A autoridade em vendas de energia solar, está sendo cada vez mais levada em consideração pelos seus clientes em potencial, o que é comprovado pelas consultas constantes realizadas pelos consumidores no Reclame Aqui, SAC e nos comentários das redes sociais. 

Hoje em dia, a maior preocupação dos CEOs está relacionada à autoridade e reputação que suas empresas têm no mercado. É o que diz a edição 2020 do World PR Report, um estudo que é referência no que diz respeito ao conhecimento sobre relações públicas ao redor do mundo. 

Todos esses fatos evidenciam a importância dos esforços realizados por uma empresa para que consiga se destacar como uma autoridade em vendas de energia solar.

Afinal, transmitir credibilidade e confiança para seus potenciais clientes é uma das melhores estratégias para incentivá-lo a comprar com você. 

Esse é o princípio do gatilho mental da autoridade, que é utilizado pelas marcas e empresas com o intuito de se transformarem em referências para o seu público. Para saber mais sobre essa técnica, confira o nosso artigo a seguir! 

O que é o gatilho mental da autoridade em vendas de energia solar?

Os gatilhos mentais são respostas inconscientes emitidas pelo nosso cérebro em momentos nos quais é necessário tomar uma decisão.

Influência que o gatilho mental da autoridade exerce no setor de energia solar

Esses impulsos evitam que aconteça um esgotamento mental em função do excesso de decisões que precisamos tomar diariamente. Assim, muitas decisões são tomadas sem que nós nem mesmo percebamos. 

Como muitos dos estímulos aos quais estamos expostos estão relacionados a questões humanas básicas, muitos dos gatilhos mentais são comuns e acarretam reações semelhantes.

Como alguns desses estímulos se repetem, foram realizados muitos estudos psicológicos a respeito do assunto, que ajudaram a elaborar técnicas de marketing e vendas que estimulam a tomada de decisão baseada no uso de gatilhos mentais.

Um dos principais recursos utilizados nesse contexto é o gatilho mental da autoridade em vendas de energia solar, que é uma técnica que persuasão que funciona posicionando uma marca ou empresa como referência no mercado de energia solar.

Assim, transmite mais credibilidade para o consumidor, o que interfere na sua tomada de decisão sobre comprar ou não a solução oferecida.

Quando uma empresa reforça o domínio e a experiência que possui em seu nicho de atuação e os resultados proporcionados pelas suas soluções, tem grandes chances de conquistar a confiança do cliente. Isso faz com que ele sinta mais segurança para fazer uma escolha. 

O gatilho da autoridade é, portanto, uma estratégia altamente eficaz para acelerar a jornada de compra do consumidor e incentivá-lo a adquirir os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Segundo Edu Neves, CEO da plataforma Reclame Aqui, aproximadamente 70% dos consumidores que visitam o site estão no momento da pré-compra, o que evidencia a importância da imagem de uma empresa para quem está prestes a fechar um negócio com ela.

É por isso que o gatilho da autoridade é comumente utilizado em sincronia com o gatilho de prova social, uma vez que são os clientes de uma empresa que ajudam a construir sua autoridade no mercado. 

Um dos exemplos mais conhecidos do uso do gatilho de autoridade é a clássica frase “nove em cada dez dentistas recomendam este creme dental”. Esse argumento é muito utilizado e funciona porque imprime autoridade à marca.

Aos olhos do consumidor, se um especialista recomenda uma opção específica, é provavelmente porque ela é superior às demais. 

Durante as negociações, o gatilho da autoridade pode ajudar a conferir maior credibilidade ao discurso de venda.

Transmissão de credibilidade e segurança para o cliente

Ele pode ser utilizado para que você se posicione como uma autoridade em relação à energia solar, por exemplo, ou para tornar sua solução ou empresa uma grande referência no assunto.

Em suma, esse gatilho mental pode ser utilizado a partir do conhecimento, da experiência ou dos resultados obtidos. Confira a seguir algumas dicas para implementar esse gatilho em suas estratégias.

Como utilizar o gatilho da autoridade em vendas de energia solar?

Como mencionado acima, há diferentes técnicas que podem ser utilizadas para fortalecer sua autoridade no mercado de energia solar. Tendo isso em mente, é importante saber como adequar as ações às necessidades do seu público e às particularidades desse nicho específico de mercado.

Continue a leitura para conferir algumas dicas para explorar esse gatilho mental e obter melhores resultados com ele.

Construa a presença digital da sua empresa

A importância da presença digital de um negócio parte do seguinte princípio: o que seu cliente encontra quando busca pela sua empresa no Google ou nas redes sociais?

Para construir sua presença digital, é preciso garantir que ele encontre informações que comprovem a credibilidade da empresa. Nesse sentido, as principais ferramentas e canais nos quais você pode investir são o site, SEO, redes sociais e Google Meu Negócio. 

É importante ter um site porque ele serve como uma página oficial para compartilhar informações atualizadas sobre o seu negócio e disponibilizar uma vitrine virtual das soluções que ele oferece.

Otimizar suas páginas para SEO é fundamental para ranquear seu site entre os primeiros resultados do Google, para que assim ele seja facilmente encontrado pelas pessoas.

Já as redes sociais são úteis para manter um canal de comunicação direta com o público, e gerar valor através da divulgação de conteúdos relevantes.

As principais utilizadas são Instagram, Facebook e LinkedIn, mas vale à pena conferir onde o seu público está concentrado para garantir uma maior proximidade. 

Por fim, o Google Meu Negócio é um recurso gratuito, por meio do qual é possível que as empresas gerenciem sua presença online no Google e apresentem as principais informações da marca em buscas realizadas nessa plataforma. 

Invista na produção de conteúdos

Como você já deve imaginar, não basta se fazer presente na internet: é preciso ir além e gerar valor para o consumidor. Como no exemplo acima, no qual mencionamos a importância das redes sociais para elaboração e divulgação de conteúdos que sejam do interesse dos seguidores da empresa. 

Veja como produzir conteúdos relevantes transmiti a autoridade em vendas de energia solar

Investir em estratégias de conteúdo é mais uma forma de trabalhar o gatilho da autoridade, o que pode ser feito por meio de um blog ou das redes. Aborde assuntos que sejam relacionados à energia solar e que possam ajudar a sanar as dores e dúvidas mais comuns vivenciadas pelos seus clientes. 

Produza conteúdos originais e que ajudem a demonstrar o diferencial da sua empresa. Isso certamente ajudará o seu negócio a se destacar da concorrência. 

A partir desse tipo de estratégia, sua empresa mostra que tem amplo domínio sobre o setor que atua, comprovando a credibilidade da marca e posicionando-a como uma especialista em energia solar. 

Comprove a experiência da sua empresa

Outra forma de comprovar a autoridade da marca é compartilhar números e conquistas relevantes para a empresa. 

Para ativar o gatilho mental a partir desses recursos, divulgue prêmios e reconhecimentos recebidos pelo seu negócio, os anos de experiência atuando no mercado de energia solar, o número de vendas ou instalações realizadas e os marcos alcançados ao longo dos seus anos de crescimento.

Tudo isso certamente terá um peso significativo para que potenciais clientes enxerguem a sua empresa e o seu trabalho como uma referência em relação à energia solar.

Compartilhe os resultados das suas soluções

Poucas coisas têm maior poder de convencimento do que os resultados. Afinal, é justamente isso que os clientes querem ao investir em uma solução, não é mesmo?

O mesmo vale para energia solar: quem investe nesse tipo de tecnologia deseja ver resultados no que diz respeito à economia de energia e diminuição dos gastos na conta de luz. 

Compartilhar os resultados obtidos pelos seus clientes é mais uma forma eficaz de fortalecer a autoridade do seu negócio e das soluções com as quais ele trabalha.

Isso serve para que outras pessoas interessadas em investir em energia solar vejam que os seus produtos e serviços têm o respaldo de outros consumidores que já os experimentaram. 

Isso faz com que as pessoas se sintam muito mais seguras para fazer a sua compra. Sendo assim, incentive os consumidores a compartilhar suas avaliações e depoimentos sobre as soluções adquiridas.

Se for o caso, você pode aproveitar a oportunidade para fazer um case de sucesso baseado em uma dessas experiências.

Faça parcerias com outras autoridades

Fazer uma aliança com outras autoridades relacionadas ao seu nicho de mercado é uma ótima maneira de atribuir ainda mais credibilidade para o seu negócio. Nesse sentido, há duas opções interessantes.

Confira como fazer parcerias de sucesso com outras autoridades

Uma delas é fazer parcerias com influenciadores digitais envolvidos com a temática de energia sustentável e especialistas em energia solar, como pesquisadores da área, por exemplo.

Outra possibilidade é se aliar a empresas que não necessariamente atuem no segmento de energia solar, mas que talvez atendam um público semelhante ao seu, ou com interesses parecidos. Esse pode ser o caso de escritórios de engenharia e de arquitetura e lojas de equipamentos de construção. 

Ao validarem a sua empresa para os seus respectivos públicos, essas parcerias contribuem para o fortalecimento da reputação do seu negócio, além de ajudarem a aumentar o seu alcance.

Para acertar na escolha dessas parcerias, certifique-se de se aliar a pessoas e empresas com valores e posicionamentos similares aos do seu empreendimento, assim você evita contradições e crises de imagem para a sua marca.

Gostou das dicas que viu por aqui? Com elas, você poderá explorar o gatilho mental da autoridade da melhor forma para conquistar a confiança do público e aumentar as suas vendas em energia solar. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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