Filmes, livros, séries, documentários, um episódio de podcast… sabe o que todos esses produtos culturais têm em comum e por que eles geralmente fazem tanto sucesso? Eles fazem as pessoas que os consomem sentir algo. Isso é resultado do storytelling, que pode ser definido, basicamente, como a arte de narrar histórias. 

De alguns anos para cá, elementos explorados nessas obras passaram a ser aproveitados em outros campos, como no marketing e na abordagem de vendas.

Ao observar o impacto que as técnicas de storytelling podem provocar nas pessoas, especialistas dessas áreas passaram a implementá-las para obter melhores resultados.

No artigo a seguir, você pode obter mais conhecimentos sobre o storytelling e como essa estratégia pode ser utilizada para apresentar depoimentos de clientes satisfeitos em energia solar. Boa leitura! 

O que é storytelling? 

Partindo do significado por trás da palavra, “storytelling” significa contar histórias. Falando assim até parece simples, não é?

E, realmente, quem sabe explorar bem o storytelling o faz de maneira sutil, envolvendo o cliente sem que ele nem mesmo perceba que há uma estratégia muito bem elaborada por trás disso. 

A verdade é que, para desenvolver um bom storytelling, é preciso basear-se em técnicas para gerar identificação no cliente e despertar emoções. Trata-se de um trabalho minucioso e complexo, assim como a produção de um bom filme, por exemplo. Existem recursos que são utilizados para surpreender, fazer rir, assustar, arrancar lágrimas e assim por diante.

Entenda o que é o storytelling e para que serve.

Seja qual for a história que você deseja contar por meio dos depoimentos dos seus clientes, é importante utilizar os seguintes elementos: 

  • Personagens: Se tratando de vendas, o personagem é geralmente o cliente, que assume o papel de “mocinho” ou “heroi”. É em torno dele que a história se desenvolve;
  • Ambiente: É o cenário onde a trama se passa. Na região onde sua empresa atua, por exemplo, ou até mesmo na casa ou empresa do cliente;
  • Conflitos: São as reviravoltas e os desafios enfrentados pelos personagens durante a jornada, garantindo que o ouvinte se envolva e esteja atento ao desenrolar da história;
  • Mensagem: Funciona basicamente como a “moral da história”, ou seja, a lição que é ensinada a partir do relato compartilhado.

Essa estrutura é geralmente mantida tanto no enredo de obras culturais como na abordagem de vendas. Nesse último caso, as histórias são construídas para chamar a atenção do consumidor, vender e fidelizar. 

Ficou interessado em implementar essa estratégia em suas vendas de energia solar? Então vem com a gente para o próximo tópico! 

Incentive o consumidor a compartilhar sua opinião

Antes mesmo de desenvolver a estratégia de storytelling, é preciso ter histórias para contar. Para isso, você deve incentivar os clientes que demonstraram satisfação com a solução oferecida a compartilhar relatos ou opiniões sobre a experiência que tiveram com a sua empresa. 

Quando esse relato é bem construído, pode fazer parte do storytelling e gerar ainda mais impacto do que outras formas de aplicação dessa estratégia.

O depoimento de consumidores reais e satisfeitos tem um valor inestimável, pois funciona como uma prova social da qualidade do seu trabalho e do serviço prestado. 

Incentive seu cliente a compartilhar sua experiência de compra.

Para que isso aconteça e de fato envolva outras pessoas interessadas em investir em energia solar, é preciso que os comentários causem impacto.

Se um cliente disser simplesmente que “gostou” da experiência, do produto no qual investiu ou da atuação da empresa, talvez isso não cause o efeito desejado. 

O ideal é que os consumidores façam uma resenha avaliativa mais completa, com informações que sirvam para orientar o processo de decisão de outros compradores em potencial. Para incentivar isso, que tal oferecer recompensas pelas avaliações?

Depois de coletar a opinião de seus clientes, é hora de trabalhar em cima delas para criar uma narrativa robusta e que atraia mais público. Confira a seguir como fazer isso.

Como usar o storytelling? 

Para utilizar o storytelling na apresentação de depoimentos de clientes, o primeiro passo é identificar, entre as opiniões compartilhadas pelos clientes previamente, uma história inspiradora que valha a pena ser compartilhada. 

Essa história deve ser inspiradora, interessante e envolvente aos olhos do público. Procure por histórias reais de clientes que ficaram satisfeitos após investir em energia solar. É importante que a história seja autêntica e relevante para o público-alvo.

Você pode narrar a história de alguém que conseguiu reduzir significativamente sua conta de energia após a instalação de um sistema fotovoltaico, por exemplo, ou de uma indústria que tenha obtido sucesso em reduzir sua emissão de gases de efeito estufa na atmosfera ao aderir à energia solar. 

Como usar essa importante ferramenta na divulgação de suas provas sociais.

O próximo passo é definir os personagens, como o cliente que passou a se beneficiar com a energia solar, o vendedor responsável por aquele contrato, a equipe de instalação do sistema e quaisquer outros envolvidos.

Ao apresentar esses personagens, certifique-se de dar a eles uma personalidade distinta e detalhes específicos que ajudem o público a se conectar com eles e com a história.

Em seguida, é hora de desenvolver a narrativa. Ela deve ser envolvente e mostrar o problema que o cliente enfrentou antes de decidir investir em energia solar, como a solução foi encontrada e como isso melhorou sua vida. Use elementos para ilustrar o ponto da história e envolver o público.

Uma narrativa envolvente é a chave para envolver o público e transmitir a mensagem desejada. Lembre-se de que a história deve ser fluida e ter um ritmo agradável para que quem a acompanha não perca o interesse.

Dependendo da forma como essa história é contada, considere usar elementos visuais, como fotos ou vídeos, para tornar a história mais palpável. Inclua imagens do processo de instalação da energia solar, dos resultados obtidos e dos benefícios para o cliente e para o meio ambiente. 

Se possível, acrescente vídeos ou áudios do relato do seu cliente, lembrando que tudo isso deve ser coletado com a devida autorização. Caso não tenha registros desse tipo, use uma frase dita pelo cliente para mostrar sua satisfação com o resultado.

Aplicando o Storytelling no compartilhamento dos seus depoimentos dos clientes satisfeitos com seus produtos e serviços

Esses elementos são responsáveis por dar vida à história e torná-la mais real para o público, transmitindo a mensagem desejada de forma mais clara e impactante. 

Ao encerrar a história, é importante deixar uma mensagem positiva sobre os benefícios da energia solar e como ela pode ajudar outras pessoas a resolver problemas semelhantes aos enfrentados pelo cliente. 

Reforce os pontos positivos da experiência e incentive outras pessoas a considerar a energia solar como uma opção viável. Essa mensagem final deve ser clara e impactante, para que o público possa reter as informações e ser motivado a tomar uma ação.

Ao seguir essas dicas, você tem condições de criar uma narrativa envolvente e autêntica que ajude a promover os benefícios da energia solar e incentivar outras pessoas a adotá-la como uma alternativa sustentável e econômica.

O storytelling pode ser implementado em diversas ocasiões. A mais comum delas é na página “Quem Somos” no site oficial da sua empresa, mas um bom marketing é aquele que encontra seus clientes onde quer que eles estejam.

O uso dessa ferramenta da forma certa, é a chave para o sucesso de sua estratégia.

Sendo assim, explore outras possibilidades, inserindo sua narrativa na bio ou nas publicações de redes sociais, na página do seu produto (no caso de e-commerces), na comunicação realizada por e-mail, em conteúdos divulgados pela imprensa, e muito mais.

Sempre que possível, use uma combinação equilibrada de narrativa por escrito, vídeo e demais recursos visuais. Isso ajudará a atrair a atenção do público.

Ficou com alguma dúvida de como utilizar o storytelling para apresentar depoimentos de clientes satisfeitos com a solução adquirida da sua empresa? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo, e assim que possível te ajudaremos a resolvê-la! 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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