Muitos são os consumidores que buscam como economizar com ar-condicionado, especialmente no momento atual. Com o calor do verão ainda presente e as tarifas de eletricidade cada vez maiores, eles se encontram em uma posição desconfortável. Afinal, devem priorizar seu conforto ou suas finanças?

A boa notícia para quem se encontra nessa dúvida é que existem maneiras de gastar menos energia. Para isso, se faz necessário seguir algumas sugestões para melhorar o rendimento de seu aparelho. Mais do que isso, essa é uma excelente forma de se adaptar às altas contas de luz que chegam ao fim de cada mês.

10. Pesquise antes de comprar

Não adianta pensar em maneiras de como economizar com ar-condicionado se, na hora da compra, você optou pelo mais gastador. Assim, a primeira dica é bastante simples e direta: pesquise muito antes de adquirir qualquer equipamento. Felizmente, há inúmeras opções disponíveis no mercado, o que é ótimo para você.

pessoa pesquisando no google

Sabendo disso, analise cada uma delas e veja qual melhor se adapta à sua situação e ao seu bolso. Não deixe, também, de verificar a eficiência energética do aparelho, buscando sempre por modelos de classificação A.

Isso significa que ele apresenta níveis de consumo dentro do padrão estabelecido pelo INMETRO.

09. Analise o espaço do cômodo

Para comprar um ar-condicionado, é preciso entender como são divididas as categorias desse dispositivo. Aqui, vale então mencionar que eles são separados por sua potência em BTUs, que variam de 7.000 a 40.000. Para isso, você deve analisar o espaço do cômodo, já que o cálculo é baseado nele.

como economizar com ar-condicionado em cômodos grandes

Em geral, sugere-se 600 BTUs para cada metro quadrado, adicionando mais 600 para cada pessoa presente. Por fim, some mais 600 para cada aparelho que irradia calor no local. Com isso, você tem em mãos o suficiente para comprar um modelo que te atenda perfeitamente — nem a mais, nem a menos.

08. Tenha foco na posição do aparelho

Outro ponto interessante a se focar está no posicionamento do aparelho no momento de sua instalação. Se quer descobrir como economizar com ar-condicionado, saiba que ele deve ficar sempre no alto. Mais do que isso, deve ser colocado em locais que não dificultem o seu trabalho.

quarto branco refrigerado

A explicação para isso é que o ar frio é mais denso que o quente, como você deve se lembrar das aulas de física. Sendo assim, ao posicioná-lo no alto, você garante que o cômodo receberá o ar fresco por completo. Se o deixar no chão, por exemplo, tudo o que terá ao fim do dia é frio nos pés e pernas.

07. Verifique as saídas de ar

Um erro bastante comum cometido pelos usuários — e sem o auxílio de especialistas — é bloquear as saídas de ar. A ação faz com que o esforço do aparelho para resfriar o ambiente seja maior, representando dessa maneira um maior consumo ao fim do mês. E não é esse o seu objetivo.

como economizar com ar-condicionado saídas de ar

Sendo assim, evite deixar qualquer obstáculo a frente das saídas de ar do dispositivo, independentemente de qual seja ele. Muitas vezes, cortinas, persianas ou mesmo móveis podem atrapalhar a circulação do ar. Dessa forma, o maquinário faz bem seu papel, mas você acaba complicando os benefícios disso.

06. Não esqueça da limpeza constante

Como você já deve ter percebido, uma boa maneira de como economizar com ar-condicionado é evitar que ele faça muito esforço. Com isso em mente, é válido sempre considerar este ponto a fim de diminuir seus gastos com energia elétrica. E uma boa parte disso diz respeito à limpeza do aparelho.

aparelho de ar-condicionado sujo

A justificativa para isso é simples, visto que as partículas, sujeiras e outros detritos podem dificultar o trabalho dele. Dessa forma, o dispositivo acaba tendo que realizar um esforço maior, gastando mais. Assim, realizar uma limpeza constante não somente melhora a qualidade do ar, mas te ajuda a economizar.

05. Mantenha a temperatura adequada

Não há novidade alguma que o consumo de um ar-condicionado está relacionado à temperatura em que ele opera. Muitos já devem ter ouvido, inclusive, para evitar deixar as temperaturas muito altas ou muito baixas. E há uma lógica nisso, visto que, mais uma vez, o foco está no esforço que o aparelho deve realizar.

como economizar com ar-condicionado na temperatura ideal

Sendo assim, especialistas indicam que, tanto para a economia quanto para sua saúde, o ideal é algo entre 20°C e 25°C. O ideal, portanto, é algo na faixa dos 23°C, o que possibilita um resfriamento considerável do ambiente. Mais do que isso, auxilia o dispositivo a consumir menos eletricidade.

04. Feche as portas e janelas

Quando o assunto é resfriar um ambiente, é fato que um aparelho feito para isso é o mais indicado. Ainda assim, você também precisa fazer sua parte, visando um consumo menor e melhorando sua experiência. Por isso, tente ao máximo deixar o ambiente controlado e impedir a saída do ar frio.

ambiente com porta branca aberta

Ao deixar portas e janelas abertas, afinal, você está facilitando a saída do frescor e deixando o calor entrar. Por consequência, o aparelho terá de trabalhar dobrado para refrescas o espaço. Dessa forma, se quer saber como economizar com ar-condicionado, faça a sua parte.

03. Fique atento ao calor

Pode parecer estranho evitar o calor em um texto sobre a utilização do ar-condicionado. Sua principal função é, afinal, exatamente te auxiliar com este fator, não sendo lógico ter que se preocupar. Correto? Pois é, a realidade é um pouco diferente e, por isso, você deve sim auxiliar o dispositivo.

como economizar com ar-condicionado no calor

Sabendo disso, é preciso que tente posicionar o aparelho de maneira a afastá-lo da luz solar. Isso ocorre porque ela tornará ainda mais complicado seu trabalho, em especial nos dias quentes do verão. Coloque-o, portanto, em um local que esteja à salvo desse aquecimento e que o possibilite atuar de maneira mais tranquila.

02. Aproveite dos modos disponíveis

Outro erro que pode complicar sua missão é não saber utilizar do produto da forma correta, o que ocorre com frequência. Com isso em mente, se faz necessário ler o manual do usuário deste e entender afundo seu funcionamento. O foco aqui se encontra, porém, em um item específico: os modos de atuação.

modo sono ou timer para refrescar

A grande maioria dos aparelhos conta com o modo sleep (sono), ou ainda o timer. Ambas são ótimas soluções para economizar com ar-condicionado, visto que controlam a forma como ele atua. Assim, sempre o programe para trabalhar menos quando não for necessário, como após algumas horas de sono.

01. Compre um ventilador!

Muito provavelmente você não está entendendo absolutamente nada depois de ler o título dessa última dica. Por que, afinal, você compraria um ventilador mesmo após investir em um excelente ar-condicionado? A explicação para isso é interessante, já que esses dois aparelhos podem ser auxiliar.

como economizar com ar-condicionado com ventilador

Após o resfriamento do ambiente pela atuação do ar, você pode se aproveitar de um ventilador para espalhar essa brisa. Ele ajuda, então, a harmonizar o espaço e evitar que o ar-condicionado superaqueça. Dessa forma, mesmo que indiretamente, ele afeta em sua fatura de luz ao fim do mês.

Aprenda a economizar com a Solfácil!

Agora que já sabe como economizar com seu ar-condicionado, você está preparado para poupar algum dinheiro. Embora pareça que não, este aparelho é um dos que mais gasta energia, fazendo uma grande diferença nas contas. Ainda assim, há uma maneira mais interessante de realizar tal economia. Investir em fontes alternativas de energia elétrica é o caminho do futuro, e se preparar para ele somente trará benefícios a você.

Assim, a Solfácil é a melhor opção para investir em painéis de energia solar, renovável e sem custo. Confiável e segura, a empresa conta com assistência de qualidade para te auxiliar a qualquer momento. Mais do que isso, te oferece a oportunidade de contar com uma fonte sustentável e gratuita de energia elétrica.

Posts Similares