Muitos brasileiros sentiram o aumento no preço das contas de luz e tentam fazer de tudo para reduzir os gastos, inclusive desligar a geladeira de noite.

Pensando em ajudar na redução dos gastos com a geladeira, nós da Solfácil trouxemos algumas dicas de como usar melhor o seu refrigerador.

Posso desligar a geladeira de noite?

Ao contrário do que muitos pensam, essa atitude não vai te ajudar a economizar nos gastos com a conta de luz.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, a geladeira demora por volta de 10 horas para perder a refrigeração interna, após o desligamento.

E quando ela for religada, o motor do eletrodoméstico vai funcionar com mais potência para atingir a temperatura que estava antes de ser desligada. E esse trabalho extra vai gastar mais luz, consequentemente um gasto maior. 

Mulher olhando para geladeira
Desligar a geladeira de noite só vai aumentar o consumo de energia e ainda vai estragar os alimentos que estão dentro

 Ainda de acordo com a Aneel, só vale a pena desligar a geladeira se o tempo sem uso for de alguns dias. Mas apenas durante a noite não vale a pena.

Agora que você já sabe que desligar a geladeira de noite não vai te fazer economizar, veja o que realmente pode ajudar.

Não deixe roupas secando na parte de trás do refrigerador

Os modelos mais modernos de geladeiras já não vem com aquela grade atrás do eletrodoméstico, mas nos modelos antigos isso era muito comum. 

Mais comum era o hábito de algumas pessoas utilizarem a grade como uma secadora de roupas. Isso acontecia devido ao fato do motor liberar calor e fazia com que as roupas secassem mais rápido.

Geladeira na cozinha
Nunca coloque roupas para secar atrás da sua geladeira

Mas isso não deve ser feito. O motor vai trabalhar mais, aumentando o consumo de energia elétrica. 

Além desse motivo, o contato das peças úmidas com a grade aumenta a possibilidade de um choque elétrico. 

 Verifique o estado das borrachas de vedação das geladeiras

As borrachas de vedação, localizadas nos batentes e extremidades das portas, têm um papel importante na geladeira.

Elas têm a missão de evitar a perda da temperatura da geladeira, deixando o aparelho mais gelado possível. 

geladeira na cozinha
Abrir e fechar muitas vezes a geladeira acaba desgastando as borrachas de vedação da geladeira

Se elas estiverem em um mau estado de conservação, não vão vedar completamente o refrigerador e o motor vai precisar trabalhar com mais força para compensar essa perda de temperatura. Caso elas estejam muito desgastadas, troque-as por borrachas novas.

Não deixe a porta aberta e nem abra a geladeira a toda hora

Se você é daquele tipo de pessoa que fica um bom tempo olhando e escolhendo e o que vai escolher pegar na geladeira, saiba que esse ato gasta energia e vai aumentar a sua conta de luz no final do mês.

Ao deixar a porta aberta por bastante tempo, o motor do aparelho vai ter que trabalhar para deixar a temperatura interna do refrigerador igual a antes de você abrir.

Mulher comendo com a geladeira aberta
Depois de escolher o que vai comer, feche bem a porta da geladeira para evitar gastos de energia

Isso também indica que abrir a geladeira toda hora, vai fazer o motor trabalhar ainda mais. E também faz com que as borrachas de vedação tenham um desgaste maior devido à pressão que sofrem quando a porta se fecha.

Então escolha o que você vai querer pegar, antes de abrir a porta e não fique muito tempo com a porta aberta.

Deixe potes e alimentos a pelo menos 2 cm das laterais do refrigerador

O ar frio precisa circular por todo o eletrodoméstico, assim a temperatura interna vai se manter mais estável.

Caso os alimentos ou potes estejam bloqueando a circulação do ar, o motor da geladeira vai precisar trabalhar com mais força para conseguir baixar a temperatura interna. 

Alimentos e potes dentro da geladeira
É importante deixar um espaço para que o ar circule por toda a geladeira

E com mais força do motor, o valor da conta de luz vai ser maior.

Não forre as prateleiras

E pelo mesmo motivo do item acima, não forre as prateleiras. Isso vai fazer com que o ar frio tenha mais  dificuldade de circular pela geladeira. E quem vai sofrer no final do mês é o seu bolso.

Não guarde alimentos quentes na geladeira

Depois de cozinhar, aguarde a comida esfriar para aí sim, armazená-la no refrigerador. Isso é importante para fazer com que o motor não tenha tanto esforço para diminuir a temperatura interna da geladeira.

Um alimento quente pode transmitir calor para os demais produtos que já estão refrigerados. Para deixar tudo na temperatura ideal, será preciso diminuir a temperatura interna da geladeira, o que vai gerar mais custo para você.

Garrafas de leite dentro da geladeira
Esperar os alimentos esfriarem vai te ajudar a economizar energia

Então espere que tudo esteja frio para aí sim, guardar na geladeira sem se preocupar em ter um maior gasto na conta de luz.

Escolha um lugar correto para colocar a sua geladeira

Um eletrodoméstico como a geladeira não pode ser colocado em qualquer lugar na cozinha, é preciso pensar onde ela vai ficar. E existem alguns detalhes que devem ser levados em conta nessa hora.

Deixe a geladeira longe de fornos e fogões e também de janelas que recebam muito Sol. Tome cuidado também com armários e paredes.

geladeira na cozinha
Pense bem no local em que a sua geladeira vai ficar para não ter problemas com o eletrodoméstico

A geladeira precisa de um lugar com boa ventilação, então deixe pelo menos 20 centímetros de distância da parede e armários. Isso vale para as laterais, fundos e a parte superior.

Alguns modelos já vem com um pino da tomada que deixa o refrigerador a uma distância segura da parede.

 Escolha bem o modelo da sua geladeira

Compre uma que vá atender as necessidades da sua família. Se tiver poucas pessoas na casa, não tem porquê comprar um refrigerador muito grande, pois ele vai gastar mais energia sem motivos.

Geladeira com a porta aberta
Existem muitos modelos de geladeiras no mercado. Pesquise e escolha a melhor para a sua casa

E existem modelos que podem ajudar ainda mais na hora de economizar na conta de luz.

Saída de água na porta

Nos dias mais quentes é normal colocar uma garrafa de água para gelar. O problema é que abrir a porta da geladeira toda hora desgasta as borrachas de vedação e ainda gasta energia.

Alguns modelos já têm uma saída para água gelada na porta. Assim você consegue se refrescar mesmo sem precisar abrir a geladeira.

Modelos com tecnologia Inverter

A tecnologia Inverter controla o funcionamento do compressor na medida em que se abre a porta e também a quantidade de alimentos que estão dentro da geladeira. 

família brincando na cozinha
Na hora de comprar uma geladeira, veja as necessidades da família para escolher o melhor modelo

Assim sendo, a geladeira só vai funcionar com uma maior potência nos momentos em que forem precisos.

Selo Procel A

O selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, indica o nível de consumo de energia elétrica de um eletrodoméstico. Ele vai de A a E, sendo A a melhor opção em termos de economia de energia. 

Agora que você sabe que não pode desligar a geladeira de noite, conheça as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso. 

Como a Solfácil pode lhe auxiliar

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Ao integrar a solução de financiamento com parceiros estratégicos e know-how para projetos e homologações, criamos um ambiente favorável para implementação da energia solar, seja por parte do consumidor ou por parte do integrador. Quer saber mais? Defina seu interesse:

Veja um resumo no story!

Posts Similares

Estórias Solares