Realizar uma boa gestão de pessoas é considerado um desafio para muitos empreendedores, mas é fundamental para o desempenho e o bem-estar da equipe, e para manter os processos organizados

A alta competitividade do mercado hoje em dia tem levado a um foco excessivo em resultados, o que pode ocasionar erros em gestão de pessoas e gerar insatisfação, falta de engajamento e desmotivação.

Uma gestão equivocada pode, portanto, gerar resultados contrários aos que uma empresa busca.

Muitos líderes empresariais se equivocam ao pensar que formar um time de funcionários capacitados e produtivos é o suficiente. No entanto, o verdadeiro segredo está em como reter essa equipe. 

Com ações preventivas e boas práticas de gestão de pessoas é possível construir um negócio próspero, saudável e atraente para investidores. Confira a seguir alguns dos principais erros em gestão de pessoas e como evitá-los.

Falta de treinamento e desenvolvimento

Não basta contratar os melhores profissionais do mercado, é preciso também investir continuamente no desenvolvimento profissional da sua equipe. Do contrário, o gestor corre o risco de ficar com uma equipe estagnada e desatualizada.

A falta de treinamento é um erro muito cometido na gestão de pessoas
A falta de treinamento é um erro muito cometido na gestão de pessoas.

Sem treinamento e capacitação, há grandes riscos de que os funcionários acabem, cedo ou tarde, se sentindo desmotivados pela falta de oportunidade de crescimento. Dessa maneira, tendem a procurar novos desafios na concorrência.

Para evitar que isso aconteça, a sugestão é criar um bom plano de treinamento e desenvolvimento para os seus colaboradores. Além disso, também é importante supervisionar a equipe e auxiliar como for preciso. 

Essas são práticas de boa gestão de pessoas que fomentam uma cultura de aprendizado, crescimento e contínuo aperfeiçoamento.

Falhas de comunicação

Comunicação e transparência são fundamentais para o progresso de qualquer empresa. Sem elas, não é possível implementar boas práticas de gestão de pessoas. 

As falhas na comunicação podem gerar erros irreparáveis em uma equipe, fazendo com que informações erradas se espalhem e acarretem todo tipo de problemas.

Para evitar ruídos na comunicação, procure garantir que todos os funcionários estejam alinhados em relação aos objetivos e metas, ouça suas preocupações e sugestões e organize reuniões individuais para construir um relacionamento sólido e de confiança.

Importância da comunicação entre a equipe
Importância da comunicação entre a equipe.

Desenvolver estratégias para manter a equipe unida e engajada também ajuda a evitar esse tipo de problema.

Ausência de reconhecimento na gestão de pessoas

Outro erro comum na gestão de pessoas que pode te custar bons funcionários é a falta de reconhecimento. É fundamental assegurar que eles se sintam valorizados, seja por meio de elogios, reconhecimento, benefícios, remunerações justas, sistema de comissionamento, etc.

Exaltar e celebrar um trabalho bem feito é tão importante quanto apontar falhas que precisam ser corrigidas.

Essas duas posturas precisam fazer parte da sua gestão e caminhar juntas, para possibilitar que os colaboradores se sintam valorizados e percebam que o trabalho que desempenham importa e é devidamente reconhecido. 

Ao colocar isso em prática, você dá mais um passo em direção ao desenvolvimento de uma equipe saudável, produtiva e motivada.

Privação de feedbacks

A cultura do feedback é essencial para garantir o crescimento e progresso da sua equipe de funcionários. Sem esse retorno, você corre o risco de lidar com colaboradores desmotivados, erros que se repetem, problemas no clima organizacional e até mesmo queda na produtividade.

Aprenda a usar os feedbacks ao seu favor
Aprenda a usar os feedbacks ao seu favor.

Como boa parte das empresas adota um período formal de revisão de suas equipes, muitas vezes o gestor deixa para dar o feedback aos seus funcionários apenas nessa ocasião. Portanto, se esse período de revisão for anual, o feedback também será. 

Mas muita coisa pode acontecer em um ano, não é mesmo? Então para quê esperar tanto tempo? Manter certa regularidade no feedback é uma questão fundamental na gestão de pessoas atualmente.

Cabe a cada empresa adequar essa prática à realidade da sua empresa, levando em conta que o colaborador precisa de tempo para assimilar as informações e implementar as mudanças que foram sugeridas. 

Lembre-se que fornecer um feedback completo e assertivo ajuda a manter a equipe motivada para alcançar seus objetivos

Metas inadequadas

Não estabelecer metas, ou definir metas inadequadas, que não sejam mensuráveis, fáceis demais ou impossíveis de serem alcançadas podem ser considerados alguns erros comuns na gestão de pessoas. 

As metas individuais dos funcionários devem estar claramente vinculadas às metas da empresa, e servem para mantê-los motivados e de olho em um objetivo maior e coletivo. Por isso, devem ser realistas, de fácil compreensão e exigir algum esforço para serem alcançadas e mantidas. 

As metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com limite de tempo. Essa técnica de definição de metas é chamada de “SMART”. Clique aqui para saber mais sobre essa estratégia de marketing. 

Como impor as metas para sua equipe
Como impor as metas para sua equipe.

Lembre-se também de que as metas da sua empresa devem ser atualizadas conforme as necessidades forem aparecendo.

De acordo com o contexto ou a realidade do seu negócio, pode ser necessário realizar algumas mudanças ou adaptações. Por isso, também é importante que as metas sejam revisadas ​​com frequência, assegurando que você e sua equipe estão no caminho certo. 

Desatenção ao clima organizacional

Quando o assunto é gestão de pessoas, é fundamental considerar também o clima organizacional.

Um ambiente de trabalho estressante e que não favoreça o bem-estar dos funcionários pode ser extremamente prejudicial, tanto para a saúde dos envolvidos quanto para o desenvolvimento da empresa como um todo. 

Portanto, é importante estar sempre atento à qualidade do clima organizacional. Faça uma pesquisa de clima por meio de questionários de comunicação interna, assim você terá melhores condições de observar e compreender o ponto de vista dos funcionários sobre esse aspecto.

Com o resultado desse tipo de pesquisa, é possível identificar o que precisa ser feito para que o ambiente de trabalho se torne mais leve, amigável e harmonioso.

Falta de clareza em busca de melhorias para uma boa gestão de pessoas

Quando as coisas não vão bem, pode ser necessário implementar algumas mudanças e adaptações em busca de melhorias. Para que isso de fato dê resultados, é fundamental ter clareza e objetividade a respeito do que precisa ser feito. 

O sistema de gestão deve estabelecer um caminho claro para que os funcionários atendam às expectativas. De nada adianta manter a regularidade de feedbacks se o funcionário não souber como colocar em prática as melhorias que foram sugeridas. 

A melhoria nas condições dos colaboradores devem estar sempre pautadas
A melhoria nas condições dos colaboradores devem estar sempre pautadas.

Muitas vezes, pode ser necessário dar uma mãozinha, dando orientações simples e objetivas. Isso também faz parte de uma boa gestão, e contribui para o desenvolvimento de toda a equipe. 

Inflexibilidade

A inflexibilidade é mais um erro de gestão de pessoas que pode prejudicar sua relação com a equipe e gerar resultados desastrosos. Pode ser entendida como um tipo de rigidez nas relações e processos, que impossibilita ou bloqueia as mudanças dentro da empresa.  

Alguns gestores podem pensar que a inflexibilidade ajuda a evitar o descomprometimento por parte dos funcionários, mas isso é um equívoco.

Ser flexível pode ter uma repercussão muito mais benéfica, ao oferecer liberdade e autonomia à equipe na medida certa, sem que seus membros se sintam sobrecarregados. 

Para tentar suavizar a inflexibilidade, é importante implementar algumas melhorias, como propor a descentralização e compartilhamento de ideias entre os diferentes funcionários da empresa.

Não analisar a concorrência

Uma das melhores estratégias para implementar em sua gestão é observando a concorrência. Empresas que deixam esse detalhe de lado correm sérios riscos de ficarem para trás e perderem sua vantagem competitiva.

Esse tipo de análise é importante para viabilizar o planejamento e gerenciamento de vendas, direcionando e orientando sua equipe para alcançar as metas estabelecidas.

É uma prática que proporciona um conhecimento valioso para identificar pontos fortes e fracos do seu negócio e trabalhar de modo a aprimorá-los.

Analisar sua concorrência é indispensável para uma boa estão
Analisar sua concorrência é indispensável para uma boa estão

 Com uma análise aprofundada das empresas que são suas concorrentes, você terá condições de compreender como a sua empresa deve se posicionar no mercado de energia solar e mediante o público que procura atingir.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
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  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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