Finalmente entramos em outra estação do ano, o outono, que traz também grandes mudanças climáticas. Dessa forma, a produção de energia solar também será afetada por causa das chuvas, nebulosidades e outros fatores.

Contudo, as mudanças são diferentes em cada região do Brasil, afinal, o país é do tamanho de um continente. Você sabe como a chegada do outono pode afetar a produção energética dos painéis solares e sistemas fotovoltaicos? Confira o que é possível esperar dessa estação.

Queda da energia solar no nordeste

Na região nordeste, o outono é marcado por uma maior incidência de chuvas, acompanhada por alta nebulosidade. Essa é a época do ano em que o céu está mais encoberto por nuvens nos estados nordestinos, o que impacta na incidência solar.

Apesar dos painéis solares ainda funcionarem com a radiação que passa mesmo pelas nuvens, a energia solar produzida será menor. Segundo o Climatempo, é possível esperar grandes pancadas de chuvas e uma diminuição das altas temperaturas da região.

A produção de energia solar no outono varia no Brasil
A produção de energia solar no outono varia no Brasil

Durante o início de abril, teremos a zona de convergência intertropical na maior parte do litoral do nordeste. Ela é responsável por trazer grandes nuvens carregadas, que causam chuvas de forte intensidade.

Mesmo assim, não é preciso criar grande alarde, porque esses períodos chuvosos têm tempos determinados. Espera-se que a nebulosidade e as pancadas de chuvas não durem mais do que 15 dias.

Por outro lado, assim que esse cenário passar, ainda é possível que isso se repita algumas vezes durante o outono.

Diferença na região sudeste

Agora, na região sudeste, o outono gera um cenário totalmente diferente do nordeste. No verão, temos grandes pancadas de chuva geradas pelo calor e umidade. Contudo, no outono, esse panorama muda bastante.

Os dias passam a ser mais secos, o que causa chuvas muito mais esporádicas e baixa nebulosidade. Assim, há um maior espaço para a incidência solar, o que beneficia a produção de energia solar, mesmo com a saída do verão.

Segundo as instituições climáticas, o estado que terá maior incidência solar e menor quantidade de chuvas será Minas Gerais. Então, nos estados ao redor dele é esperado também uma alta produção energética. 

Ou seja, cada estação do ano será favorável para uma região do Brasil, o que não invalida a geração de energia solar, mesmo com a queda no nordeste, por exemplo. Além disso, as estações nunca são uniformes, então é possível esperar que mudanças climáticas possibilitem a produção energética independente das condições climáticas.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares