Na hora de analisar a conta de luz, diversas pessoas se perguntam sobre o consumo da lâmpada LED.

O motivo para isso é simples, visto que há uma ideia na sociedade de que este modelo gasta menos energia que as demais. Assim, consumidores dos quatro cantos do país se questionam sobre as vantagens de substituir toda sua iluminação por uma desse tipo.

Para isso, buscam por tabelas comparativas, bem como se informar sobre quanto gasta este item por hora. De qualquer forma, pode-se adiantar que — SPOILER ALERT — essa mudança é sim bastante benéfica para o seu bolso.

Diversos fatores influem nessa conta, mas é possível resumir em um termo bastante óbvio: custo benefício. Basicamente, essa relação é melhor na LED que nas lâmpadas convencionais.

O que são as lâmpadas LED e qual é seu consumo?

De maneira bastante direta, é possível explicar as lâmpadas LED como o modelo mais moderno disponível para iluminação residencial. A tecnologia que ela usa é diferente de suas antecessoras, não utilizando filamentos e nem superaquecendo. Dessa forma, contam com uma fita de LED — Light Emitting Diode — um componente eletrônico gerador de luz.

consumo da lâmpada led

Para entender mais afundo esse conceito, confira a tabela abaixo:

 IncandescenteHalógenaFluorescenteLED
Potência25 a 60w42 a 100w12 a 400w3 a 50w
Consumo1.500 kWh1.050 kWh375 kWh250 kWh
Vida Útil1.000 horas4.000 horas8.000 horas25.000 horas
CorAmarelaAmarelaBranca ou AmarelaBranca ou Amarela
Preço5 a 15 reais8 a 45 reais12 a 60 reais15 a 90 reais

Quais as vantagens da lâmpada LED?

Descrever os benefícios de apostar na lâmpada LED para diminuir o consumo de energia é uma tarefa simples. Para isso, basta analisar a tabela anterior que você terá uma boa ideia do porquê. Na prática, este modelo apresenta como destaque o baixo consumo, que pode ser 80% menor que uma incandescente.

vantagens da iluminacao sustentavel

Mais do que isso, esse tipo de iluminação possui uma vida útil muito superior aos concorrentes. Novamente comparando à incandescente — a mais vendida do Brasil —, pode-se analisar um tempo de utilização 25 vezes maior. Além disso, a versão de 10w da LED pode iluminar o mesmo tanto que uma versão de 60w da incandescente.

Quais as desvantagens da lâmpada LED?

Ao se focar nas desvantagens, entretanto, a tarefa se torna muito mais complicada. A justificativa para isso é que sua tecnologia é tão mais avançada que as demais que praticamente não há pontos negativos. Assim, pode-se mencionar apenas o preço como um fator a se verificar antes da compra.

etiqueta de preço

Em geral, mesmo com consumo menor, as lâmpadas LED apresentam valores mais altos que suas concorrentes. Mas essa realidade está mudando, visto que o grande volume de produção possibilita um barateamento. Dessa forma, a boa notícia para o consumidor é que os preços estão ficando mais próximos, auxiliando seu bolso.

Como o consumo da lâmpada LED é menor?

Toda essa discussão pode ser difícil de entender dadas as informações mencionadas no último parágrafo. Afinal, como pode uma lâmpada ser mais eficiente, durar mais, ser mais nova e, mesmo assim, ter seu preço caindo ao nível das demais.

Para entender esse conceito, se faz preciso então focar sua atenção em três pontos bastante importantes. Estes são o investimento inicial, o gasto de energia e a manutenção que, juntos, explicam bem a excelência do produto.

Investimento

Como já explicado, o valor unitário das lâmpadas LED e seu consumo não são tão compatíveis. Enquanto o primeiro é alto, o segundo é realmente inferior a outros modelos disponíveis no mercado. Sendo assim, o investimento neste tipo de iluminação pode ser significativamente maior quando comparado ao de seus concorrentes.

consumo da lâmpada led investimento

Mas, com o valor caindo, essa conta começa a ficar ainda mais vantajosa para você. Afinal de contas, você pagará menos em um produto mais eficiente e que gera mais luz. Essa é basicamente a situação perfeita para qualquer um que sofre com os aumentos constantes na tarifa elétrica e na fatura ao fim do mês.

Energia

Outro ponto que explica o consumo da lâmpada LED menor que os demais é a forma como ela transforma energia em luz. Sua tecnologia mais moderna possibilita que ela realize essa tarefa de maneira muito mais econômica. Como dito acima, seu modelo de 10w ilumina tanto quanto um de 60w incandescente.

energia sustentável

Assim, é simples compreender que seu consumo é bem menor e afeta diretamente os seus gastos com eletricidade. Dessa forma, a substituição de todos as lâmpadas em uma residência pode, após um período, representar uma enorme economia. Se condicionada a outros pontos para poupar dinheiro, o resultado será ainda melhor.

Manutenção

Aqui entra um argumento que poucas pessoas se focam quando estão se fazendo esses questionamentos. O destaque, agora, é a manutenção do produto, ou ainda a necessidade de sua troca. Enquanto uma versão incandescente apresenta vida útil de apenas 1.000 horas, a de LED chega às 25.000 horas.

manutenção e consumo da lâmpada led

Fazendo contas rápidas, fica fácil compreender que a cada vez que trocar uma LED, terá que trocar 25 vezes a incandescente. Neste momento, seu investimento acaba não se tornando uma desvantagem, mas somente uma característica. Pense, afinal, que em determinados locais o processo de troca é muito mais dificultoso e apresenta outros custos escondidos, como mão de obra, andaimes e escadas.

O custo benefício e o consumo da lâmpada LED

Ao se analisar tudo o que foi explicado ao longo dos parágrafos acima, se faz possível verificar o custo benefício dessa estratégia. Assim, ainda que conte com um valor de investimento superior às demais, o consumo da lâmpada LED e sua vida útil acabam por equilibrar essa conta. Mais do que isso, comprovam que essa é uma troca extremamente válida.

custo benefício da lâmpada led

Por conta de tudo isso, é interessante analisar que a conta aqui deve ser feita analisando o médio e longo prazo. Agora, o seu investimento será maior, sem dúvidas. Ainda assim, ao longo dos anos, esse valor se pagará sozinho somente por conta da economia de energia e a vida útil do produto. E, se você tiver a paciência para esperar, poderá colher frutos inteligentes nos próximos anos.

Aprenda a economizar com a Solfácil!

Já está sendo comentado há muito tempo que o consumo da lâmpada LED é melhor do que o dos outros modelos disponíveis. Em momentos como o atual, em que se vê as tarifas de eletricidade disparando, essa discussão ganha mais destaque. Além dessa troca, porém, há outros pontos que você pode investir para ter uma eficiência energética melhor. Um deles, por exemplo, é apostar em fontes de energia alternativas, as quais garantem mais sustentabilidade e uma boa economia a longo prazo.

Assim, a Solfácil é a melhor opção para investir em painéis de energia solar, renovável e sem custo. Confiável e segura, a empresa conta com assistência de qualidade para te auxiliar a qualquer momento. Mais do que isso, te oferece a oportunidade de contar com uma fonte sustentável e gratuita de energia elétrica.

Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

  • Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
  • Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
  • Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
  • Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
  • Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
  • Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.

Posts Similares