Em 2021, um lançamento da Samsung veio para chamar a atenção dos interessados em inovações referentes à energia solar. Juntamente com suas novas TVs QLED 4K e 8K, a marca lançou também o Eco Remote Control, um controle remoto que dispensa o uso de pilhas, e pode ser carregado por meio da luz do sol. 

Confira mais detalhes sobre essa novidade no artigo a seguir. 

Como funciona o Eco Remote Control? Energia Solar

Segundo a Samsung, o lançamento do Eco Remote Control será capaz de diminuir o desperdício de toneladas de plástico anualmente. Assim, o dispositivo tem um papel importante em reduzir o impacto ambiental dos produtos fabricados pela marca. 

Lembrando que a Samsung já havia surpreendido o mercado em 2009, ao lançar o primeiro celular do mundo com a possibilidade de alimentação por energia solar. O Samsung Guru E1107 contava com uma célula solar em sua placa traseira, que, quando exposta à luz solar, gerava eletricidade para carregar a bateria do aparelho.

Entenda como funciona o Eco Remote Control
Entenda como funciona o Eco Remote Control

O item foi desenvolvido para consumidores de mercados em desenvolvimento e áreas onde a falta de energia é frequente. Posteriormente, no mesmo ano, a marca lançou o Samsung Blue Earth, que oferecia uma série de recursos avançados para a época, como acesso à internet. 

Agora, ela inova mais uma vez, com o desenvolvimento do seu novo controle remoto. Conforme divulgado pela empresa, os modelos de televisores lançados desde 2021 já acompanham essa tecnologia, que pode ser recarregada por USB, luz externa ou interna. A linha de TVs 4K e 8K lançadas no ano passado (como a Neo QLED QN900A) conta com o dispositivo. 

O painel de células solares fica posicionado na parte de trás do controle, com a função de carregar sua bateria interna. Assim, o item dispensa o uso de pilhas. Para carregar o aparelho, basta posicioná-lo na luz do sol ou qualquer luz artificial de dentro de casa. Ou ainda no cabo USB, caso precise de uma carga rápida.

O item é um pouco mais caro em relação aos controles convencionais, que trabalham com pilha ou bateria, mas sua contribuição para a natureza é muito positiva. Sua bateria interna foi desenvolvida para durar o ciclo de vida médio de uma TV, ou seja, aproximadamente 7 anos.

O consumidor poderá usar o produto por dois anos até que seja necessário realizar uma recarga completa. O controle também possui uma entrada USB, caso seja preciso realizar um carregamento mais rápido. 

Veja tudo sobre o Eco Remote Control das novas televisões
Veja tudo sobre o Eco Remote Control das novas televisões

Isso significa que quem adquirir um controle como esse será poupado de comprar um número considerável de pilhas ao longo dos anos. Assim, reduz o desperdício de plástico e o contato de metais pesados e tóxicos (como mercúrio, chumbo e o cádmio, presentes nas pilhas) com a natureza. Com isso, a Samsung ajuda a reduzir a produção de resíduos, combatendo o desperdício de milhões de pilhas. 

Além disso, o controle remoto conta com 24% de material reciclado, é produzido com 31 gramas de plástico e teve seu processo de fabricação aperfeiçoado em relação aos modelos anteriores. Organizações ligadas ao meio ambiente já apontam esse aparelho como um case de sucesso de iniciativa eco-friendly. 

O controle remoto abastecido com energia solar faz parte do programa “Going Green” da Samsung. Confira mais detalhes sobre essa iniciativa no próximo tópico. 

O que é o programa Going Green da Samsung? 

O lançamento do Eco Remote Control faz parte, entre outras iniciativas, da jornada pela sustentabilidade promovida pela Samsung. Assim, a empresa sul-coreana reafirma seu compromisso em reduzir o impacto da produção de eletrônicos no meio ambiente

No início de 2021, além de apresentar novos produtos, a Samsung também deixou clara a sua preocupação com relação às questões ambientais. Por conta disso, desenvolveu ações e produtos que contribuem para um mundo mais sustentável. 

O que é e quais os benefícios do Going Green
O que é e quais os benefícios do Going Green

As primeiras novidades acerca deste projeto foram anunciadas durante a CES 2021, o maior evento de tecnologia do mundo. Nele, a marca mostrou na prática como pretende intensificar seus esforços em prol de um futuro melhor, mais limpo e ecologicamente correto

A implementação de embalagens sustentáveis reutilizáveis, a adoção de materiais recicláveis e o compromisso de reduzir suas emissões de carbono são algumas das iniciativas dessa jornada. Além disso, foram desenvolvidas ações sobre o reaproveitamento de dispositivos móveis e consumo mais consciente de alimentos.

Ao propor uma embalagem sustentável que pode ser reutilizada, a Samsung visa contribuir com o reuso de até 200 mil toneladas de caixas de papelão ondulado a cada ano. Empresas de eletrônicos em geral fazem uso de grossas caixas de papelão ondulado para o transporte de seus produtos, com a finalidade de protegê-los adequadamente.

Essas caixas acabam sendo desperdiçadas na maioria das vezes, o que contribui para que cerca de 90 bilhões de caixas de papelão sejam descartadas anualmente após um único uso, somente nos Estados Unidos. 

Entenda essa iniciativa da Samsung chamada Goig Green
Entenda essa iniciativa da Samsung chamada Goig Green

Pensando nessa questão, a Samsung está expandindo seu design premiado ‘Eco-packaging’ para todas as TVs 2021 a partir da Crystal UHD. O conceito de embalagem ecológica é o primeiro no setor e, de acordo com a empresa, visa reduzir esse desperdício, oferecendo aos clientes uma maneira de reutilizar sua embalagem de televisão em novos itens domésticos.

Para promover essa iniciativa, tomou atitudes como minimizar o texto e imagens gráficas na embalagem ecológica, eliminando a tinta à base de óleo utilizada na impressão de cores.

A partir disso, as caixas podem ser de fato transformadas em peças de decoração e objetos úteis e práticos para serem utilizados no dia a dia, como uma prateleira de livros, uma caixa de ferramentas, uma casinha para pets, entre outros.

O consumidor encontra as instruções para esta adaptação em um QR-code contido na própria embalagem do produto. 

Essa ideia surgiu de uma parceria com a Deezen, famosa e influente revista de arquitetura e design. A partir da proposta, a dupla de peso fomentou uma competição em 2020, encorajando os usuários a submeterem os projetos desenvolvidos com as caixas de papelão.  

Iniciativa de reaproveitamento criativo das caixas de papelão
Iniciativa de reaproveitamento criativo das caixas de papelão

O concurso global Dezeen x Samsung Out of the Box desafiou os participantes a reaproveitar embalagens de papelão de uma maneira criativa e inovadora.

Sua inscrição era gratuita para qualquer pessoa com mais de 18 anos, disponibilizando prêmios em dinheiro totalizando 20 mil dólares. Por fim, recebeu mais de 1.500 inscrições de mais de 80 países ao redor do mundo. 

Gostou das iniciativas da Samsung para diminuir seu impacto ambiental? Conta pra gente: Você usaria o controle remoto abastecido com energia solar? Desenvolveria um objeto arrojado para sua casa usando uma das caixas de papelão da Samsung? Deixe sua opinião sobre essas iniciativas nos comentários abaixo.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares