Boa parte da população brasileira sentiu o aumento no preço das contas de luz e está tentando fazer de tudo para reduzir os gastos. Entre as muitas dicas que têm sido colocadas em prática, uma delas envolve desligar a geladeira de noite. Mas será que essa é realmente uma boa ideia? 

Pensando em ajudar você a reduzir os gastos com a geladeira, nós, da Solfácil, trouxemos algumas dicas de como usar melhor o seu refrigerador. Boa leitura! 

Posso desligar a geladeira de noite?

Ao contrário do que muitos pensam, a prática de manter a geladeira desligada durante a noite não vai ajudar em nada a economizar nos gastos com a conta de luz. Pelo contrário, isso pode fazer a sua fatura vir ainda mais cara. 

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), após ser desligada a geladeira demora por volta de 10 horas para perder a refrigeração interna.

Posso desligar a geladeira de noite?
Posso desligar a geladeira de noite?

Ao ser religada, o seu motor tende a funcionar com mais potência para atingir a temperatura que estava antes de ser desligada. Esse trabalho extra vai consumir mais eletricidade, o que vai levar a um gasto ainda maior. 

Ainda de acordo com a Agência, só vale a pena desligar a geladeira se o tempo sem uso for de alguns dias. Mas apenas durante a noite não vale mesmo a pena.

Agora que você já sabe que desligar a geladeira de noite não vai te fazer economizar, deve estar se perguntando o que pode fazer, afinal, para diminuir o consumo de energia por parte desse eletrodoméstico. 

Veja a seguir o que realmente pode ajudar.

Verifique o estado das borrachas de vedação das geladeiras

As borrachas de vedação ficam localizadas nos batentes e extremidades das portas da geladeira, e têm um papel importante para conservação e funcionamento desse eletrodoméstico.

Servem para garantir o isolamento térmico e evitar a perda da temperatura interna da geladeira, mantendo sua capacidade de resfriamento da melhor forma. 

Verifique o estado das borrachas de vedação das geladeiras
Verifique o estado das borrachas de vedação das geladeiras

Elas tendem a ficar mais soltas após algum tempo de uso, comprometendo a vedação. Acontece que se as borrachas estiverem em um mau estado de conservação, não vão vedar completamente o refrigerador e o motor vai precisar trabalhar com mais força para compensar essa perda de temperatura. Caso elas estejam muito desgastadas, troque-as por borrachas novas.

A melhor maneira de verificar as condições das borrachas de vedação é fazendo o teste da folha de papel. É só fechar a porta da geladeira com uma folha de papel no meio. Se a folha ficar presa, a vedação está adequada.

Se a folha cair ou sair facilmente quando você puxar, indica que está na hora de trocar a borracha da porta para evitar a sobrecarga do motor e desperdício de energia. 

Evite deixar a porta aberta ou abri-la repetidas vezes

Muita gente ainda tem o hábito de abrir a geladeira sem saber o que procura e ficar um bom tempo escolhendo o que vai pegar. Essa é uma prática nociva ao eletrodoméstico, que faz o item consumir mais energia e contribui com o aumento na conta de luz no final do mês.

Evite deixar a porta aberta ou abri-la repetidas vezes
Evite deixar a porta aberta ou abri-la repetidas vezes

Ao deixar a porta aberta por muito tempo, o motor do aparelho terá que trabalhar mais para manter a temperatura interna do refrigerador igual à que estava antes de você abrir.

Isso indica que abrir a geladeira toda hora também faz mal ao motor. Quanto mais vezes você abre a porta da geladeira ou quanto mais tempo ela fica aberta, maior troca de calor irá ocorrer com o ambiente, e portanto mais gastos ela terá com energia. 

Além disso, faz com que as borrachas de vedação tenham um desgaste maior devido à pressão que sofrem quando a porta se fecha. A solução para isso é decidir o que procura na geladeira de preferência antes mesmo de abri-la, e evitar ficar com sua porta aberta por muito tempo.

Deixe potes e alimentos afastados das laterais do refrigerador

O ar frio presente na parte interna da geladeira precisa circular por todo o eletrodoméstico, assim a temperatura interna se manterá mais estável. Para possibilitar que isso aconteça, é importante deixar os itens a pelo menos 2cm de distância das laterais do refrigerador. 

Deixe potes e alimentos afastados das laterais do refrigerador
Deixe potes e alimentos afastados das laterais do refrigerador

Caso os alimentos ou potes estejam bloqueando a circulação do ar, o motor da geladeira vai precisar trabalhar com mais força para conseguir baixar a temperatura interna. E, com isso, o valor da conta de luz tende a ser ainda maior.

Não forre as prateleiras

Pelo mesmo motivo do item acima, forrar as prateleiras da geladeira também não é uma boa ideia. Isso vai fazer com que o ar frio tenha mais dificuldade de circular pelo ambiente interno do eletrodoméstico, já que as partes forradas servirão para bloqueá-lo. 

Não forre as prateleiras
Não forre as prateleiras

Por isso, forrar as prateleiras da geladeira é algo totalmente dispensável, já que podem sobrecarregar seu motor e, consequentemente, seu bolso também. 

Não guarde alimentos quentes na geladeira

Depois de cozinhar, aguarde a comida esfriar para então armazená-la no refrigerador. Isso é importante para evitar que o motor tenha que fazer muito esforço para diminuir a temperatura interna da geladeira.

Não guarde alimentos quentes na geladeira
Não guarde alimentos quentes na geladeira

Um alimento quente pode transmitir calor para os demais produtos que já estão refrigerados. Para deixar tudo na temperatura ideal, será preciso diminuir a temperatura interna da geladeira, o que vai gerar mais custo para você.

Então, a melhor forma de preservar o funcionamento do motor é esperar até que tudo esteja frio para guardar na geladeira. Assim, você evita ter um maior gasto na conta de luz.

Escolha um lugar adequado para colocar a geladeira

Um eletrodoméstico como a geladeira não pode ser colocado em qualquer lugar na cozinha. É preciso pensar estrategicamente onde ela vai ficar posicionada, e há alguns detalhes que devem ser levados em conta nessa hora.

Escolha um lugar adequado para colocar a geladeira
Escolha um lugar adequado para colocar a geladeira

O ideal é deixar a geladeira em um local afastado dos fornos e fogões, e também de janelas que recebam muito Sol. Tome cuidado também com armários e paredes.

A geladeira precisa de um lugar com boa ventilação, então deixe pelo menos 20 centímetros de distância da parede e armários. Isso vale para as laterais, fundos e a parte superior.

Alguns modelos são acompanhados por um pino de tomada que possibilita deixar o refrigerador a uma distância segura da parede.

Não deixe roupas secando na parte de trás do refrigerador

Os modelos mais modernos de geladeiras já não vem mais com aquela grade na parte de trás do eletrodoméstico, mas nos modelos antigos isso era muito comum. No passado, essa  grade era muito utilizada para secar as roupas mais rapidamente, por conta da liberação de calor do motor. 

Esse é um hábito que pode sobrecarregar a sua geladeira. Fazendo isso, o motor dela vai trabalhar mais, aumentando o consumo de energia elétrica. 

Além desse motivo, o contato das peças úmidas com a grade aumenta a possibilidade de um choque elétrico, colocando em risco quem manusear a geladeira ou entrar em contato com as roupas e a grade. 

Escolha bem o modelo da sua geladeira

Além das boas práticas do dia a dia, é importante também ficar atento com o consumo dos eletrodomésticos, principalmente na hora de adquirir itens novos. 

As geladeiras de modelos mais antigos consomem mais energia (cerca de 150 kWh por mês, segundo informações da ANEEL). As opções mais modernas devem ser priorizadas, pois são mais econômicas. 

Escolha bem o modelo da sua geladeira
Escolha bem o modelo da sua geladeira

Lembre-se também que, quanto maior a capacidade da geladeira, maior será o seu consumo. Os modelos comuns têm potência média de 45W a 150W, segundo levantamento realizado pela Eletrobras. As opções duplex, por sua vez, têm cerca de 250W de potência.

Considere tudo isso na hora de fazer a sua escolha, e compre uma geladeira com condições de atender as necessidades da sua família. Se tiver poucas pessoas na casa, não tem porquê comprar um refrigerador muito grande, pois ele vai gastar mais energia sem motivos.

Há alguns modelos que podem ajudar ainda mais na hora de economizar na conta de luz. Veja a seguir alguns detalhes nos quais vale prestar atenção.

Saída de água na porta

Nos dias mais quentes, muitas pessoas optam por colocar uma garrafa de água na geladeira para ter sempre água fresquinha para consumo.

O problema é que abrir a porta da geladeira toda hora desgasta as borrachas de vedação e ainda gasta energia, como já vimos em um dos itens acima. 

Saída de água na porta
Saída de água na porta

Para evitar esse tipo de coisa, alguns modelos disponibilizam uma saída de água gelada na porta. Assim você consegue se refrescar mesmo sem precisar abrir a geladeira. Genial, né?!

Modelos com tecnologia Inverter

A geladeira do tipo Inverter é uma boa opção para quem está pesquisando e planejando trocar seu refrigerador. Essa tecnologia controla o funcionamento do compressor na medida em que a porta é aberta e também conforme a quantidade de alimentos dentro da geladeira. 

Assim sendo, a geladeira só vai funcionar com uma maior potência nos momentos em que forem precisos. Esse modelo de eletrodoméstico têm motores mais eficientes, que funcionam de forma contínua, evitam picos de energia e reduzem o impacto na conta de luz

Modelos com tecnologia Inverter
Modelos com tecnologia Inverter

Modelos com tecnologia Inverter

Essa tecnologia foi desenvolvida justamente para reduzir o consumo de energia, utilizando uma combinação de modelos diferentes de motorização com sensores internos e externos.

Geladeiras inverter possuem sensores que identificam a temperatura do ambiente e do interior do equipamento, comandando a rotação do motor e o consumo de energia elétrica e levando a um controle mais preciso e estável do nível de refrigeração, o que acontece de acordo com a temperatura indicada pelo usuário.

Selo Procel A

Outro detalhe interessante a ser observado pelo consumidor é o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Selo Procel. Ele indica o nível de consumo de energia elétrica de um eletrodoméstico, e suas categorias vão de A a E, sendo A a melhor opção em termos de economia de energia. 

O Selo Procel é uma ferramenta simples e eficaz, com o objetivo de indicar ao consumidor os equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes e que consomem menos energia. 

Além de todas essas dicas que você conferiu neste artigo, sabia que a energia solar é uma das soluções mais procuradas por quem gostaria de economizar energia? Continue a leitura para saber mais. 

Como a energia solar pode ajudar? 

A energia solar fotovoltaica está se tornando cada vez mais acessível e procurada por consumidores no Brasil e no mundo. É uma forma de gerar energia limpa e sustentável, e ainda oferece soluções interessantes para a economia na conta de luz. 

O investimento em um sistema solar fotovoltaico envolve a instalação de placas solares no imóvel. Essas placas são formadas por células fotovoltaicas que convertem a energia dos fótons da luz do sol, transformando a luminosidade dos raios solares em energia elétrica.

A energia gerada pelo sistema fotovoltaico pode ser consumida instantaneamente no local de sua instalação, e a energia excedente é injetada na rede da concessionária de energia, passando por um medidor que registra a energia que entra e sai da unidade consumidora.

Com isso, são gerados créditos que podem ser usados quando o sistema não estiver gerando energia, ou quando a energia gerada não for suficiente para atender o consumo da residência. 

Dessa forma, o consumidor tem a oportunidade de alcançar uma economia de até 95% na sua conta de luz.

Caso você prefira fazer um investimento menor, pode optar pela instalação de um sistema capaz de prover energia elétrica apenas para suprir o consumo dos equipamentos que mais consomem energia, como a geladeira.

Como a energia solar pode ajudar? 
Como a energia solar pode ajudar? 

Com isso, já será possível obter uma grande economia na fatura. O sistema fotovoltaico gera retorno financeiro após alguns anos de uso, e ainda ajuda a modernizar e valorizar o imóvel.

Quer saber mais? Conheça as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz.

Veja um resumo no story!

Posts Similares