Nos últimos dias, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, noticiou o investimento de 50 bilhões de reais no mercado energético do Brasil. Esse dinheiro tem como objetivo melhorar a infraestrutura da energia renovável no Brasil.

Esse investimento será destinado para a região nordeste, principalmente para a construção de linhas de transmissão. O anúncio aconteceu na inauguração de um novo projeto na Paraíba, acompanhado do atual presidente do Brasil, Lula.

Renovação na transmissão de energia renovável

Recentemente, aconteceu a inauguração do complexo para a produção de energia renovável da Neoenergia. Construído em Santa Luzia, o centro energético foi inaugurado na presença de importantes figuras políticas do nordeste brasileiro e do governo federal.

Foi nessa ocasião que o ministro Alexandre Silveira fez o anúncio animador para o mercado de energias no Brasil. O objetivo do Ministério de Minas e Energia é garantir que a energia renovável produzida em grande escala na região nordestina tenha seu escoamento de forma otimizada.

Dessa forma, o nordeste entrará em um novo patamar tecnológico que vai impactar o futuro da região. Com melhores linhas de transmissão, será possível receber cada vez mais projetos de energia solar, eólica e de outras fontes renováveis.

Além disso, um maior número de empresas poderá atuar nas cidades para atender as demandas do mercado que vão surgir. Essas obras serão essenciais para acompanhar um dos maiores crescimentos em energias renováveis do mundo.

Ainda mais se tratando de energia solar, onde o Brasil entrou para a lista dos 10 maiores produtores de todo o mundo. Essa atualização da rede energética será essencial para que o país assuma a liderança global em energia renovável.

Leilões de transmissão

Outro anúncio que aconteceu durante a inauguração do complexo energético foi sobre os leilões de transmissão. Segundo o secretário de energia elétrica do ministério, Gentil Nogueira, acontecerão 3 grandes leilões ainda neste ano.

O objetivo é acelerar o crescimento da energia solar e eólica no nordeste e no norte de Minas Gerais. Com isso, a transição energética se mostra como uma das prioridades do atual governo federal.

Energia renovável receberá grandes investimentos no Brasil
Energia renovável receberá grandes investimentos no Brasil

Levando em conta que a energia renovável fornece 85% da demanda nacional, é capaz de alcançar um valor ainda mais alto em breve. Por isso o investimento em transmissão se demonstra primordial neste momento.

Espera-se que nas próximas semanas mais detalhes surjam sobre como serão os leilões e os investimentos. Isso também pode atrair capital estrangeiro pelo bom momento que o setor se encontra no Brasil.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares