De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) a energia solar tornou- se a terceira maior fonte da matriz nacional, em julho, ultrapassando as termelétricas de gás natural e de biomassa.

A fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$86,2 bilhões em novos investimentos, 

R$22,8 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 479,8 mil empregos em dez anos, afirma a Associação. Segundo, Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho de administração da Absolar, a energia solar é a primeira na rapidez de novas usinas de geração.

“Uma usina fotovoltaica de grande porte fica operacional em menos de 18 meses, desde o leilão até o início da geração de energia elétrica. E basta apenas 24 horas para transformar um telhado ou um pequeno terreno em uma fonte de geração de eletricidade.”

A energia gerada pela luz do sol será responsável por 17% da matriz brasileira e irá superar a eólica até 2031, segundo previsão do Ministério de Minas e Energia. A geração fotovoltaica tem atualmente no país 16,41 gigawatts (GW) de potência instalada, o equivalente a 8,1% da matriz brasileira.

Posts Similares