Se você busca se informar sobre estratégias de marketing, provavelmente já ouviu falar sobre como usar o Google Trends, que é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo maior buscador do mundo. Ela permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo..
Assim, permite a análise sobre as principais tendências de determinado segmento, como o de energia solar. O ranqueamento das buscas é feito por meio de dados, como a localização do usuário e o período de tempo escolhido para a pesquisa.
Também é possível segmentar os resultados de acordo com outros dados, como país, tempo e categorias.
As pesquisas realizadas usando o Google (e outras plataformas como o YouTube) são armazenadas pela plataforma e categorizadas, excluindo dados pessoais de quem as realiza e pesquisas pouco efetuadas.
Confira a seguir mais detalhes sobre o Google Trends e como ele pode ser útil para você que trabalha com energia solar.
O que é o Google Trends?
Desenvolvido em 2006, o Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.
Pertence ao Google e reúne uma gigantesca base de dados que mostra os temas mais pesquisados no momento (ou nos últimos 30 dias, no último ano, nos últimos 5 anos ou em qualquer data pré-definida desde 2004, de acordo com a escolha do usuário).
Além disso, mostra também os temas relacionados à determinada pesquisa que outros usuários também estão buscando, e outros insights.
Ao pesquisar por uma palavra-chave, a ferramenta mostra um gráfico, cujo eixo horizontal representa o tempo, e o vertical, o volume de buscas.
É possível segmentar a pesquisa de diversas maneiras, como por categorias e tipos de busca (imagens, notícias, compras, pesquisa no YouTube ou web search — a pesquisa clássica feita no Google).
É considerada uma plataforma completa, que pode servir como um excelente recurso para quem trabalha com marketing digital. Confira a seguir o porquê você deve usar o Google Trends como uma ferramenta para o seu negócio.
Por que usar o Google Trends?
Se você, integrador solar, busca alavancar suas vendas e investir em marketing digital, então certamente o Google Trends servirá como uma ferramenta útil para o seu dia a dia de trabalho.
A plataforma disponibilizada pelo Google pode servir aos interesses de qualquer empresário, gestor, membro da equipe de marketing ou vendedor. Ela contribui para o desenvolvimento de ideias de conteúdo, facilitando a busca por tendências e comparação de termos em geral.
Sendo assim, utilizar o Google Trends pode ser uma estratégia interessante para quem trabalha com produção de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization — otimização de mecanismos de busca, em tradução para o português) e campanhas de marketing.
Como mostra as palavras-chave mais pesquisadas em determinado período, a plataforma ajuda a fornecer novas ideias para a criação de conteúdo para seu blog e redes sociais.
A partir de uma pesquisa usando o Google Trends, é possível analisar quais são as dúvidas mais frequentes sobre energia solar e os medos ou anseios das pessoas que buscam por essa solução na internet.
Dessa forma, você pode criar um conteúdo relevante direcionado a esse público, estabelecendo um diálogo direto com ele.
Além disso, o Google Trends também pode ser usado para conhecer as tendências do seu segmento de mercado. Ao pesquisar por palavras-chave relacionadas à energia solar, você encontrará o crescimento (ou queda) das buscas relacionadas.
Pesquise termos usados por concorrentes, descubra o que está em alta e o que já está ficando para trás quando o assunto envolve soluções em energia solar.
Assim, é possível aprimorar o desempenho das ações de marketing realizadas pelo seu negócio. Com esse recurso, você pode acompanhar a performance das suas estratégias, verificar o pico de popularidade das tecnologias e equipamentos com os quais você trabalha, e assim identificar se o seu plano de marketing está gerando os resultados esperados.
Esse acompanhamento vai oferecer um direcionamento para os seus esforços e, dependendo do tamanho da sua empresa e da quantidade de pessoas que buscam por ela online, pode até mesmo servir para descobrir qual seu impacto por meio das palavras associadas a ela nas buscas.
Dessa forma, você terá condições de descobrir quais as críticas e dúvidas mais comuns, e quais pontos devem ser aprimorados em seu planejamento.
Por conta disso tudo, considera-se que o Google Trends seja uma ferramenta útil que disponibiliza informações muito valiosas, servindo como um guia para quem trabalha com marketing digital e produção de conteúdo.
Com tantas informações que disponibiliza, pode parecer que a plataforma é complexa e difícil de ser utilizada ou compreendida. No entanto, é uma ferramenta prática, intuitiva e muito simples de ser usada. Confira a seguir.
Como usar o Google Trends?
Para começar a usar o Google Trends, clique aqui. Não é necessário fazer cadastro ou fornecer nenhum tipo de informação pessoal para explorá-la.
Logo na primeira página, você terá acesso aos temas mais discutidos na internet atualmente, como um acontecimento marcante ou o lançamento de um filme muito esperado.
Para especificar sua busca, você pode digitar um termo no campo de busca. Evite utilizar termos entre aspas ou nomes próprios (exceto de pessoas públicas) pois nesses casos o Google Trends pode não identificar um volume de busca suficiente para gerar o gráfico.
Ao rolar a página para baixo, você encontrará os países onde o termo é mais pesquisado, e alguns assuntos e pesquisas relacionadas a ele.
Utilizar o Google Trends como uma ferramenta no seu dia a dia não significa necessariamente entrar todos os dias na plataforma para saber o que está em alta no momento.
Isso porque a própria plataforma oferece a possibilidade de alertar os usuários por meio de notificações personalizadas: basta acessar a aba “Inscrições” no menu que fica localizado no canto superior esquerdo, e informar seu e-mail, assunto, região de interesse e a frequência que deseja receber os alertas.
Depois, é só clicar em “inscrever-se” para começar a receber notificações sobre temas específicos que você gostaria de acompanhar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.