No cenário energético do Brasil, a energia solar tem conquistado um papel de destaque, alçando-se ao posto de segunda maior fonte na matriz elétrica do país no último ano. De acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), essa alternativa representa atualmente 14,3% da matriz, ficando atrás apenas da fonte hídrica, que detém uma significativa participação de 51,2%.

O avanço expressivo da energia solar reflete os benefícios econômicos decorrentes da instalação de usinas fotovoltaicas de pequeno e médio porte, espalhadas por diversos estados brasileiros. Além disso, a democratização do acesso a esse investimento tem desempenhado um papel crucial, proporcionando linhas de financiamento acessíveis para a população. Não é à toa que cada vez mais residências e pequenos e médios negócios estão aderindo à instalação de painéis fotovoltaicos.

Essa opção estratégica se traduz em um recurso limpo, renovável e de baixo impacto ambiental, capaz de reduzir substancialmente as contas de luz. Segundo informações do banco BV, um dos principais financiadores de energia solar do país, a utilização de painéis fotovoltaicos pode resultar em uma diminuição de até 90% nas despesas com energia elétrica. Dessa forma, além de impulsionar a sustentabilidade, a energia solar se mostra como uma alternativa economicamente viável e cada vez mais atrativa para a população brasileira.

Instalação de painéis fotovoltaicos

Hoje em dia, qualquer pessoa que possua um espaço adequado para acomodar painéis fotovoltaicos pode desfrutar dos benefícios da energia solar. O custo da instalação pode variar de acordo com a tecnologia dos equipamentos, a potência do sistema e a localização do imóvel.

O funcionamento do sistema é simples e eficiente: os painéis solares captam a energia dos raios solares e a transformam em eletricidade, que pode complementar o abastecimento tradicional de energia elétrica. Nesse sistema híbrido, os imóveis permanecem conectados à rede elétrica da distribuidora local.

Quando não há sol suficiente para suprir a demanda, o sistema automaticamente utiliza a eletricidade fornecida pela companhia de energia. Por outro lado, quando há um excesso de produção solar, o excedente é enviado de volta para a distribuidora, gerando créditos energéticos para o consumidor.

Afinal, pode ou não realizar alteração no sistema de energia solar já aprovado

Além disso, existe a opção de instalar um sistema autônomo, que substitui completamente a necessidade de uma conexão com a rede elétrica convencional. Essa alternativa é especialmente útil em áreas remotas e afastadas das cidades.

Nesse tipo de configuração, a energia excedente gerada pelos painéis fotovoltaicos pode ser armazenada em baterias, garantindo um suprimento contínuo mesmo em dias chuvosos, nublados ou durante a noite.

Com a disponibilidade de tecnologias acessíveis e a possibilidade de armazenamento de energia, a energia solar se torna uma opção versátil e confiável para o consumidor. A capacidade de aproveitar os recursos naturais e reduzir a dependência da rede elétrica convencional está ao alcance de cada vez mais pessoas, impulsionando a popularidade da energia solar como uma escolha sustentável e economicamente vantajosa.

Benefícios da energia solar

Os consumidores que adotam a energia solar encontram uma vantagem significativa: previsibilidade nos gastos com energia, sem serem surpreendidos por alterações nas bandeiras tarifárias, por exemplo. Além disso, a instalação de painéis fotovoltaicos se torna um diferencial na infraestrutura dos imóveis, agregando valor no momento da venda.

As placas solares apresentam um baixo custo de manutenção e uma vida útil média de 25 anos. O custo mensal do financiamento para a instalação do sistema pode ser comparável às despesas com energia, dependendo do prazo do financiamento.

“Em geral, as parcelas têm um valor semelhante à conta de luz, o que não gera um impacto significativo no orçamento familiar. O montante que antes era destinado à conta de energia agora é direcionado para o financiamento. Após a sua quitação, mantendo o mesmo padrão de consumo, o benefício consiste em pagar apenas o custo de disponibilidade durante a vida útil dos painéis”, afirma Mariana.

Mais informações sobre o financiamento de energia solar pelo banco BV podem ser encontradas em seu site, oferecendo aos interessados acesso a recursos valiosos sobre essa opção sustentável e vantajosa para o consumidor.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares