De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a capital fluminense superou a marca de 100 MW na geração solar distribuída. A classe de consumo residencial responde por 60 MW, seguida pela comercial (37 MW).O mercado conta com 11,1 mil sistemas fotovoltaicos que beneficiam 11,2 mil unidades de consumo.

O estado do Rio de Janeiro possui atualmente, 342,8 megawatts (MW) em operação de energia solar nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. A região também dispõe de 41.389 conexões operacionais, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

A geração própria de energia solar em dez anos, garantiu ao Rio de Janeiro R$1,9 bilhão em investimentos e a geração de mais de 10,2 mil empregos. 

A  coordenadora estadual da ABSOLAR no RJ, Camila Nascimento, comenta que o avanço da energia solar é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental tanto da cidade quanto do estado fluminense.

“ O Rio de Janeiro é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”,explica Camila.

Posts Similares