A mídia paga para energia solar tornou-se uma das principais estratégias de marketing para fortalecer sua presença digital, melhorar sua reputação e atrair mais clientes. Um dos principais motivos que favorecem seu crescimento é o baixo alcance orgânico das publicações, o que exige uma ação paga para alcançar o público pretendido e ter melhores resultados.
O uso desse tipo de recurso pode fazer toda a diferença para a estratégia de marketing da sua empresa de energia solar. É uma opção para veicular anúncios em canais com maior potencial de alcance e audiência.
Quando feita adequadamente, considerando a persona e o estágio do funil de vendas, pode ter um impacto significativo nos resultados.
Se esse assunto ainda é uma novidade para você ou se deseja entender melhor como usar essa possibilidade a favor da sua empresa, continue a leitura e confira como investir em mídia para energia solar.
Passo a passo para investir em mídia paga
Antes de investir em mídia paga, é preciso ter um planejamento e cronograma de conteúdo, de modo que sua estratégia de marketing digital esteja alinhada aos objetivos e valores da sua empresa.
Cada plataforma dispõe de uma ferramenta para criação de anúncios e impulsionamento de postagens, mas há alguns pontos em comum em todas elas que servem como direcionamento para você que ainda não está habituado a mídias pagas. Confira o passo a passo a seguir.
1 – Organize suas plataformas
O primeiro passo para investir em mídias pagas é, antes de qualquer coisa, colocar em ordem as plataformas digitais onde sua empresa está presente.
Isso é imprescindível, pois ajuda a garantir que potenciais clientes terão uma boa experiência de usuário em seu site, e que as redes sociais tenham conteúdo relevante e de qualidade para causar uma boa primeira impressão nos novos visitantes.
Atualize as redes sociais, responda comentários pendentes e certifique-se de que todas as abas disponíveis em seu site estão funcionando perfeitamente, principalmente os formulários de contato, por meio do qual você conseguirá os leads.
2 – Defina um objetivo
Não ter um objetivo claro para cada campanha de anúncios é um erro comum entre empresas que ainda não estão acostumadas a anunciar na internet. Sem um objetivo, você não conseguirá fazer a medição dos resultados, portanto não terá como saber se o investimento realizado valeu a pena.
Com um objetivo bem definido, você consegue definir as KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho) que serão analisadas e concluir se o resultado obtido foi satisfatório ou não.
Além disso, definir o objetivo é fundamental para delimitar o público-alvo que você deseja atingir. Alguns objetivos comuns são obter maior reconhecimento da sua empresa e aumento de tráfego no site, por exemplo.
3 – Distribua a sua verba
Analise seu orçamento e defina qual percentual poderá reservar para o investimento em mídias pagas, especificamente. É preciso pensar em como distribuir a verba disponível e quantas mídias serão utilizadas.
Tendo em mente quanto dinheiro você tem para distribuir para esse tipo de publicidade, defina exatamente o que será feito. Assim, você evita desperdícios e se certifica de ter o melhor resultado possível de acordo com os objetivos traçados.
4 – Determine e conheça seu público-alvo
Vimos acima que o público-alvo é definido com base no objetivo estabelecido. Sabendo exatamente para que servirá o seu anúncio, você deverá escolher quem serão as pessoas que deseja impactar.
A tarefa de determinar o seu público-alvo envolve saber quem são as personas do seu negócio, ou seja, as representações de clientes ideais.
Descubra como elas se comportam no ambiente digital, onde vivem, lugares que frequentam, quais seus interesses e hábitos de consumo. Tudo isso ajuda a entender qual a melhor segmentação e qual plataforma de mídia deve priorizar.
5 – Escolha a plataforma e o formato
A essa altura, você já deve saber o que deseja alcançar com seu anúncio, a verba que tem para investir e quem deseja atingir com ele. O próximo passo é escolher as plataformas onde ele será veiculado e qual o formato ideal (imagem, vídeo, gif, etc.)
Coloque-se no lugar da sua persona, tente pensar como ela vai receber o seu anúncio e qual o caminho que ela precisará percorrer para realizar a ação desejada e, assim, atingir o objetivo definido para o seu anúncio.
6 – Crie e ative os anúncios
Por fim, é chegada a hora de criar seus anúncios com base em tudo o que foi desenvolvido até aqui e colocá-los no ar.
Abuse da criatividade e use elementos e frases que chamem a atenção e criem uma conexão com o público-alvo, sem fugir da sua estratégia de marketing. Preste atenção em todos os detalhes e confira se as configurações do anúncio estão ok, de acordo com o que você busca atingir.
Depois que os anúncios já estiverem rodando, é preciso fazer um acompanhamento minucioso e avaliar as métricas, para verificar se tudo está saindo conforme o planejado. Confira mais detalhes sobre essa etapa a seguir.
Principais métricas para análise
Um dos principais diferenciais das mídias pagas em relação às mídias tradicionais é a possibilidade de monitorar seu desempenho em tempo real e mensurar os resultados.
Com isso, você consegue identificar oportunidades ou falhas na estratégia, e fazer adaptações ou redirecionar investimentos conforme for necessário.
As métricas servem para apontar um melhor direcionamento para o que foi apurado. Na mídia paga, devem ser acompanhadas de maneira contínua. São dados valiosos, que facilitam o trabalho da gestão e fornecem um material rico para auxiliar as decisões e melhorias.
Veja a seguir quais são as métricas mais importantes para análise e verificação dos resultados em relação às mídias pagas.
Custo por clique (CPC)
Essa métrica estipula o valor pago por cada clique em seu anúncio, e serve para avaliar quais os melhores canais a serem explorados. Com ela, você identifica anúncios que estão proporcionando melhores resultados.
Para calcular essa métrica, é só dividir o valor de cada campanha ou anúncio pelo número de cliques no link gerados.
Taxa de cliques (CTR)
Já a taxa de cliques serve para analisar as chamadas dos anúncios, assim como as segmentações e as palavras-chave utilizadas. Com ela, é possível identificar a porcentagem de cliques que determinado anúncio teve, em comparação com o número de vezes que foi exibido.
Outra possibilidade que essa métrica proporciona é avaliar o percentual da taxa em relação ao horário de exibição, o que possibilita otimizar anúncios direcionados para um público específico.
Custo por 1.000 impressões (CPM)
A métrica CPM indica o custo que sua empresa tem a cada mil impressões que seu anúncio recebe. Cada impressão corresponde a uma das vezes que ele foi mostrado para um usuário, com ou sem interação.
Seu cálculo é feito dividindo o custo total do anúncio pelo total de impressões, multiplicando por mil.
Custo por Lead (CPL)
Leads são visitantes que demonstram algum interesse pelas soluções que você oferece, mas ainda não se decidiram pela venda. O Custo por Lead apura o valor que cada um desses leads tem, para que você possa tomar decisões visando convertê-los e transformá-los em clientes.
Seu cálculo é feito dividindo o valor total da campanha pelo número de leads convertidos. Quanto mais baixo o resultado, melhor, pois indica maior assertividade das suas campanhas e anúncios em converter leads por um baixo custo.
Custo por aquisição (CPA)
Essa é outra métrica importante, responsável pelo entendimento a respeito do quanto sua empresa está investindo para obter conversão em vendas.
Campanhas de alto custo e a realização de novas campanhas para garantir a qualificação de leads pode levar ao aumento do custo por aquisição, o que merece atenção.
O ideal é trabalhar sobre a sua campanha para atrair a atenção de um número grande de visitas. Para isso, é necessário oferecer conteúdos relevantes com o intuito de que se tornem leads qualificados e, assim, se decidam por fechar um negócio com a sua empresa.
O cálculo do CPA é determinado pela divisão do investimento total pelo número de conversões.
Principais métricas nas redes sociais
As principais mídias sociais têm métricas semelhantes entre si. Você deve determinar quais serão as informações mais importantes a serem acompanhadas de acordo com o contexto e o objetivo que foi definido.
O alcance é uma das principais métricas avaliadas em redes como o Facebook e o Instagram. Indica o número de pessoas que visualizaram seu anúncio.
As curtidas na página do Facebook ou novos seguidores no Instagram também servem como métrica, pois mostram quantas pessoas novas curtiram/seguiram a página da sua empresa em um determinado período.
Além do número de usuários que seguiram ou curtiram, é importante analisar informações como gênero, idade e localização, e observar como os usuários se comportam (inclusive de acordo com dias e horários específicos).
Tudo isso pode te ajudar a criar uma persona mais próxima do seu negócio.
As impressões contabilizam o número total de vezes que a sua publicação foi visualizada, independentemente de quantas vezes foi pelo mesmo usuário. O engajamento diz respeito ao número de curtidas, comentários e compartilhamentos que a sua publicação recebeu.
Em relação aos stories, há algumas métricas específicas que vale a pena ficar de olho para entender como os visitantes e usuários reagem a determinadas postagens.
As interações mostram quantos toques um story recebeu (incluindo cliques no link); os toques para voltar informam o número de pessoas que voltaram para ver uma foto ou vídeo nos stories; toques para avançar mostram quantas pessoas clicaram para ver a próxima foto ou vídeo dos stories e as saídas o número de vezes que usuários saíram do story (ambos podem indicar desinteresse pelo conteúdo publicado).
Tem também a métrica de descoberta, que informa o total de contas alcançadas com aquele story, e as respostas, com o número de respostas que uma foto ou vídeo recebeu quando postado nesse formato.
Não basta anunciar: é preciso estar sempre de olho nesses indicadores de performance e saber quais são os mais significativos para os objetivos que você pretende alcançar.
Gostou deste artigo? Para continuar bem informado a respeito de estratégias e métodos para obter o melhor proveito do marketing digital para sua empresa de energia solar, continue acompanhando nosso blog e redes sociais!
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.