Gerenciar as redes sociais é um investimento fundamental para as estratégias de comunicação de qualquer empresa. Essa proposta consiste em alinhar atendimento ao cliente, criação de conteúdo e análise de resultados nos canais sociais do seu negócio.
Segundo pesquisa realizada pela Global Web Index, os usuários passam 33% do seu tempo na internet navegando pelas mídias sociais, o que dá uma boa ideia do impacto desses canais, e porque eles precisam ser explorados para divulgação.
Confira a seguir algumas dicas de como gerenciar as redes sociais da sua empresa de energia solar.
Faça um planejamento de estratégias digitais
Antes de qualquer coisa, é fundamental desenvolver um planejamento acerca das estratégias que serão implementadas para a divulgação online da sua empresa. Para isso, é preciso ter em mente o objetivo principal que você deseja alcançar com o marketing digital.
Talvez você queira criar autoridade no setor de energia solar, aumentar o alcance dos serviços que oferece, aumentar suas vendas, criar reconhecimento de marca, aumentar o tráfego do seu site, educar por meio da divulgação de conteúdo ou desenvolver uma comunicação mais aberta com potenciais clientes… Ou até mesmo tudo isso!
E não há nada de errado se o seu objetivo tiver algumas transformações com o passar do tempo e evolução da sua empresa.
O que importa é que o(s) seu(s) objetivo(s) esteja(m) bem claro(s) para você. Assim, fica mais fácil fazer seu planejamento e colocar em prática o que precisa ser feito para alcançá-lo.
Depois que seu objetivo estiver definido, é hora de descobrir como usar as redes sociais para alcançá-lo. Alguns dos pontos principais do seu planejamento são a linha editorial, o posicionamento, a linguagem e os tipos de publicação que mais têm a ver com seu negócio.
Um cronograma de conteúdo também é parte importante desse momento inicial, antes mesmo de iniciar o gerenciamento das redes. Saiba mais no próximo tópico.
Crie um cronograma de conteúdo
O cronograma vai servir para que você tenha uma coerência em relação ao que será postado nas redes sociais da sua empresa, de modo que estejam alinhadas às estratégias de marketing e aos objetivos estabelecidos anteriormente.
Um cronograma ou calendário editorial é um dos materiais essenciais em uma estratégia de planejamento de redes sociais.
Você deve incluir nele as publicações que serão realizadas, com a frequência e os horários de postagem dos seus conteúdos também definidos. Todas essas informações precisam ser registradas para garantir consistência nas suas publicações.
É uma ferramenta importante, sobretudo para ajudar a organizar e agendar os posts, caso necessário, evitando possíveis adversidades e esquecimentos. Para conferir mais dicas sobre como criar seu cronograma de conteúdo, leia este artigo especial sobre o assunto.
Ofereça conteúdo relevante
Independente do segmento, os seguidores e potenciais clientes e consumidores sempre buscam conteúdos que satisfaçam suas necessidades e sanem suas dúvidas. Por isso, empresas e marcas de maior valor são aquelas que oferecem conteúdo relevante.
Informação nunca é demais, principalmente se o seu objetivo for entregar valor e espalhar a palavra da sustentabilidade e da energia solar. É importante ter esse tipo de estratégia como prioridade, principalmente porque contribui com o fortalecimento da relação entre empresa e cliente.
Ao entregar conteúdo relevante, você assegura seu compromisso com a sustentabilidade e o consumo consciente, se destaca em relação à concorrência, atrai as pessoas interessadas em saber mais sobre esses assuntos, divulga as vantagens da energia solar e ainda se posiciona como uma referência no setor fotovoltaico. Nada mal, hein?
Aposte em interação e networking
Se você não souber como motivá-los, seus seguidores dificilmente vão se envolver de maneira espontânea com a sua marca. Por isso, é importante investir também em estratégias de marketing de conteúdo, com posts que chamem a atenção e gerem engajamento.
Se você deseja movimentar as suas redes sociais, tente iniciar conversas com quem te segue por lá. Finalize as postagens com um call to action (CTA) ou fazendo perguntas que incentivem as pessoas a querer conversar com você. As perguntas estimulam o engajamento, possibilitando um diálogo entre marca e consumidor.
Outra forma de fazer networking é interagindo nos comentários – dos seus próprios posts, é claro, mas também em publicações de empresas ou pessoas que sejam relevantes para o seu trabalho.
Crie enquetes nos stories, pergunte a opinião dos seguidores e abuse da imaginação. Recursos que estimulam a interação são muito interessantes e servem também como ferramentas para pesquisas de mercado, para que você conheça melhor quem te segue nas redes sociais e criar conteúdo relevante para essas pessoas.
A interação nas redes é parte fundamental do relacionamento, não apenas com clientes, mas também com pessoas interessadas em energia solar que ainda não finalizaram uma compra com você, fornecedores e parceiros em geral e também com os funcionários da sua equipe.
Lembre-se que ao promover uma campanha nas mídias sociais, ter uma pequena e fiel comunidade de seguidores pode fazer toda a diferença no engajamento e divulgação da sua mensagem.
Monitore e analise os resultados
O monitoramento dos resultados é mais uma parte fundamental do gerenciamento das redes sociais. É a partir dele que você saberá se as estratégias usadas estão surtindo o efeito desejado.
Essa etapa diz respeito ao acompanhamento dos números de visualizações, compartilhamentos, curtidas, comentários e outros dados que mostram como anda o engajamento do público que segue sua empresa nas redes sociais.
A partir desses dados, é possível fazer um melhor gerenciamento das redes, ver o que estão falando sobre a sua empresa, antecipar possíveis crises e problemas para resolvê-los mais facilmente e garantir a satisfação de quem te segue.
Com um monitoramento constante, você pode tomar decisões mais assertivas sobre os próximos passos, com base no que pode ser melhor e mais estratégico para a sua empresa.
É também uma oportunidade de verificar se os objetivos definidos lá no início do seu planejamento estão sendo alcançados.
Ignorar a importância de uma boa análise dos números e dados é um erro grave, e pode deixar sua empresa vagando sem rumo nas plataformas digitais. Para garantir uma boa análise, é preciso definir indicadores-chave de performance, os famosos KPIs (Key Performance Indicator).
São métricas valiosas de marketing digital para verificar se suas estratégias estão no caminho certo para alcançar as metas e objetivos estabelecidos.
Fazer um bom planejamento de marketing e implementar as ações aqui sugeridas são o caminho para obter bons resultados com o gerenciamento das redes sociais da sua empresa de energia solar.
Lembre-se que o relacionamento construído com seus seguidores nessas plataformas é muito valioso, e pode trazer benefícios a perder de vista para o seu negócio. Organizações que valorizam esses aspectos têm muito a ganhar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.