O Brasil é um país com uma das matrizes energéticas mais verdes do mundo, por aqui boa parte da energia vem de fontes reutilizáveis. Veja o ranking dos estados que mais produzem energia solar.

Nas últimas décadas, o mundo vem buscando alternativas sustentáveis para a produção de energia, frente ao aumento da poluição que as fontes não renováveis causam, além de outros impactos ao meio ambiente.

O Brasil é um dos países que mais utiliza energias verdes para a produção de energia solar. Descubra quais são os estados que mais produzem energia solar e como é a matriz energética do país.

O que é matriz energética?

A matriz energética é a união de todas as fontes que um país utiliza para a produção de energia.

Essas fontes podem ser renováveis ou não renováveis e consequentemente mais poluentes, e que ainda são as mais utilizadas mundo afora.

Saiba como a energia solar pode ser transformada em energia elétrica
Utilizar recursos naturais renováveis para produzir eletrecidade é algo que os países vêm buscando

A questão ambiental é uma das principais razões pela busca por novas fontes de energias e também menos poluentes. Nesse quesito o Brasil tem destaque pois boa parte da energia nacional vem de hidrelétricas.

A matriz energética do Brasil

Como dito, a energia brasileira é muito limpa, quase 60% de tudo que é produzido é produzido através da energia hídrica.

a foto, Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu
Apesar de todo o Sol, a energia hídrica segue como a principal forma de produção de energia do Brasil. Na foto, Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu

A segunda principal fonte de energia é a eólica com 11% do total. A biomassa e a solar apresentam, respectivamente, 8% e 2,5% do total da produção energética nacional.

Energia nuclear, gás natural, carvão mineral, petróleo e combustíveis fósseis, que são fontes não renováveis, são pouco mais de 15% de toda a energia que o Brasil produz.

O que são fontes renováveis?

As fontes reutilizáveis e renováveis de energia são aquelas que não se esgotam, pois elas estão sempre se renovando.

Placas de energia solar
Umas das energias mais limpas de todas é a solar

Essas fontes também geram um menor impacto ambiental em comparação às fontes não renováveis, pois não liberam monóxido de carbono e outros resíduos que agridem a natureza. 

As fontes renováveis são, a eólica (energia dos ventos), hídrica (energia das águas de rios), biomassa (energia obtida através de matéria orgânica), oceânica (energia vinda da força das ondas e marés), geotérmica (obtenção através do calor do interior da Terra) e a solar.

O que são fontes não renováveis?

Essas fontes, utilizadas a mais tempo, têm um problema que são finitas e uma vez que o recurso se esgote, ele não estará mais disponível.

Podemos citar o petróleo, gás natural, carvão mineral e a energia nuclear.

Industrias soltando fumaça
A queima de combustíveis fósseis gera muita poluição. Na foto, Refinaria Navajo, nos EUA

Além de serem não renováveis, elas são muito poluentes e em alguns casos mais caras também.

Quando alguma forte estiagem atinge o Brasil, é comum que o governo ative as usinas termelétricas, aumentando o valor da conta de luz.

Ranking dos estados que mais produzem energia solar

Veja agora os estados que são os maiores produtores de energia solar no Brasil, segundo levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), junto com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). 

Minas Gerais

Localizado na região Sudeste do Brasil, o estado de Minas Gerais é o maior produtor de energia solar do país. 

Segundo o levantamento da ANEEL e da ABSOLAR, o estado produz 1.539,5 MW, o que representa mais de 17%  de tudo que é produzido pelo Brasil.

Na foto, Igreja São Francisco de Assis da Pampulha em Belo Horizonte
Minas Gerais é o estado que mais produz energia solar no Brasil. Na foto, Igreja São Francisco de Assis da Pampulha em Belo Horizonte

A segunda maior usina solar da América Latina é mineira e se localiza na cidade de Pirapora, que fica a 300km da capital, Belo Horizonte.

A usina conta com uma área de 800 hectares e tem potencial energético para abastecer 400 mil casas durante um ano.

Os painéis solares dessa usina são móveis, eles se movimentam de acordo com a movimentação do planeta, o que permite uma maior geração de energia. 

São Paulo

Também na região Sudeste, o estado de São Paulo leva a medalha de prata dos maiores produtores de energia solar do Brasil.

AV. Paulista
A mais paulista das avenidas, a Av. Paulista, é simbolo do estado que ocupa a segunda posição de maior produtor de energia solar

O estado, que é um dos mais importantes economicamente da União, produz 1.210,9 MW, o que é 13% de todo o total brasileiro.

Rio Grande do Sul

O terceiro colocado no ranking de maiores produtores de energia solar do Brasil é o estado mais ao Sul do país, o Rio Grande do Sul. 

Quem já teve oportunidade de visitar a região no inverno sabe do frio que faz por lá. Não são raros os dias com neve e temperaturas negativas que atingem o estado.

Por do sol
Pôr do Sol no Lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, terceiro maior estado produtor de energia solar

Mas durante o verão, os gaúchos não podem reclamar da falta de calor. Já foram registrados 40,7 graus na capital, Porto Alegre, em 1943.

Com tanto calor e Sol, o Rio Grande do Sul é responsável pela geração de 1.099 MW de energia solar. Quase 12% do total nacional. 

Mato Grosso 

Outro estado com bastante calor é o Mato Grosso. Durante o verão, a região é atingida pela massa de ar Tropical Continental, que traz altas temperaturas e poucas chuvas. 

Prédios e arvores
Vista de Cuiabá, cidade que mais produz energia solar no Brasil

O Mato Grosso fica na quarta posição entre os maiores produtores de energia solar do Brasil, com uma geração de 649,1 MW, 7% de tudo o que o país produz.

E a capital do estado de Cuiabá, é a cidade brasileira que mais produz energia solar. Sozinha, ela representa 1,2% do total nacional, o que é 111 MW de energia.

Santo Catarina

O Sul do país é a segunda região que mais produz energia solar no Brasil, atrás apenas da região Sudeste. Além da energia solar, a região Sul tem a principal usina hidrelétrica do país, localizada no estado do Paraná, a Usina de Itaipu.

Santa Catarina é mais um representante do Sul no top 5 dos maiores produtores de energia solar do Brasil.

ponte sobre o rio
A Ilha da Magia, Florianópolis, é a capital do estado de Santa Catarina, quinto maior produtor de energia solar do Brasil

O estado, que tem como capital a cidade de Florianópolis, gera 491,2 MW de energia solar, um pouco mais de 5% de toda a produção brasileira. 

Agora que você conhece os estados que mais produzem energia solar, conheça as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso. 

Veja um story resumido do texto!

Posts Similares

Estórias Solares