Um sistema CRM gratuito é uma ferramenta importante para profissionais e empresas que desejam gerar mais vendas. A sigla vem do termo Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em tradução para o português.
Com um CRM, você consegue controlar todas as ações feitas e programadas em relação aos seus clientes, incluindo contatos, e-mails, ligações, histórico, follow-up, leads e oportunidades.
Tudo isso pode ser gerenciado de maneira sistemática e otimizada por meio do CRM, para que você possa aposentar de uma vez por todas suas planilhas e anotações bagunçadas. Com isso, você conseguirá um processo de vendas mais produtivo, eficiente e simplificado.
Confira a seguir mais detalhes sobre o CRM e como montar o seu através da ferramenta Trello.
O que é o CRM gratuito?
O CRM é um sistema de vendas que serve para registrar e organizar os pontos de contato entre o vendedor ou integrador solar e um potencial cliente. Ao armazenar todo o histórico dos seus contatos, o CRM permite ao profissional fazer abordagens mais eficientes.
Dessa maneira, a cada contato o integrador pode armazenar em sua ferramenta CRM todos os dados do cliente que conseguir coletar e a descrição de cada uma das interações.
Por isso, o CRM é muito mais do que uma simples lista de contato. Seu modo completo de armazenar informações permite realizar abordagens mais assertivas e construir um relacionamento duradouro com os clientes, impactando sua experiência durante todo o processo de venda.
O melhor é que esse tipo de ferramenta está se tornando cada vez mais acessível. Atualmente, é possível fazer um CRM até mesmo através do Trello, app super acessível e intuitivo, desenvolvido para gerenciamento de projetos. Confira a seguir como montar seu CRM gratuito por lá.
Faça listas de acordo com as etapas do seu pipeline
Ao iniciar qualquer novo projeto pelo Trello, é preciso primeiro escolher o layout. No caso do CRM, o ideal é optar por fazer uma lista para cada estágio ou etapa do seu pipeline de vendas.
Você também pode acrescentar listas para contatos que não conseguiu fechar vendas, de modo que possa resgatá-los em outras ocasiões.
Essas listas vão ajudar a estabelecer um fluxo de trabalho para representar sua realidade, por isso é tão importante configurar seu quadro de acordo com seu pipeline de vendas.
Usar uma nova ferramenta envolve adaptação, portanto pode ser necessário organizar e modificar seu quadro até que ele faça sentido para o seu método de trabalho.
Sendo assim, sempre que identificar um novo passo ou etapa no seu pipeline, adicione-o como uma nova lista ao seu quadro no Trello, ou remova aqueles que não fazem sentido manter.
Essa praticidade é uma das principais vantagens de usar o Trello como sistema de CRM, já que é possível adicionar novos passos ou modificá-los sempre que for preciso.
Adicione e organize seus contatos
Cada contato pode ser adicionado ao Trello por meio dos cartões, de modo que você armazene todas as informações de que precisa. O app tem uma série de funcionalidades para tornar esse processo organizado.
É possível, por exemplo, adicionar contatos manualmente, ou enviá-los automaticamente para o Trello.
Nesse segundo método, a cada vez que um novo contato preencher o formulário que você disponibiliza para captação de leads (por meio do Google Forms, TypeForm, SurveyMonkey, etc.), as informações são automaticamente enviadas para um cartão na lista de “entrada” do quadro que você criou no Trello. Depois, é só posicioná-lo segundo o seu fluxo de trabalho.
Use as etiquetas do Trello para organizar e classificar seus potenciais clientes da maneira que julgar mais adequado. Você pode separá-los de acordo com o produto ou serviço que estão interessados, o nível de interesse ou pela forma que conseguiu o contato.
Para quem gostaria de implementar um sistema de CRM mais simples em um primeiro momento, os passos até aqui são suficientes.
Mas há também a possibilidade de investir um pouco mais na configuração do seu fluxo de trabalho no Trello, de modo a deixá-lo ainda mais otimizado. Continue a leitura para saber mais.
Outras funcionalidades do Trello para CRM
Ter um checklist no seu processo de vendas é importante pois garante estar no controle da situação, independente da complexidade da tarefa. Uma das funcionalidades extras mais interessantes do Trello é o Checklist, que está disponível em todos os cartões do trello.
No seu checklist, você pode acrescentar os passos que realiza ao entrar em contato com as pessoas interessadas em seus serviços. Basta criá-la uma vez, depois é só copiá-la para outros cartões. Assim, fica mais fácil monitorar o que já foi feito e qual o próximo passo de cada contato.
Outra funcionalidade que vale a pena conferir é a Data de Entrega. Como o próprio nome do recurso já sugere, permite acompanhar quando você precisa fazer algo para um contato, como enviar uma proposta, informações do projeto fotovoltaico ou cases de outros clientes.
Por meio dessa ferramenta, o Trello cria um alerta de notificação para te lembrar de realizar determinada tarefa. Ao concluir a ação, mude a data de entrega para seu próximo prazo.
Com essas possibilidades de personalização, seu quadro no Trello pode ser adaptado de modo a atender melhor seu fluxo de trabalho e conter atividades de acordo com seus processos.
Quer mais uma dica? Adicione uma lista a mais no seu quadro, para reunir todos os recursos utilizados por você durante o contato com potenciais clientes.
Lá, você poderá armazenar templates para e-mails e abordagens no WhatsApp, anotações de conexões do LinkedIn, apresentações, conteúdos relevantes nas redes sociais do seu negócio e qualquer outro item que pode ser utilizado como referência ou material e ser enviado para os seus leads.
Reunir todas essas informações importantes em um único espaço vai te ajudar a otimizar o seu dia a dia de trabalho.
O melhor de tudo é que todas as funcionalidades mencionadas aqui estão presentes na versão gratuita do Trello, e as informações que você acrescentar ficam armazenadas na nuvem do app.
Viu como ter um sistema de CRM gratuito pode ser muito mais simples do que você imagina? Antes de sair, deixe sua opinião nos comentários abaixo.