Fontes de energia renovável, especificamente energia solar e eólica, estabeleceram um novo recorde notável ao gerar mais eletricidade do que carvão nos primeiros cinco meses consecutivos de 2023, de acordo com dados da Energy Information Administration (EIA), conforme relatado pela CBS News.

A publicação da indústria E&E News observa que esta é a primeira vez que a produção solar e eólica excedeu o carvão por um período tão longo nos Estados Unidos. A mudança para as energias renováveis é impulsionada pela sua relação custo-benefício.

Declínio do carvão como fonte de energia

Embora os dados da EIA indicassem inicialmente que a energia solar e eólica superava o carvão apenas nos primeiros três meses do ano, foi esclarecido que os números preliminares de abril e maio continuavam essa tendência. Além disso, quando se considera a energia hidrelétrica ao lado da solar e da eólica, o intervalo de superação do carvão pelas renováveis se estende por mais de seis meses, a partir de outubro do ano anterior.

Área de geração de energia solar e eólica.
Área de geração de energia solar e eólica.

O declínio do carvão tem sido evidente desde 2008, quando contribuiu com quase metade da geração de eletricidade dos Estados Unidos. Desde então, tem sido constantemente substituído por fontes renováveis e gás natural.

Acabar com a geração de carvão é crucial para combater as mudanças climáticas. Embora constitua apenas cerca de um quinto da matriz energética, o carvão é responsável por mais da metade das emissões de gases de efeito estufa do setor de energia, conforme a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Conectar fontes de energia solar à rede elétrica ainda é um desafio

Embora a expansão das energias renováveis tenha recebido apoio por meio de iniciativas como a Lei de Redução da Inflação, conectar fontes de energia verde à rede elétrica continua sendo um processo complicado.

Um relatório do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley revela que o tempo médio entre a solicitação de conexão à rede de um projeto renovável e o início de suas operações comerciais aumentou de menos de dois anos entre 2000 e 2007 para cinco anos nos últimos tempos. Atualmente, mais de 10.000 projetos com 1.350 GW de capacidade, principalmente renováveis, aguardam para serem conectados à rede. Esta carteira levantou preocupações sobre o ritmo de expansão.

Como a energia solar e a eólica continuam a superar o carvão na geração de eletricidade, a transição para um cenário de energia mais limpa se torna cada vez mais evidente. O crescimento sustentado do setor de energia renovável será fundamental para alcançar um futuro sustentável e de baixo carbono para o nosso planeta.

Fonte: Ecowatch

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares