Muitas empresas buscam formas de se destacar no mercado, ainda mais no setor de energia solar, que está se tornando cada vez mais competitivo. Atualmente, um dos principais fatores que ajuda a diferenciar produtos e serviços semelhantes oferecidos por empresas diferentes é o atendimento personalizado para clientes de energia solar.
A personalização do atendimento é uma estratégia importante para manter os clientes satisfeitos e leais à sua empresa. Segundo um relatório produzido pela empresa Epsilon, 80% dos consumidores estão mais dispostos a comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas.
Dados como esse ressaltam a importância de concentrar esforços em entender as necessidades e expectativas de cada cliente individualmente e oferecer soluções personalizadas para atendê-las.
Mesmo nos casos em que o cliente abandonou a negociação por algum motivo, o atendimento personalizado pode ser o melhor caminho para reconquistá-los.
No artigo a seguir, trataremos sobre algumas técnicas que ajudam a oferecer um atendimento personalizado, e como ele pode ser utilizado para recuperar clientes que abandonaram o contrato. Confira!
Técnicas para oferecer um atendimento personalizado
O atendimento personalizado é uma abordagem na qual a empresa se concentra em fornecer um serviço sob medida para as necessidades individuais de cada cliente.
É o oposto de um atendimento genérico e padronizado, já que aspectos como histórico de compras, preferências, feedbacks e outras informações são consideradas na hora de interagir e criar uma experiência única para cada cliente.
Veja a seguir algumas técnicas para implementar esse tipo de atendimento em sua empresa de energia solar.
Conheça seu público
É impossível oferecer um atendimento personalizado se você não souber com quem está falando. Por isso, é importante identificar uma persona, ou seja, o tipo de cliente ideal para a sua empresa.
Conhecer seus hábitos, preferências de consumo, personalidade e a forma como se comunica vai ajudar a elaborar uma estratégia assertiva para um atendimento personalizado. Fazer uma pesquisa de persona pode te ajudar a identificar esse público
Essas informações são valiosas, pois ajudarão sua empresa a criar uma conexão e fazer com que seus clientes percebam que são notados.
Construa uma relação
Não basta saber quem é seu cliente: é preciso se dedicar a construir um relacionamento com ele. Mantenha contato e certifique-se de que ele esteja sempre por dentro das novidades da empresa. Use as redes sociais, o WhatsApp e o e-mail para garantir essa interação.
O objetivo é evitar que o cliente se esqueça da sua empresa, e lembre-se dela como uma referência importante no segmento de energia solar. Dessa forma, quem sabe você consegue garantir algumas recomendações para outras pessoas interessadas em investir na produção da própria energia?
Humanize a interação
O atendimento personalizado precisa ser fluido, autêntico e natural. Ninguém gosta de interagir com robôs, ou com atendentes que se comunicam como se fossem um.
Tratar cada cliente de forma humanizada é o melhor caminho para garantir a personalização do atendimento. Adeque sua linguagem e sua abordagem às preferências do cliente, assim você também garante que ele tenha uma maior identificação com sua empresa.
Ofereça exclusividades
Outra técnica extremamente eficaz para personalizar o atendimento é possibilitando que ele se sinta único. Você pode fazer isso oferecendo brindes, ofertas e condições de pagamento exclusivas para os clientes mais fiéis e engajados.
Priorize esses clientes sempre que houver oportunidade, como ao informá-los antecipadamente sobre lançamentos, por exemplo. Com isso, você faz com que eles saibam que são importantes para sua empresa, o que ajuda muito na construção de um relacionamento genuíno e duradouro.
Tenha um banco de dados atualizado
Todos os dados do cliente e detalhes sobre as interações realizadas com ele devem ser registrados e atualizados com frequência. Assim, sua empresa cria um histórico rico e confiável sobre cada cliente, o qual seus atendentes podem consultar para personalizar seu atendimento.
Isso facilita o trabalho dos seus colaboradores, ajuda a identificar padrões de comportamento e tornar as interações ainda mais personalizadas, gerando mais confiança e satisfação nos clientes em relação a sua empresa.
Agora que você já conhece algumas técnicas para implementar um atendimento personalizado em sua empresa, confira como usá-lo para recuperar clientes de energia solar que abandonaram o contrato.
Como recuperar clientes com o atendimento personalizado?
O atendimento personalizado deve ser uma prioridade da sua empresa, independente da ocasião, do perfil de cliente atendido ou de qualquer outro tipo de especificação.
Se tratando de clientes que abandonaram a negociação, ele é ainda mais importante, já que pode ser explorado como um recurso para se reaproximar dessas pessoas.
Nesses casos, é preciso entrar em contato com esses clientes o mais rápido possível para entender o motivo do afastamento e demonstrar que você valoriza o relacionamento que foi construído com eles durante o processo de vendas. Uma abordagem personalizada pode ser a chave para reverter a situação.
No setor de energia solar, é de suma importância levar em consideração as preocupações de cada cliente. Se ele tiver demonstrado insatisfação com o preço, por exemplo, considere a possibilidade de oferecer um desconto ou um plano de pagamento mais flexível.
Se o problema está relacionado a alguma especificidade técnica do sistema fotovoltaico, tente reavaliar o projeto e oferecer uma solução que atenda melhor às suas necessidades.
A empatia é fundamental em qualquer situação de atendimento. Reconheça os sentimentos do cliente e demonstre que você entende como ele se sente. É necessário demonstrar que você tem conhecimento a respeito da situação enfrentada por ele e está comprometido a resolvê-la.
Esse tipo de postura pode ajudar a reconquistar a confiança do cliente e transformá-lo em um cliente fiel à empresa.
Por fim, mantenha um acompanhamento contínuo para garantir que o cliente esteja satisfeito com a solução oferecida e para oferecer suporte adicional, se necessário. Isso mostra que você valoriza o relacionamento com o cliente a longo prazo e se preocupa em garantir uma experiência completa e satisfatória.
Dessa forma, o atendimento personalizado pode ser o caminho mais eficaz para recuperar clientes que tenham se afastado da negociação e desistido da compra devido a alguma falha da empresa.
Certifique-se de que o problema em questão é passível de resolução e mostre seu comprometimento em resolvê-lo.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.