Assim como qualquer outro investimento em estrutura física, os painéis solares também demandam manutenção para evitar a deterioração precoce dos seus equipamentos. Manter a manutenção em dia é o ideal para evitar que sua durabilidade seja colocada em risco e comprometa a capacidade produtiva do sistema.
Uma das grandes vantagens da energia solar fotovoltaica está justamente relacionada à manutenção do sistema, que não deve ser uma grande preocupação dos usuários ao longo da vida útil dos dispositivos.
Estima-se que os consumidores irão gastar cerca de 0,5% do custo inicial do equipamento em manutenções anuais, o que é um valor inexpressivo, considerando toda a economia que o sistema fotovoltaico pode gerar para o orçamento de uma residência ou empresa.
Conheça no artigo a seguir os principais cuidados na manutenção de sistemas solares fotovoltaicos para prolongar a vida útil da sua instalação. Boa leitura!
Cuidados com a instalação
Antes de falar da manutenção em si, é importante pontuar que a correta instalação dos equipamentos pode reduzir bastante a necessidade e a frequência de manutenção dos sistemas fotovoltaicos.
Os painéis devem ser instalados em local adequado e de maneira apropriada, privilegiando o escoamento da água da chuva, o que vai permitir a limpeza natural dos módulos fotovoltaicos.
Para que a chuva possa fazer uma autolimpeza nos painéis solares, é preciso que eles sejam instalados com uma pequena inclinação, de aproximadamente 10 graus. Assim, o impacto da água e o escorrimento levam a sujeira dali.
Também é importante evitar a proximidade com árvores ou arbustos por conta da queda de galhos e folhas e para evitar sombras, que podem reduzir a captação de energia solar e comprometer o desempenho do sistema como um todo.
Tomados todos esses cuidados, saiba que a preocupação com a manutenção provavelmente será mínima. Saiba mais a seguir.
Manutenção preventiva
Esse tipo de manutenção consiste basicamente em uma boa limpeza realizada periodicamente nos painéis solares, com o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema. São diversos os fatores que podem afetar a produção de energia dos painéis.
A sujeira pode ser um dos principais, mas é também o mais fácil de corrigir. Quanto mais sujos os módulos solares estiverem, menos energia irão produzir.
A sujeira depositada sobre as células fotovoltaicas pode reduzir consideravelmente o desempenho do painel e comprometer a produção de energia. Nessas condições, estima-se que possa causar perdas de até 25% da geração.
Além disso, o acúmulo de resíduos ao longo do tempo pode gerar manchas nas placas solares, favorecer o surgimento de fungos e até mesmo causar corrosão nos painéis, reduzindo a sua vida útil (que normalmente é de 25 a 30 anos).
A frequência dessa limpeza depende de algumas questões, como, por exemplo, a quantidade de poeira, poluição, árvores e pássaros no local. A poeira e a poluição criam uma fina camada de pó sobre o vidro dos painéis, que é retirada pelas chuvas.
Sendo assim, a periodicidade das chuvas também influencia. Em lugares onde não chove muito e há acúmulo de poeira, esse tipo de manutenção deve ser feita de 6 em 6 meses, e nos demais lugares pode ser realizada anualmente. A limpeza é simples, e pode ser feita apenas com água e um pano, ou uma esponja que não seja abrasiva.
Essa limpeza é feita manualmente, e não requer mão de obra especializada. Portanto, por ser feita pelo próprio usuário, seguindo alguns critérios de segurança, conforme a determinação de cada fabricante.
Antes de tudo, é indispensável que a limpeza seja realizada apenas quando o sistema fotovoltaico estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena, sem chuva.
Esse procedimento deve ser feito preferencialmente do chão, por meio de um equipamento longo que alcance o telhado sem risco de impacto sobre os módulos. Em caso de dúvidas ou se considerar que não está apto para realizar a limpeza, contrate um profissional especializado.
Não deve ser utilizado nenhum produto químico nem abrasivo, ou item perfurocortante ou pressurizador com jato direto, pois tais equipamentos podem causar danos à superfície dos módulos solares, comprometendo seu funcionamento.
Da mesma forma, não é recomendado raspar as sujeiras mais aderentes para removê-las, pois isso pode riscar e danificar o vidro do painel solar, comprometendo a absorção de luz e a geração de energia elétrica. É importante ter esse cuidado, pois imperfeições na superfície do painel refletem e impedem que toda a luz chegue até as células fotovoltaicas.
Agora que você já sabe como fazer a limpeza do seu painel solar, confira a seguir outras formas de manutenção necessárias.
Manutenção preditiva
A manutenção do tipo preditiva consiste em realizar uma inspeção visual periódica no painel, com a finalidade de identificar arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra.
Lembre-se de sempre acompanhar o desempenho do equipamento através do sistema de monitoramento. Caso a performance dos módulos esteja regular, não há motivos para se preocupar.
A observação e análise do sistema fotovoltaico também podem ser realizadas pelo próprio usuário, e são fundamentais para reduzir os custos com manutenção corretiva ao identificar possíveis danos logo no início.
Continue a leitura para entender do que se trata a manutenção corretiva.
Manutenção corretiva
Se mesmo após realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos for identificado baixo rendimento do sistema, é recomendável acionar a assistência técnica especializada para realização de diagnóstico profissional e reparo técnico do sistema.
Esse tipo de manutenção só pode ser feita por profissional ou equipe especializada, ou seja, em nenhuma hipótese o usuário deve subir no telhado e desmontar o sistema por conta própria.
Como vimos ao longo deste artigo, cuidar da manutenção preventiva e preditiva dos módulos solares é fundamental para diminuir os possíveis gastos com a manutenção corretiva. Se uma avaria no painel é identificada logo no começo, provavelmente será mais simples de ser reparada.
Mantendo as ações de limpeza e inspeção periódicas conforme orientações do fabricante e da própria empresa responsável pela instalação, os custos com a manutenção de sistema solar fotovoltaico tornam-se praticamente nulos.
Dessa forma, você garante o funcionamento eficaz do sistema solar fotovoltaico, reduzindo os custos com eventuais reparos ou reposição de peças, aumentando o aproveitamento da energia solar e ampliando a vida útil do sistema.
Como a manutenção é eventual e muito simples de ser realizada, os usuários têm autonomia de uso por longos períodos de tempo sem precisar se preocupar com necessidade de reinvestimentos no sistema.
Essa praticidade e economia evidenciam a energia solar como uma fonte de energia sustentável, adequada tanto para as necessidades urbanas quanto rurais, em imóveis residenciais, industriais e comerciais.