A limpeza nos módulos fotovoltaicos é de extrema importância, já que ela interfere diretamente na sua eficiência.

Como os módulos fotovoltaicos são instalados no telhado e temos a incidência da chuva, ela mesmo irá realizar esta limpeza, o grande problema são os meses em que a incidência da chuva é menor, nesses meses é necessário realizar a limpeza destes módulos

Cada fabricante específica no manual o intervalo de limpeza nos módulos fotovoltaicos, normalmente sendo esse período de 1 ano, mas esse tempo pode ser diminuído conforme a quantidade de poeira no módulo fotovoltaico.

Limpeza dos Módulos
Como realizar a limpeza dos módulos fotovoltaicos.
Fonte: Marina Lohrbach, 2022.

Na hora da limpeza não é recomendado pisar nos módulos fotovoltaicos, apesar de serem resistentes, qualquer tipo de impacto por menor que seja pode causar microfissuras nas células fotovoltaicas.

Limpeza errada de módulo solar
Como não fazer a limpeza nos módulos fotovoltaicos.
Fonte: Império Solar, 2020.

Para realização da limpeza do módulo, utilize água limpa com uma diferença de temperatura de ±10°C em relação à temperatura do módulo com uma luva e uma escova macia de lã ou fibra sintética para eliminação das manchas e sujeiras.

Em caso de utilização de equipamentos de pressão, regule a pressão da água para 5MPa a fim de evitar danos a superfície de vidro e perda a taxa de transparência da luz.

Como a Solar Inove tem parcerias com a BYD, Astronergy e Hanersun, será listado abaixo as dicas para a limpeza dos módulos fotovoltaicos das mesmas, mas lembrando, estes dados estão no manual do fabricante, logo, módulos de outras marcas também terão essas informações em seus manuais.

Dicas dos Fabricantes

Limpeza dos Módulos da BYD

As dicas da BYD podem ser encontradas no seu manual de instalação. Caso você deseje baixar o manual de instalação clique aqui.

  • Não é permitido a utilização de produtos que contém álcool ou aditivos em sua composição;
  • Cuidado ao utilizar equipamentos de limpeza que exerçam contato direto e pressões excessivas nas superfícies do produto, pois podem ocasionar danos ao módulo;
    • Estes danos vão desde riscos nos vidros causado pelo efeito de abrasividade, até o comprometimento dos componentes do módulo, incluindo trincas e microfissuras nas células fotovoltaicas.
  • O processo de limpeza dos módulos deverá ser realizado a cada três meses;
  • Antes de realizar a limpeza, certifique não haver riscos ou fissuras na superfície do módulo;
  • Não use relógio, joias ou acessórios que possam causar riscos ou fissuras no módulo durante a limpeza;
  • Não utilize ferramentas rígidas para realização da limpeza do módulo.

Limpeza dos Módulos da Astronergy

As dicas da ASTRONERGY podem ser encontradas no seu manual de instalação.

  • Se o módulo fotovoltaico tiver um ângulo de inclinação suficiente (pelo menos 15°), geralmente não é necessário a limpeza (já que a chuva proporciona um efeito de autolimpeza).
  • Se houver um grande acúmulo de sujeira na superfície do módulo FV que afetou seriamente a produção de energia, o módulo pode ser enxaguado com água sem detergente e usar uma esponja ou escova suave para limpar a superfície durante as horas mais frias do dia. isso pode resultar em pequenas marcas de arranhões.
  • Para remover a neve, a superfície do módulo fotovoltaico pode ser limpa com uma escova de cerdas macias. Para mais detalhes sobre limpeza e manutenção, consulte o Manual de Limpeza do Módulo FV.

Limpeza dos Módulos da Hanersun

As dicas da HANERSUN podem ser encontradas no seu manual de instalação.

  • Use panos macios secos ou úmidos, esponjas, etc para limpar os módulos durante o processo de limpeza, mas não coloque nenhum módulo diretamente na água, não use solventes corrosivos e não limpe os módulos FV com objetos duros.
  • Quando a água sob pressão é usada, a pressão da água na superfície de vidro do módulo não deve exceder 700 KPa, o módulo não deve ser submetido a força externa adicional.
  • Se houver sujeira gordurosa e outras substâncias na superfície do módulo fotovoltaico que são difíceis de limpar, podem ser usados ​​agentes de limpeza de vidro domésticos convencionais; Não use solventes alcalinos e ácidos fortes.
  • Se necessário, use álcool isopropílico ou outra solução de acordo com as instruções de segurança para limpar e garantir que nenhuma solução escorra para o espaço entre a borda do módulo e a estrutura do módulo.

ALGUMAS MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA LIMPEZA DOS MÓDULOS

Desligue o sistema para iniciar a limpeza dos seus módulos

Antes de iniciar o procedimento de limpeza, pense sempre na segurança. Portanto, verifique se todos os aparelhos que compõe o seu sistema esteja desligado, para então iniciar a limpeza dos módulos.

Certifique-se de que está usando EPI’s

Como a maioria das placas são instaladas nos telhados dos imóveis, não é aconselhado subir sem os EPI’s. Portanto, sempre utilize os equipamentos de segurança necessário para evitar quaisquer tipos de incidentes.

O melhor horário para a limpeza dos módulos

O melhor horário para limpar dos módulos é pela manhã ou ao final do dia. Pois ao amanhecer você terá a vantagem da neblina que ajuda a amolecer as sujeiras, facilitando a limpeza dos módulos. Outro ponto importante é que você ficará menos exposto ao sol, que das 10:00h às 16:00 não é recomendando, pois nestes horários os raios UV são mais fortes.

Dicas Gerais

A limpeza do módulo fotovoltaico é parte fundamental no processo de manutenção, sendo assim, deve ser realizada de forma muito cuidadosa, considerando alguns fatores importantes como:

  • Os intervalos do processo de limpeza;
  • Os produtos e equipamentos utilizados para correta remoção da sujidade da superfície.

Seguindo estes pontos citados, você irá garantir o desempenho do produto conforme projetado.

Além disso, o horário da limpeza destes módulos é de extrema importância.

O momento correto do dia para realização deste processo é no início da manhã ou final da tarde, quando os módulos apresentam uma menor temperatura em sua superfície.

Com uma menor temperatura nos módulos, é possível evitar danos causados ao vidro devido ao choque térmico, ou seja, evitar o contato da água fria com a alta temperatura presente na superfície do módulo.

Abaixo, segue um vídeo de como realizar a limpeza dos módulos fotovoltaicos.

Como realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos.
Fonte: YouTube (Solar Inove), 2021.

Conclusão

Em suma, a limpeza dos módulos fotovoltaicos deve ser feita regularmente, para manter a melhor eficiência possível.

Sempre busque informações no manual do fabricante de como deve ser realizada a limpeza.

Caso tenha alguma dúvida sobre a limpeza dos painéis solares, procure o fornecedor ou então contrate uma empresa especializada para realizar o serviço. Dessa maneira, você não corre o risco de estragar os seus painéis.

Guilherme Peters Junior

Guilherme Peters Junior

Especialista de marketing pela Solfácil, atuando em frentes de SEO, geração de conteúdo e inbound marketing. Trabalha no setor de energia solar desde 2018, na qual é apaixonado.

LinkedIn do Guilherme

Posts Similares