Agendar compromissos, tirar dúvidas sobre produtos e serviços, fazer compras… hoje em dia, tudo isso e muito mais pode ser feito com poucos cliques com a integração do chatbot no WhatsApp. O maior e mais usado aplicativo de mensagens do Brasil e do mundo representa uma grande facilidade para os clientes, gerando também inúmeros resultados positivos para as empresas.
Por conta disso, a implementação do chatbot no WhatsApp tem se tornado uma estratégia essencial para empresas de diferentes tamanhos e segmentos.
Hoje em dia, essa ferramenta é capaz de revolucionar o relacionamento entre marcas e pessoas, facilitando o atendimento, viabilizando ações de marketing, oferecendo maiores oportunidades de explorar o pós-venda, entre muitos outros benefícios.
Se essa é uma inovação na qual a sua empresa tem interesse em investir, esse artigo é para você! Nele, vamos explorar todos os detalhes que você precisa saber sobre a implementação de chatbot no WhatsApp. Acompanhe!
O que é um chatbot para WhatsApp?
Na prática, o chatbot para WhatsApp é como um robô que conversa de maneira automática com os consumidores e potenciais clientes de uma empresa.
Essa é uma possibilidade muito interessante, mas que, para ser aplicada de modo eficaz, precisa antes de uma estratégia, que deve ser desenvolvida pelo seu negócio.
A estratégia possibilita criar fluxos de conversas com gatilhos baseados nas interações do usuário com a empresa, visando sanar dúvidas e avançar na conversão.
Tecnicamente falando, o chatbot para WhatsApp é desenvolvido a partir da integração de uma plataforma junto do WhatsApp Business API, uma tecnologia que foi disponibilizada pela empresa Meta para integrar a plataforma com outras funções – como o envio de mensagens em massa, por exemplo.
Para tirar o melhor proveito dessa ferramenta, é importante entender qual é o objetivo da sua empresa em fazer esse investimento.
Pode ser vender mais, garantir um ótimo atendimento, trabalhar para qualificar os leads (clientes em potencial), entre muitas outras possibilidades que o chatbot oferece.
O WhatsApp Business API foi desenvolvido com o intuito de facilitar a comunicação das empresas com seus clientes. Já não é de hoje que o app de mensagens vem sendo amplamente utilizado por todo tipo de empresa, e essa inovação veio para contribuir ainda mais nesse sentido.
Uma das possibilidades que essa tecnologia oferece é o uso do WhatsApp integrado às plataformas de atendimento digital, viabilizando o acesso de diversos atendentes a um mesmo número de contato.
Essa é a melhor opção para quem busca escalar os atendimentos, já que a conta de WhatsApp Business convencional não tem essa opção, servindo melhor às necessidades das microempresas.
Se a sua empresa recebe uma grande demanda de atendimentos por dia, com agendamentos de reuniões e pedidos de orçamento de energia solar, e tem como objetivo crescer ainda mais (seja abrindo filiais ou ampliando as soluções oferecidas), pode se beneficiar muito do WhatsApp Business API.
A sigla API que acompanha essa inovação significa Application Program Interface, ou, em português, Interfaces de Programas Aplicativos. São protocolos da internet que fazem com que diferentes ferramentas alocadas na nuvem dialoguem entre si.
Desse modo, é possível integrá-las para que trabalhem juntas em prol dos objetivos de uma empresa, maximizando as vantagens que cada uma oferece e alcançando resultados que não seriam possíveis se essas ferramentas trabalhassem isoladas umas das outras.
É a partir disso que o WhatsApp Business API possibilita a automatização de mensagens para otimizar o tempo de atendimento e, consequentemente, os resultados e lucros do seu negócio.
Seu principal objetivo é fazer com que a empresas mantenham uma comunicação de qualidade com seus clientes, estreitando relacionamentos e ganhando cada vez mais a confiança do público.
Através dessa tecnologia, a conversa sempre começa por iniciativa do usuário, ou seja, do cliente. Ela não possibilita o envio de mensagens promocionais ou anúncios pelo WhatsApp.
Além disso, dá a opção de que o usuário bloqueie uma empresa, caso considere que ela está agindo de maneira inconveniente ou invasiva.
Para implementar um chatbot no aplicativo de mensagens por meio da API, é preciso ter a aprovação do WhatsApp. Essa restrição existe para garantir que clientes e marcas tenham a melhor experiência possível a partir dessa tecnologia.
Com o WhatsApp Business API, sua empresa terá a oportunidade de desenvolver um atendimento híbrido, que alie a automação por chatbot ao trabalho de atendentes humanos. Mas se você ainda não está convencido se vale a pena investir nessa inovação, confira o tópico a seguir.
Por que usar chatbot para WhatsApp?
Há diversas razões para que a sua empresa opte por usar um chatbot para WhatsApp, principalmente se tratando dos desafios enfrentados em relação ao atendimento ao cliente.
Com o chatbot, boa parte dos desafios pode ser resolvida. Veja a seguir algumas das principais vantagens de utilizar essa ferramenta.
Presença digital
O reconhecimento e o fortalecimento da sua marca no ambiente digital é a primeira vantagem que o uso do WhatsApp Business API pode oferecer.
A maioria dos brasileiros que possui smartphone tem o aplicativo de mensagens baixado em seu aparelho, o que o coloca entre as principais ferramentas de comunicação em nosso país.
Sendo assim, ter um contato oficial no WhatsApp é uma forma da sua empresa marcar presença onde as pessoas passam boa parte do seu tempo.
Esse é também o caminho para posicionar sua marca como pioneira e inovadora no setor de energia solar – que, vale destacar, está se tornando cada vez mais competitivo.
Atendimento rápido
Pense na sua experiência enquanto consumidor: quantas vezes você se sentiu frustrado pela demora ao ser atendido, ou por não receber um atendimento adequado e eficaz em resolver o que você precisava?
Esse aspecto pode ser determinante para a decisão de compra de um cliente. Segundo um relatório feito pela Zendesk sobre Tendências para Customer Experience (CX), 72% dos clientes desejam atendimento imediato, e 60% dos consumidores baseiam suas decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber de uma empresa.
Nesse sentido, ferramentas como o telefone e o chat (como o WhatsApp) são quase 13 vezes mais rápidos do que os formulários online ou por e-mail.
Isso porque pertencem à categoria de canais em tempo real, oferecendo uma experiência mais satisfatória ao consumidor que busca por ajuda, quer tirar uma dúvida ou solicitar um orçamento.
Levando isso em consideração, empresas que investem em um chatbot para WhatsApp saem ainda mais a frente, já que oferecem automação para que o atendimento aconteça mesmo se não houver nenhum atendente disponível no momento.
Disponibilidade 24h por dia
Oferecer um atendimento ao cliente que funcione 24 horas por dia e 7 dias por semana pode ser algo muito difícil sem a ajuda da tecnologia. Com a ajuda do chatbot, esse problema é facilmente solucionado.
Como o funcionamento do chatbot funciona de forma independente de acompanhamento humano, o consumidor pode receber um retorno em tempo real.
Algumas limitações continuam existindo, e é por isso que o trabalho dos atendentes humanos continua sendo essencial!
Mas proporcionar uma resposta imediata à solução do cliente aumenta consideravelmente os índices de satisfação do cliente, ajudando a empresa a ganhar tempo e direcionar apenas os problemas mais complexos para a equipe de atendimento.
Redução de custos
Outra vantagem importante que esse tipo de sistema oferece está relacionada à economia, já que pode reduzir gastos relacionados ao custo por atendimento, à infraestrutura, e ao investimento em aplicativos e outros recursos com essa mesma finalidade.
Ao automatizar interações com os clientes, o chatbot pode lidar com tarefas e consultas comuns, liberando a equipe para se concentrar em tarefas mais complexas e estratégicas.
Outro aspecto em que o chatbot pode contribuir para a redução de custos é na geração de leads e no processo de vendas. Com base nas respostas dos clientes, o chatbot pode direcioná-los para a equipe de vendas apropriada ou fornecer informações adicionais.
Assim, otimiza o processo comercial, economizando tempo e recursos, além de aumentar a eficiência da equipe de vendas.
Escalabilidade do atendimento
Também é importante mencionar a escalabilidade do chatbot. À medida que uma empresa cresce, o número de interações com os clientes também aumenta. Contratar e treinar uma equipe maior para lidar com essas interações pode ser caro e demorado.
No entanto, um chatbot pode lidar facilmente com um grande volume de solicitações simultâneas sem aumentar os custos operacionais de forma significativa e sem perder a qualidade do atendimento prestado.
Chatbots devidamente programados podem ser capazes de estabelecer conversas naturais e muito semelhantes às que são realizadas por atendentes humanos.
Usufruir desses benefícios é tudo o que uma empresa que está em crescimento deseja. Se esse for o seu caso, confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a aderir a essa tecnologia e tirar o melhor proveito dela.
Como implementar um chatbot no WhatsApp?
Agora que você já sabe como funciona um chatbot para WhatsApp e quais são as vantagens que essa ferramenta pode oferecer para a sua empresa, veremos a seguir um passo a passo para implementá-la. Confira!
1. Escolha uma plataforma de chatbot
O primeiro passo para implementar um chatbot no WhatsApp da sua empresa é escolher a plataforma com a qual você vai trabalhar. Para isso, é preciso que ela tenha integração nativa com o WhatsApp Business API.
Além disso, é interessante optar por uma ferramenta que possibilite integração não apenas com o WhatsApp, mas também com outros recursos como o Telegram, Instagram e Facebook Messenger.
Prefira aquelas que tenham um bom sistema de inteligência artificial, pois é isso que vai determinar a humanização dos atendimentos.
Outra dica é verificar se a plataforma escolhida possui uma dashboard que facilite a análise dos dados, pois quanto mais informações ela disponibilizar, mais fácil será compreender se o chatbot está funcionando como deveria ou se é preciso fazer alguns ajustes.
2. Consiga a autorização do WhatsApp
O caminho mais simples para conseguir a autorização para acessar sua API é procurar um provedor de soluções oficial. Também é possível solicitar essa autorização diretamente no site do WhatsApp, o que pode ser bem mais demorado.
Sendo assim, o mais indicado é recorrer aos parceiros da plataforma. Essas empresas sabem exatamente o que deve ser feito para conseguir essa aprovação e possuem capacidade e conhecimentos técnicos para cumprir todas as etapas do processo de maneira adequada, ágil e eficaz.
3. Defina sua estratégia
Para definir sua estratégia, é preciso compreender quais são seus objetivos e prioridades. Qual finalidade principal terá o chatbot do WhatsApp da sua empresa? Será usado para gerar leads, para qualificá-los ou para aprimorar as opções de atendimento? Se for o caso, é possível utilizá-lo para todas essas opções.
Ter isso bem definido é importante até mesmo para conseguir a autorização do WhatsApp para o uso da API com mais facilidade.
Esse é um dos critérios analisados pela plataforma, já que a preocupação de seus desenvolvedores é oferecer uma excelente experiência para todos os tipos de usuários.
O WhatsApp liberou dois casos para uso da API, sendo eles:
- Atendimento: quando o cliente entra em contato com a empresa e inicia a conversa, permitindo que você responda sem nenhum custo;
- Envio de notificações: quando a iniciativa parte da empresa, que envia uma notificação para o cliente mediante um custo por mensagem. Só é permitido o envio de conteúdos relevantes – propagandas, ofertas e conteúdos promocionais não são autorizados.
Caso opte pelo segundo caso, sua empresa precisa desenvolver uma estratégia de comunicação que leve em conta conteúdos que sejam de fato importantes para o cliente, fazendo com que ele se interesse pela conversa.
4. Crie gatilhos
Os gatilhos serão criados de acordo com a estratégia definida na etapa anterior. Para otimizar os atendimentos, é preciso mapear as principais dores ou dúvidas dos clientes que entram em contato com a sua empresa via WhatsApp, e, a partir disso, garantir que as mensagens de resposta trarão esse tipo de informação para ajudar a sanar o problema do consumidor.
No caso do envio de notificações, é preciso viabilizar o acesso ao conteúdo em questão, como um blog ou landing page, por exemplo. No contexto de vendas, uma boa ideia é trabalhar com cupons de desconto e condições especiais para instigar o interesse em comprar da sua empresa.
5. Peça autorização às pessoas
Para que as operações da sua empresa estejam de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é necessário solicitar uma autorização para iniciar conversas com as pessoas via WhatsApp. Isso pode ser feito com a inserção de um campo de opt-in na mensagem.
O opt-in é um recurso exigido não apenas no WhatsApp, mas também em canais como e-mail e SMS. É a autorização dada por cada usuário para que sua empresa entre em contato com ele.
Ele pode ser inserido no e-mail, no site da empresa, no final do atendimento (caso o cliente tenha procurado pela sua empresa), entre outros canais. É importante que sua empresa seja bem clara sobre o tipo de mensagem que será enviada pelo canal escolhido.
6. Crie as conversas e fluxos
Superadas as etapas anteriores, é hora de partir para a parte prática, que envolve a criação dos fluxos de conversa.
Certifique-se de que suas mensagens tenham sempre o toque especial da pessoalidade, para dar ao cliente a impressão de que ele está conversando com uma pessoa real. Use linguagem direta, emojis e CTAs (call-to-action) bem definidos, sempre de acordo com as personas criadas para o seu negócio.
Esse trabalho precisa ser revisto com frequência, para compreensão de como estão as taxas de engajamento e conversão e verificar o que pode ser otimizado. Quando realizado de maneira constante, esse trabalho garante resultados ainda melhores.
7. Faça a aprovação das mensagens
Depois que suas mensagens tiverem sido criadas, seu texto e template precisam passar pelo crivo de aprovação do WhatsApp. Há pouca margem para variações, como a do nome do cliente, por exemplo.
Essa etapa é importante porque o aplicativo bloqueia as mensagens que não têm seus templates aprovados, fazendo com que você perca tempo e recursos. Sendo assim, é melhor prevenir.
Usar o WhatsApp como ferramenta de vendas é imprescindível para se aproximar dos seus clientes e melhorar seus resultados.
Se você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos nesse assunto, veja nosso artigo completo sobre dicas para tirar o melhor proveito do WhatsApp e fazer dele um verdadeiro aliado para melhorar a conversão da sua equipe de vendas.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.