Como fazer a manutenção dos painéis solares?

Manter a manutenção em dia é o ideal para evitar que sua durabilidade seja colocada em risco e comprometa a capacidade produtiva do sistema.

Cuidados com a instalação

Os painéis devem ser instalados em local adequado, privilegiando o escoamento da água da chuva, o que vai permitir a limpeza natural dos módulos fotovoltaicos.

Gray Frame Corner

Para que a chuva possa fazer uma autolimpeza nos painéis solares, é preciso que eles sejam instalados com uma pequena inclinação, de aproximadamente 10 graus.

Manutenção preventiva

Essa limpeza é feita manualmente, pelo próprio usuário, seguindo alguns critérios de segurança, conforme a determinação de cada fabricante.

Gray Frame Corner

Antes de tudo, é indispensável que a limpeza seja realizada apenas quando o sistema fotovoltaico estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena, sem chuva.

Esse procedimento deve ser feito preferencialmente do chão, por meio de um equipamento longo que alcance o telhado sem risco de impacto sobre os módulos

Gray Frame Corner

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove

Não deve ser utilizado nenhum produto químico nem abrasivo, ou item perfurocortante ou pressurizador com jato direto, pois tais equipamentos podem causar danos 

Gray Frame Corner

Manutenção preditiva

A manutenção do tipo preditiva consiste em realizar uma inspeção visual periódica no painel, com a finalidade de identificar arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra.

Gray Frame Corner

A observação e análise do sistema fotovoltaico também podem ser realizadas pelo próprio usuário, e são fundamentais para reduzir os custos com manutenção corretiva 

Manutenção corretiva

Se mesmo após realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos for identificado baixo rendimento, é recomendável acionar a assistência técnica especializada para realização de diagnóstico

Gray Frame Corner

“Em nenhuma hipótese o usuário deve subir no telhado e desmontar o sistema por conta própria.”

- Anonymous

Mantendo a inspeção periódica conforme orientações do fabricante e da própria empresa responsável pela instalação, os custos com a manutenção de sistema solar fotovoltaico tornam-se praticamente nulos.

Gray Frame Corner

Você garante o funcionamento eficaz do sistema solar fotovoltaico

Gray Frame Corner

Como fazer a manutenção dos painéis solares?

ou