualidade está dentro da sua empresa. Ouça seus colaboradores, e calcule se é possível implementar melhorias para tornar o ambiente mais agradável.
6. Triagem dos currículos colhidos
É necessário realizar uma análise criteriosa, para identificar informações relevantes sobre os candidatos, a fim de encontrar as competências desejadas pelas empresa.
Também é importante estudar o comportamento do candidato. Evitando assim contratar uma pessoa que vá contra o modo de conduta esperado pela empresa.
7. Entrevista com candidatos com perfis mais alinhados à empresa
O momento do “cara a cara”. Que pode ser realizado presencialmente ou através de videochamada. Momento em que os melhores candidatos terão a chance de se apresentar e dizer o que tem para oferecer à empresa.
Porém essa é uma via de mão dupla, pois a empresa também terá que se mostrar mais atrativa do que sua concorrência, ainda mais se o candidato for um profissional mais qualificado e com mais experiência no mercado.
Procure mostrar que se importa com o crescimento dos colaboradores, caso invista em treinamento e qualificação esse é o momento ideal de conversar sobre esses benefícios com seu possível futuro vendedor.
8. Teste de competências e qualificações
Talvez nem todos achem necessário, mas realizar um teste de competência é um jeito eficiente de verificar se o candidato realmente sabe colocar em prática o que diz fazer.
Também serve para identificar traços de personalidade e habilidades que podem ser relevantes para vaga.
9. Contratação
Pronto! Agora a equipe de vendas possui mais um membro e podem trabalhar em prol do objetivo comum, aumentar as vendas da empresa.
Porém não para por aqui, agora começa o processo de treinamento da cultura e valores da empresa, para que seu vendedor esteja alinhado com a forma da equipe de vendas pensar e trabalhar.
O que fazer e o que não fazer na hora de recrutar vendedores
Agora daremos algumas dicas práticas, que podem te ajudar a planejar um processo de recrutamento e seleção eficiente.
Existem dois tipos de processo de recrutamento, o interno e o externo. E ambos possuem suas vantagens e desafios. Talvez você não saiba, mas o recrutamento interno pode ser mais barato do que o recrutamento externo.
Pois optando por dar uma oportunidade para um membro de outro setor, a empresa não precisa despender de tempo e recursos para treinar aquele profissional na cultura da empresa, podendo ir diretamente para o treinamento prático de vendas e habilidades necessárias para o cargo almejado.
E por já estar inserido dentro da empresa, esse candidato terá uma boa base sobre seus produtos e serviços, facilitando o processo.
Isso também serve como incentivo para os colaboradores, pois se sentem valorizados, visto que podem ter seu trabalho e potencialidades reconhecidas pela oferta de um novo cargo em outro setor ou uma promoção. Então vale a pena pensar nessa alternativa.
Procure tornar o processo de recrutamento dinâmico e ágil. Com processos, etapas e prazos bem definidos, inclusive esclareça para seus candidatos quais etapas terá. Assim, eles saberão bem onde estão e para onde irão durante a seleção.
Lembrando que processos seletivos longos e com muitas etapas podem fazer com que o candidato não se interesse em participar ou acabe desistindo no meio do caminho.
E ainda tem o risco da concorrência conseguir atrair esse candidato antes de você concluir todas as etapas. Processos mais objetivos e com etapas claras, tendem a ter mais sucesso.
Tenha certeza que o entrevistador estará preparado para a entrevista, com seu papel bem definido, evitando assim que questões importantes deixem de ser discutidas e a conversa se perca. Perdendo também a chance de talvez conseguir um bom candidato para a vaga por conta de erros no processo.
Dê feedbacks para todos os candidatos que participarem do processo. Isso demonstra que a empresa realmente se importa com as pessoas que de alguma forma tiveram contato com ela.
E assim terá a oportunidade de criar um banco de talentos, que consiste nas informações pessoais e profissionais de pessoas que se candidataram a uma oferta de trabalho.
Pode optar por realizar esse feedback de maneira eletrônica, por meio do e-mail, caso o processo seletivo tenha um grande número de candidatos. Mas caso esse número seja reduzido, é interessante realizar esse contato por telefone, aproximando mais o candidato da empresa.
Isso faz com que o candidato tenha uma ótima lembrança da empresa e pode ser o diferencial para ele se candidatar em uma oportunidade futura.
Agora você já sabe como e porquê investir em um bom processo seletivo, bem como o que fazer e o que evitar na hora de planejar. Tenha em mente que cada currículo diz respeito a uma pessoa, com uma história e sonhos.
Pensar no fator humano pode te ajudar a preparar um processo de recrutamento e seleção que realmente seja atrativo para os candidatos e que consiga transparecer as qualidades e competências desejadas pela empresa.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.