A organização dos dados de uma empresa é um dos pontos principais para garantir seu crescimento, e nesse sentido uma boa ferramenta de CRM de energia solar (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente) pode ser decisiva.
A coleta de dados imprecisos e não confiáveis e a manutenção desestruturada dessas informações pode causar grandes prejuízos ao seu negócio, ao impactar negativamente as operações de marketing e vendas.
Com um CRM bem estruturado, você terá condições de oferecer experiências únicas e personalizadas, tomar decisões mais assertivas e viabilizar o crescimento e resultados financeiros da sua empresa de energia solar.
Com as informações adequadas e organizadas, você tem melhores chances de alcançar seus clientes no timing ideal, com a entrega de conteúdos relevantes, e garantir boas oportunidades de vendas e fidelização.
No artigo a seguir, você verá as informações que devem constar em seu CRM, e a melhor forma de organizá-las. Confira!
Quais dados devem fazer parte do CRM?
Com um CRM bem estruturado, sua empresa de energia solar conseguirá analisar dados e identificar oportunidades de negócio de forma muito mais estratégica e automatizada. Além disso, também possibilita ter previsões mais precisas a respeito das vendas, e como chegar até elas.
Veja as principais informações dos seus clientes que você deve priorizar.
1 – Dados de contato
Incluem os detalhes que podem ser utilizados para identificar seus potenciais clientes, e servem para direcionar seus esforços de marketing. Os principais são:
- Nome completo do cliente;
- Endereço físico (onde o contato pode receber correspondência ou produto);
- E-mail e telefone/WhatsApp (lembre-se de definir um desses canais para centralizar a comunicação);
- Mídias sociais (links dos perfis do cliente nas principais redes, como Facebook e Instagram);
- Demais informações pessoais (como data de nascimento e informações relacionadas ao produto ou serviço de maior interesse do cliente).
2 – Dados descritivos
São informações referentes ao estilo de vida de seus potenciais clientes. Esses dados possibilitam que você tenha uma visão mais ampla, integrada e pessoal de quem são essas pessoas. No CRM, os dados descritivos podem incluir:
- Nível de educação (escolaridade, instituições que frequentou, especializações);
- Dados sobre carreira e emprego (nome da empresa onde trabalha, profissão ou cargo que exerce atualmente);
- Informações familiares (estado civil, se tem filhos, com quem mora, etc.)
- Detalhes sobre estilo de vida (se tem carro e imóvel próprios, por exemplo);
- Demais interesses e preferências de consumo.
3 – Dados quantitativos
Outro tipo de informação que você deve priorizar em seu CRM são os dados quantitativos, que são mensuráveis e servem para interpretar como o seu contato tem interagido com sua empresa. Alguns exemplos de dados quantitativos são:
- Quantas compras o contato fez e o valor médio dos pedidos;
- Frequência de visitas em seu site e de que maneira chegaram até ele;
- Tíquetes de serviço preenchidos;
- Frequência com que seus contatos se relacionam com sua empresa por meio de WhatsApp e demais mídias sociais.
4 – Dados qualitativos
Esse tipo de dado serve para informar a respeito das atitudes, motivações e comportamentos dos seus contatos, em relação às decisões de compra.
Os dados qualitativos são coletados geralmente por meio de feedbacks e pesquisas realizadas pela sua empresa. Há algumas perguntas específicas que podem ajudar a coletar dados relevantes, como:
- Como você classificaria o atendimento ao cliente de nossa empresa?
- Qual o seu grau de satisfação em relação ao negócio que fechou conosco?
- Por que você fez essa compra (economia na conta de luz, preocupação ambiental, autossuficiência energética, etc.)?
- O que te fez escolher este produto em específico?
Sabendo as principais informações que você deve se preocupar em coletar, fica mais fácil montar um CRM estratégico, que de fato contribua para o fortalecimento da relação com o cliente. Agora, confira a seguir qual é a estrutura ideal que seu CRM deve ter.
A estrutura ideal de um CRM
Não basta coletar as informações corretas do seu cliente, também é importante manter todos esses dados organizados. Veremos a seguir de que maneira você pode fazer isso.
Estágio do ciclo de vida (Lifecycle Stage)
Com esse recurso, você pode categorizar os dados de um contato de acordo com seu potencial de vendas. Há diversos estágios do ciclo de vida do contato que você pode considerar, como:
- Assinante: alguém que se inscreveu para receber atualizações de conteúdo de sua empresa.
- Lead: quem manifestou interesse em sua oferta ou empresa além de uma assinatura básica.
- Lead qualificado de marketing (MQL): contato qualificado pela equipe de marketing de sua empresa, ou seja, quem possui perfil para comprar.
- Lead qualificado de vendas (SQL): contato qualificado pela equipe de vendas, caracterizado como potencial cliente.
- Oportunidade: indivíduo que recebeu uma proposta e está em fase de negociação.
- Cliente: contato que fechou um negócio, comprou ou contratou um serviço de sua empresa.
- Evangelista: cliente que promove seus produtos ou indica para outros clientes em potencial.
Além dessas categorias, você também pode criar uma chamada de “Outros”, por exemplo, para incluir todos os contatos que não atendem a nenhum dos critérios detalhados acima.
O status desses contatos pode ser alterado manualmente ou de maneira automatizada, de acordo com a ferramenta de CRM escolhida, à medida que evoluem no processo de vendas.
Com essa categorização, fica mais fácil filtrar os dados que você coletou e concentrar seus esforços e ações nas pessoas que estão mais dispostas e preparadas a dar o próximo passo e investir em energia solar.
Status do lead
Outra maneira de organizar seus contatos é de acordo com seu status, como, por exemplo:
- Novo
- Aberto
- Em progresso
- Negócio aberto
- Não qualificado
- Tentativa de contato
- Conectado
- Mau momento
Assim como a anterior, essa classificação também pode ser atualizada manualmente ou por meio de fluxos automatizados. Manter o status do lead constantemente atualizado é importante para agilizar a comunicação da equipe de vendas e os processos necessários para realizar a conversão.
Outros recursos estratégicos
Além da estrutura até aqui mencionada, há algumas integrações que você pode implementar em seu CRM de modo a aprimorar ainda mais o fluxo de vendas e ações de marketing da sua empresa de energia solar.
Um bom sistema de vendas precisa estar integrado às demais ferramentas utilizadas no dia a dia de um integrador solar, como as redes sociais e os principais canais de comunicação. Dessa maneira, você garante as melhores oportunidades de atendimento.
Uma estratégia interessante é integrar sua ferramenta de CRM com o WhatsApp Web. Dessa forma, pode cadastrar algumas mensagens-padrão para enviar para contatos de diferentes estágios. Clique aqui e confira 30 frases de abordagem de venda pelo WhatsApp.
Inserir um botão de WhatsApp em seu site também é uma boa ideia. Por meio de um recurso tão simples, você pode aumentar a quantidade de leads captados e tornar o atendimento oferecido ao público mais completo.
Se você deseja manter sua empresa de energia solar atualizada, com recursos inovadores e aumentar suas vendas, implementar um CRM pode fazer toda a diferença.
A boa notícia é que essa ferramenta está se tornando cada vez mais acessível. Hoje em dia é possível fazer um CRM através do Trello, app desenvolvido para gerenciamento de projetos. Quer saber como? Clique aqui e confira nosso artigo sobre como estruturar seu CRM gratuito pelo Trello.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.