A energia solar vem se tornando uma fonte de energia cada vez mais comum, devido a seus inúmeros benefícios financeiros, ambientais e sociais. No entanto, muitas vezes os clientes podem enfrentar dificuldades em manter seus contratos de energia solar ativos, e acabam optando pelo cancelamento desse sistema de energia.
Algumas das razões mais comuns para isso são por mudanças na situação financeira do cliente ou em sua propriedade, insatisfação com a qualidade do serviço prestado ou pela eficiência do sistema de energia solar abaixo do esperado, e em outros casos, essa insatisfação pode estar atrelada ao tipo de atendimento recebido por parte da empresa.
Nesse caso é função do integrador de energia estabelecer um plano de contingência para tentar reverter essas situações na sua empresa.
Mas, o que fazer quando um cliente demonstra o desejo de cancelar seu contrato de serviço? Será que é possível oferecer soluções personalizadas para ajudar esse cliente a manter seu sistema solar ativo e continuar com essa parceria?
Pensando nisso, elaboramos esse artigo com algumas dicas de como oferecer soluções personalizadas para os clientes que estejam pensando ou desejando o cancelamento do contrato do sistema de energia solar.
O que fazer caso o cliente esteja pensando em cancelar o contrato?
Essa é uma situação delicada e que pode acontecer com qualquer integrador de energia solar. Por isso é importante tratar cada caso como único e dedicar uma atenção especial para ele, pois não é apenas um contrato cancelado, é um cliente e possível parceiro que pode estar perdendo.
Ao se deparar com o pedido de cancelamento do contrato deve ser tomada algumas atitudes para tentar reverter essa situação. Dessa forma elencamos algumas soluções que podem te ajudar nesse momento difícil. Que são:
- Compreender os motivos do cliente;
- Avaliar a viabilidade do sistema solar;
- Opções de pagamento;
- Oferecer outras soluções;
- Avaliar a possibilidade de rescisão contratual;
- Manter uma boa relação com o cliente;
- Melhorar a experiência de compra e atendimento.
1. Compreender os motivos dos seus clientes de energia solar
Antes de mais nada é importante que você procure entender o que está motivando o cliente a desejar o cancelamento do contrato de energia solar. Isso pode ser feito através de uma conversa com seu cliente, procurando identificar quais as causas que o fizeram tomar essa decisão.
Busque também compreender como foram os processos de atração, negociação e venda, realizados para esse cliente. Procure descobrir se houve algum problema durante a negociação, essas informações podem te dar um panorama maior sobre a situação e fazer com que compreenda melhor o que está acontecendo.
Leia mais: Atração e retenção de clientes: a importância de cada um para integradores de energia solar
Tente compreender se para o cliente o cancelamento seria de modo definitivo, ou se o mesmo está pensando em cancelar por ora, porém com interesse em retomar o contrato futuramente. Assim saberá de qual maneira abordar o cliente e quais soluções talvez revertam essa situação.
Para isso é importante investir na capacitação dos funcionários que irão atuar na área de reclamações e suporte, para que possam saber exatamente o que fazer durante situações como essa. É normal que no caso de solicitações de cancelamento o motivo seja por alguma insatisfação com o resultado ou serviço contratado, e o cliente pode estar com o humor alterado.
Assim, é importante que a pessoa que irá lidar com esse cliente saiba exatamente o que está fazendo e quais os passos que deve seguir para lidar com essa situação, de maneira ética e profissional.
2. Avaliar a viabilidade do sistema solar
Caso o desejo do cliente de cancelar o contrato seja por se sentir insatisfeito com a qualidade ou eficiência do sistema solar, você deverá avaliar a viabilidade do sistema e planejar soluções que possam melhorar seu desempenho.
Esse planejamento deve ser realizado levantando em conta a situação atual do sistema implantado para o cliente e sua insatisfação, evitando que essas soluções gerem gastos excessivos aos clientes.
Como medidas reparatórias, você pode incluir atualizações de equipamentos, reparos ou ajustes no sistema de energia solar já existentes. Vale a pena reforçar ao cliente as vantagens que a energia solar possui a médio e longo prazo, e como é gerado um retorno positivo para ele, inclusive financeiramente.
Com isso poderá ajudar o cliente a raciocinar se o cancelamento realmente será vantajoso para ele.
3. Opções de pagamento
Se o cliente estiver enfrentando dificuldades financeiras e optar pelo cancelamento, você pode considerar algumas opções que talvez tragam uma solução mais adequada para ele.
Para isso pode verificar a disponibilidade de opções de pagamento personalizadas, como por exemplo, realizar o ajustes nos prazos de pagamento, talvez por aumentar o parcelamento ou prolongar o vencimento de algumas parcelas.
Outra opção seria a redução, temporária ou integralmente, de taxas, melhorando assim os valores das parcelas. Ou pode propor uma pausa temporária no pagamento, ajudando o cliente até que o mesmo consiga se restabelecer financeiramente.
O objetivo nesse caso é encontrar uma solução que permita ao cliente manter o sistema de energia solar e seu contrato ativo, evitando que ele e sua empresa se prejudique financeiramente. Isso vai mostrar ao cliente que você é um profissional ímpar no mercado e que tem o desejo de realmente ajudá-lo.
4.Oferecer outras soluções aos clientes de energia solar
Se mesmo após essas tentativas o cliente ainda mantiver o interesse no cancelamento do contrato e isso se tornar inevitável, você, integrador de energia solar, pode oferecer outras soluções personalizadas para tentar reverter essa situação.
Outra saída seria oferecer ao cliente a opção de atualizar ou modificar o sistema solar que foi instalado para ele, de uma forma que melhor atenda às suas atuais necessidades, evitando assim a rescisão de contrato.
5. Avaliar a possibilidade de rescisão contratual
Em alguns casos, pode ser necessário realmente rescindir o contrato de energia solar. Quando isso acontecer, você deve avaliar cuidadosamente as opções de rescisão contratual para garantir que o processo seja realizado de forma totalmente justa e transparente.
Incluindo a avaliação dos termos do contrato e a aplicação das penalidades contratuais aplicáveis. O fornecedor deve ser claro e transparente com o cliente sobre as consequências da rescisão contratual e ajudar a facilitar o processo de rescisão, fornecendo todas as informações necessárias e orientação adequada.
Nesse ponto pode-se fazer uma nova tentativa de reverter a situação, mostrando ao cliente dados reais:
- Do valor já investido;
- Da taxa mensal de geração de energia;
- Valor do créditos de energia gerados;
- Previsão sobre a economia que teria feito a médio/longo prazo e comparando com o valor que gastará com o uso da energia elétrica convencional.
Tenha esses dados preparados para essa última negociação com o cliente, apresente os dados de modo claro e evite pressioná-lo sobre, essa decisão precisa ser tomada de maneira consciente pelo cliente. Por isso seja o mais verdadeiro e transparente possível, para ajudá-lo nesse momento.
6.Manter uma boa relação com os clientes de energia solar
Independentemente da solução que for acordada, é fundamental que você consiga manter uma boa relação com seu cliente. Isso inclui manter uma comunicação e diálogo aberto e transparente.
Uma boa maneira de estabelecer um diálogo claro com seu cliente é por utilizar de empatia e escuta ativa. A empatia consiste em conseguir se colocar no lugar da outra pessoa, sentir o que ela sente e imaginar como ela reage segundo determinada situação.
A escuta ativa, por sua vez, se trata de uma habilidade que também pode ser aprendida e treinada.
Com ela você se compromete a prestar total atenção na conversa que tem com a outra pessoa, ouvindo atentamente o que está sendo dito e ficando atento também ao não dito, ou seja, na postura e comportamento corporal da outra pessoa, bem como em suas expressões faciais e tons de fala.
Com isso, você conseguirá compreender melhor seu cliente e ele, por outro lado, se sentirá realmente ouvido e compreendido por você, tendo suas preocupações e necessidades ouvidas por você. Isso irá ajudar você a criar uma conexão forte com seu cliente.
7.Melhorar a experiência de compra e atendimento
Para evitar possíveis futuros cancelamentos é imprescindível que haja investimentos na área de atendimento, a fim de se criar uma melhor experiência de compra para os clientes. Você precisa buscar melhorar o atendimento ao cliente, para isso é importante fornecer treinamento adequado aos funcionários responsáveis pelo atendimento ao cliente.
Também é preciso realizar a implementação de um sistema eficiente de gerenciamento de reclamações e garantir que os clientes tenham fácil acesso a informações precisas e atualizadas sobre o sistema de energia solar, manutenções, atualizações e ao contrato do serviço.
Realize um levantamento das reclamações mais recorrentes e compare com os motivos dos cancelamentos, assim poderá estabelecer um paralelo entre o que está incomodando seus clientes e o que os motiva a buscar o cancelamento.
Dessa forma saberá exatamente de que forma melhor seu serviço e onde investir para que essas reclamações diminuam futuramente. Utilize esses dados para treinar de forma mais eficiente sua equipe de atendimento, simulando situações de pedidos de cancelamento de contrato e treinando a equipe para tentar reverter a situação.
Conclusão
Pedidos de cancelamento geralmente trazem por trás descontentamento por parte dos clientes, com o serviço contratado ou insatisfação do resultado obtido com o sistema de energia solar implantado.
Por isso é necessário que você tenha em mente que sua empresa pode e irá passar por essas situações, e o melhor a fazer é se preparar antecipadamente para poder lidar com elas da melhor maneira possível e tentar, assim, revertê-las.
Com um atendimento de qualidade, com funcionários que sejam cordiais, capacitados e utilizem de técnicas adequadas, como empatia e escuta ativa, sua empresa conseguirá atender seus clientes insatisfeitos de maneira adequada, sabendo analisar caso a caso.
Seja por motivos financeiros, venda da residência, insatisfação dos resultados, ou outros motivos, sua equipe estará preparada para oferecer soluções personalizadas que possam contemplar a resolução da demanda do cliente, gerando nenhum ou baixos custos para ele.
Ao implementar essas estratégias, você integrador, pode não apenas oferecer soluções personalizadas para clientes que desejam cancelar o contrato, mas também manter sua base de clientes e continuar fornecendo uma fonte de energia limpa e sustentável para a comunidade.
Todo esse investimento ajudará sua empresa a oferecer um serviço de qualidade e irá criar uma experiência de venda ainda mais satisfatória para seus clientes, tornando sua empresa referência no setor e altamente competitiva no mercado energético.
Com um compromisso contínuo pela satisfação dos seus clientes de energia solar e pela inovação tecnológica, você poderá continuar a ajudar outras pessoas e empresas a realizarem a transição para uma fonte de energia limpa e sustentável, trazendo grandes benefícios para os usuários da energia solar e para a comunidade como um todo.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
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