Os projetos de energia renovável do mundo combinaram-se para atender a mais de um décimo da demanda global de eletricidade pela primeira vez em 2022, de acordo com a empresa de pesquisa BloombergNEF (BNEF). 

Ao mesmo tempo, a demanda geral de eletricidade, a produção de usinas a carvão e as emissões aumentaram em 2021, à medida que a economia global recuperava o equilíbrio após a pandemia do COVID-19.

Dados do relatório de energia renovável

Com quase 3.000 TWh de eletricidade produzida, a energia renovável (eólica e solar) foi responsável por 10,5% da geração global em 2021, segundo a BNEF em seu relatório anual Power Transition Trends. 

A contribuição da energia eólica para o total global subiu para 6,8%, enquanto a solar subiu para 3,7%. Há uma década, essas duas tecnologias combinadas representavam bem menos de 1% da produção total de eletricidade. 

Ao todo, 39% de toda a energia produzida globalmente em 2021 era livre de carbono. Os projetos hidrelétricos e nucleares atenderam a pouco mais de um quarto das necessidades mundiais de eletricidade.

Painel solar

Todos os anos, desde 2017, a energia eólica e solar representam a maior parte da nova capacidade de geração de energia renovável adicionada às redes globais. 

Em 2021, elas atingiram um recorde de três quartos dos 364 GW de nova capacidade construída. Incluindo hidrelétricas, nucleares e outras, a energia de carbono zero foi responsável por 85% de toda a nova capacidade adicionada.

Energia renovável solar cresce

A energia solar continuou a expandir em um ritmo particularmente forte em 2021, tanto em termos de novas adições de capacidade quanto em novos mercados. Ela foi metade de toda a capacidade global adicionada, em 182 GW. Sua contribuição para as redes globais de energia renovável superou 1.000 TWh pela primeira vez. 

Em quase metade de todos os países rastreados pela BNEF onde alguma capacidade foi adicionada, a energia solar foi a principal escolha em termos de volume. Agora, 112 países têm agora pelo menos um MW de capacidade solar instalada.

energia solar atinge 10% da produção mundial
Energia solar atinge 10% da produção mundial.

Apesar das incríveis incursões que a energia renovável ​​fez, o relatório Power Transition Trends mostra uma imagem clara do enorme trabalho que resta para o sistema de energia nas mudanças climáticas. 

Recuperação da pandemia e energia

À medida que a economia global se recupera da pandemia de COVID-19, a demanda por eletricidade aumentou 5,6% em relação ao ano anterior, colocando novas pressões na infraestrutura existente e nas cadeias de fornecimento de combustíveis fósseis.

A produção abaixo do esperado das usinas hidrelétricas e os preços mais altos do gás natural também ajudaram a colocar a energia a carvão de volta aos holofotes em mais mercados.

A produção das usinas a carvão bateu recordes ao saltar 8,5% de 2020-2021 (aumento de 750 TWh em base líquida), para 9.600 TWh. Mais de 85% dessa geração veio de 10 países, com China, Índia e EUA sozinhos respondendo por 72%.

Enquanto isso, os países continuaram a concluir as construções de novas usinas de carvão em 2021, e o carvão ainda representa a maior parcela da capacidade global, com 27%. Um pequeno ponto positivo: a velocidade com que o novo carvão está sendo adicionado à rede está diminuindo. 

Apenas 13 GW de nova capacidade a carvão foram concluídos em 2021, abaixo dos 31 GW em 2020 e 83 GW em 2012.

No entanto, o resultado foi um aumento proporcional de 7% nas emissões globais de CO2 do setor de energia em 2021 em comparação com 2020. As emissões do setor de energia estabeleceram um novo recorde de 13.600 mega toneladas de CO2, estima a BNEF.

Posts Similares