Quando o assunto é marketing digital, estamos nos referindo às ações de comunicação que você pode colocar em prática nos meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos e serviços.
Essa estratégia tem se mostrado muito útil para conquistar novos clientes e estreitar o relacionamento com eles, de modo a fidelizá-los.
Trabalhando como integrador solar, você certamente reconhece a importância que um cliente satisfeito pode ter para a reputação e propaganda do seu negócio.
Como as ações focadas no digital não param de avançar, empreendimentos que resistem em aderir ao marketing digital tendem, inevitavelmente, a ficar para trás.
Vale lembrar que o mercado de energia solar está cada vez mais competitivo, por isso investir em estratégias inovadoras pode fazer toda a diferença para te ajudar a se destacar.
Há diversas possibilidades que podem ser exploradas no marketing digital. No artigo a seguir, falaremos sobre as principais ferramentas que você pode aplicar em seu trabalho como integrador solar. Confira!
Entenda seu público-alvo no marketing digital
Antes de desenvolver qualquer estratégia de marketing, é fundamental se dedicar a conhecer seu público-alvo. Todas as técnicas e ações serão criadas a partir desse conhecimento, que é muito valioso.
Entender quem faz parte do seu público-alvo é o primeiro passo para alcançar potenciais clientes com a sua mensagem e a solução que você oferece. É importante entender suas necessidades, hábitos e preferências, o que pode ser feito por meio de pesquisas.
Com base nas informações obtidas, é possível traçar o perfil de um determinado público e construir uma persona. Depois, será necessário adequar a linguagem e o conteúdo para que as ações sejam assertivas e relevantes para essas pessoas.
Sem conhecer o seu público-alvo, todos os outros recursos e investimentos podem acabar se perdendo, pois correm o risco de serem ineficazes. Sendo assim, dedique-se a coletar essas informações estrategicamente.
Invista em inbound marketing digital e marketing de conteúdo
Não tem como falar de marketing digital sem recorrer ao inbound marketing. Também conhecido como marketing de atração, trata-se de uma metodologia que vem ganhando cada vez mais destaque, justamente pelos resultados positivos que oferece a empresas de diferentes segmentos do mercado.
Nesse tipo de estratégia, o cliente é sempre o foco principal. Sendo assim, as ações do seu negócio devem sempre buscar conquistar a atenção das pessoas, para então construir um relacionamento com elas.
Isso é feito por meio da produção de conteúdo nas redes sociais, em blogposts, e-books, etc.
O importante é que esses materiais agreguem valor ao seu negócio e à solução que você oferece. Para isso, é preciso que as necessidades do cliente sejam levadas em conta, implementando técnicas de marketing de conteúdo.
Isso quer dizer que o foco das suas ações e abordagens não deve se restringir a falar sobre seu negócio e seus serviços. Muitas vezes, será necessário produzir materiais não tão explícitos sobre a solução que você oferece.
Lembre-se da jornada de compra do cliente: primeiro, ele precisa identificar que tem um problema, como os altos gastos com a conta de luz, por exemplo.
Pouco a pouco, vá introduzindo a importância de buscar novas formas de energia, fale sobre o consumo consciente e as opções de energias renováveis.
Os blogs e demais páginas do seu site podem ser considerados os canais fundamentais para explorar o marketing de conteúdo, no entanto também é preciso pensar em formas de expandir sua presença para outros canais, como as redes sociais.
Vamos explorar cada uma dessas estratégias a seguir.
Produza conteúdos para site e blog
Uma das principais formas de se destacar no marketing digital é a criação e desenvolvimento de sites que sejam atrativos e interessantes aos olhos de potenciais clientes.
Investir em canais de comunicação eficientes é fundamental, e o site pode ser um deles.
Com um site, você pode buscar um bom posicionamento nos buscadores online, transmitir os benefícios dos seus serviços, oferecer informações objetivas e disponibilizar outras formas de entrar em contato com você ou sua empresa.
Em seu site, é interessante reservar um lugar para o blog. Esse recurso pode oferecer números valiosos para suas estratégias de marketing digital, como o conteúdo que é mais acessado, taxas de geração de leads, quanto tempo o cliente fica em cada página, etc.
Com o site, também é possível disponibilizar um espaço para que o potencial cliente possa realizar seu próprio orçamento de energia solar.
Com ambas essas ferramentas (e as redes sociais) você consegue garantir uma presença digital integrada e abrangente.
Explore as redes sociais no marketing digital
Não é de hoje que empresas e marcas passaram a marcar sua presença em redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Essas plataformas servem como aliadas para quem deseja ampliar sua voz, investir em marketing digital e alcançar mais pessoas interessadas em energia solar.
Por meio delas, é possível atingir seu público-alvo de maneira estratégica e descontraída, seja por meio da publicação de um conteúdo relevante, para tirar dúvidas sobre a solução que você oferece ou simplesmente pela interação em um comentário.
Mas afinal, como usar as redes sociais ao seu favor para se destacar no mercado de energia solar? É importante dedicar-se a manter uma interação constante e facilitada com o seu público-alvo, colocando-se sempre disponível para sanar suas dúvidas.
Isso ajuda a fortalecer o relacionamento com seguidores e potenciais clientes, e ainda te posiciona como uma referência no assunto.
Estar presente nas redes sociais oferecendo conteúdo que interessa ao seu público-alvo é uma forma de assegurar que as pessoas vão se lembrar de você quando estiverem buscando uma solução em energia renovável.
Use estratégias de SEO
Quando o assunto é marketing digital, falar de SEO é imprescindível.
Essa sigla corresponde à técnica Search Engine Optimization, e corresponde a uma série de ações de otimização para sites, blogs e páginas na web que ajudam empresas e profissionais a estarem bem ranqueados pelos buscadores da internet, como o Google.
Uma empresa bem ranqueada estará entre as primeiras opções que aparecem para quem busca por determinadas palavras-chave na web.
Isso confere credibilidade ao negócio, e certamente chama a atenção. Pesquisas apontam que 75% das pessoas sequer passam da primeira página quando pesquisam algo no Google.
Isso mostra como estar nas primeiras posições é importante para quem deseja se destacar e alavancar seu negócio. Para alcançar uma posição privilegiada, é importante implementar uma série de otimizações no seu conteúdo e nos seus canais de comunicação.
Saiba quais são as buscas mais comuns
Assim como é importante fazer otimizações para que sua empresa esteja bem ranqueada nos buscadores da internet, também preciso estar por dentro dos conteúdos mais buscados pelos internautas.
Para agilizar esse processo e obter números precisos, você pode contar com ferramentas específicas, como o Google Trends.
Nele, é possível verificar quais são os assuntos mais buscados no Google referente a um determinado período. Você pode personalizar sua pesquisa e filtrar por categorias, palavras-chave, localização, etc.
Dessa forma, é possível identificar os assuntos que estão em alta na internet, e pensar em campanhas e publicações que vão nesse sentido, explorando temas de interesse do seu público-alvo.
Esteja sempre atualizado
Energias renováveis e marketing digital são dois assuntos que estão em constante evolução.
Portanto, quem trabalha como integrador solar e deseja implementar estratégias de marketing digital precisa estar constantemente atrás de atualizações, não apenas na sua área de atuação, mas também em técnicas para atrair seu público-alvo.
Um profissional dessa área que não acompanha as tendências de cada época corre o risco de ser rapidamente passado para trás por seus concorrentes.
A boa notícia é que atualmente há muitas opções de atividades, feiras, congressos, cursos e mentorias que podem te ajudar a ficar sempre por dentro e se destacar ainda mais, garantindo resultados efetivos e constantes.
Nesse sentido, estabelecer boas parcerias é igualmente importante. A Solfácil é a primeira fintech solar da América Latina, e tem o propósito de ajudar integradores de todo o Brasil a aumentar suas vendas e financiar projetos fotovoltaicos com as melhores condições.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.