Em um estabelecimento comercial, abordar o cliente no momento certo faz toda a diferença. O mesmo vale para as redes sociais, já que um dos principais segredos para gerar engajamento é saber os melhores horários para fazer postagem. 

O horário está diretamente relacionado ao alcance que sua postagem terá, impactando nos seus resultados. As próprias redes sociais contam com ferramentas que possibilitam mensurar e avaliar quais os tipos de conteúdo e horário geram melhores resultados. 

O horário ideal para fazer uma postagem em uma rede social depende de uma infinidade de fatores, que também variam de acordo com cada negócio.

Cada rede é única e tem perfis de usuários diferentes, mas reunir essas informações pode servir para ter um melhor direcionamento a respeito. 

Há diversos estudos que buscam avaliar o comportamento dos usuários nas redes sociais e identificar algumas informações que podem ajudar os perfis e páginas a terem um melhor desempenho. Confira a seguir!

Melhores horários para fazer postagem no Facebook

Prestes a atingir 3 bilhões de usuários, o Facebook é atualmente a maior rede social do mundo. Só no Brasil são cerca de 130 milhões de contas ativas.

Se tornou uma rede muito presente no dia a dia dos brasileiros, que a acessam no trabalho, em casa, no smartphone ou no computador, nos dias úteis e nos finais de semana. Isso faz com que seja difícil determinar os melhores horários para fazer postagem no Facebook.

Aprenda a identificar os melhores horários para fazer postagem no Facebook
Aprenda a identificar os melhores horários para fazer postagem no Facebook.

Além disso, o horário ideal e mais eficaz para a sua empresa vai depender também do seu objetivo e dos padrões de comportamento do seu público-alvo. Alguns estudos, no entanto, têm apontado alguns direcionamentos, como, por exemplo:

  • O melhor horário para obter mais compartilhamentos no Facebook é às 13h;
  • Para ter o máximo de cliques, o melhor horário é às 15h.

A ferramenta de analytics TrackMaven, por sua vez, mostra que às 8h da manhã das quartas-feiras é o melhor horário para quem busca o máximo de engajamento. Por volta das 21h, a movimentação cai drasticamente.

Como o Facebook é atualmente a maior rede social utilizada no Brasil, é de se esperar que apresente um intervalo de tempo bem abrangente para as postagens.

Vale ressaltar que esses horários também podem variar muito de acordo com o seu tipo de negócio e o público que você deseja atingir. Se você trabalha com B2B (ou seja, vendendo soluções de energia solar para empresas), considere postar principalmente durante a semana e antes das 18h.

Já para negócios B2C (focados no consumidor comum), o ideal é postar nos finais de semana e horário de almoço.

Essa variação também serve para comprovar que os melhores horários para fazer postagem no Facebook tem principalmente a ver com a sua estratégia.

Muitas empresas preferem até mesmo postar fora dos horários apontados como sendo de pico, pois assim minimizam a concorrência com outras páginas e têm mais chances de seus posts chegarem a uma maior quantidade de fãs.

Não se esqueça de que o Facebook tem uma ferramenta própria para a análise de engajamento com base em informações como horário e dia da semana. Por meio dos Insights, é possível ter acesso às pessoas conectadas à sua página e usuários em geral.

Isso facilita a criação de conteúdos que tenham melhor repercussão, alcançando mais pessoas com interesse no tipo de solução que você oferece. 

Melhores horários para fazer postagem no Instagram

Assim como acontece no Facebook, os melhores horários para as postagens do Instagram variam de acordo com o público-alvo da sua empresa e os objetivos que busca alcançar com o post. Em geral, os melhores dias são terça e quarta-feira. Os melhores horários são: 

  • Segunda-feira às 11h;
  • Terças e quartas-feiras das 10h às 14h;
  • Quintas e sextas-feiras das 10h às 12h.

Ao gerenciar um perfil no Instagram, é importante reconhecer que o melhor horário depende principalmente da sua base de seguidores. De nada adianta seguir à risca os horários acima se eles forem incongruentes com os hábitos e padrões de comportamento dos usuários que você deseja atingir.

Como saber os melhores horários para postar no Instagram
Como saber os melhores horários para postar no Instagram.

Por isso, é imprescindível fazer análises das métricas para entender como os seus seguidores interagem. Só assim você saberá o momento ideal para ter maior engajamento e aproveitar o timing.

Em geral, recomenda-se algum cuidado ao fazer postagens durante o horário comercial (entre 9h e 18h) se o seu intuito é atingir o consumidor comum.

Durante esse intervalo de tempo, as pessoas geralmente interagem menos com os conteúdos no feed e stories do Instagram por estarem trabalhando. O ideal é publicar nos horários que compreendem o intervalo para almoço, entre 11h e 14h.

O Instagram costuma apresentar bons resultados principalmente durante os finais de semana, quando boa parte dos seus usuários usa a rede para compartilhar fotos dos seus momentos de lazer. 

Uma maneira fácil de descobrir o melhor horário para postar nessa rede é usando o Instagram Insights, disponível para todas as contas comerciais.

Por meio desse recurso, é possível analisar as contas alcançadas com suas postagens e os principais comportamentos de seus seguidores na plataforma. A ferramenta oferece diversas outras informações a respeito do seu público que são essenciais para produzir conteúdos direcionados e relevantes.

Melhores horários para fazer postagem no LinkedIn?

Como essa é uma rede social mais voltada para o âmbito profissional, o ideal é desenvolver uma estratégia de conteúdo voltada ao modelo B2B. Sendo assim, considere fazer postagens em horário comercial e durante os dias de semana, entre 10h e 18h.

Se você também trabalha com B2C e tem público nesses moldes para alcançar no LinkedIn, avalie a possibilidade de publicar conteúdos fora do horário tradicional do expediente, entre terça e quinta-feira. 

Um estudo realizado pela Sprout Social mostra que a maioria das pessoas está online no LinkedIn a partir do meio-dia, devido ao horário de almoço.

Os usuários da rede também costumam ficar conectados por volta das 17h, quando estão encerrando o expediente e se preparando para voltar para casa. 

Veja como analisar as melhores oportunidades para postar no LinkedIn
Veja como analisar as melhores oportunidades para postar no LinkedIn.

Já segundo uma pesquisa realizada pela plataforma MLabs, os melhores horários entre segunda e sexta-feira são:

  • 7h às 8h;
  • 12h às 13h;
  • 17h às 18h.

Independente do que as pesquisas apontam, recomendamos que você faça testes constantemente. Devido a pandemia, muitas pessoas começaram a trabalhar em casa, e o horário de trabalho sofreu algumas mudanças, tornando-se mais flexível. 

Novamente, vale à pena ressaltar que cada negócio terá um horário específico para a interação com seu público, o que também pode variar entre uma plataforma e outra.

Ou seja, o que vale para uma empresa não necessariamente surtirá efeitos quando aplicado às redes sociais de outra, e o que funciona no seu Instagram nem sempre terá o mesmo impacto no LinkedIn ou Facebook.

Sendo assim, fazer análises constantes em cada rede é fundamental para garantir os melhores resultados. Além disso, também é importante estar sempre atento às mudanças de comportamento da sua persona, e como isso pode impactar a maneira como ela se relaciona com o seu conteúdo.

O painel de métricas do LinkedIn (também conhecido como LinkedIn Analytics) é um recurso indispensável para marcas dentro dessa rede social de negócios. Para ter acesso ao painel, é preciso ter uma company page.

Por meio dele, você terá acesso a dados de desempenho da página da sua empresa, de modo que possa acompanhar a evolução das metas e otimizar suas estratégias.

Além das ferramentas próprias de cada rede, há outros recursos disponíveis que podem ser de grande utilidade para empresas que desejam marcar presença em diferentes plataformas. Saiba mais a seguir. 

Ferramentas para analisar métricas

Se você já possui uma presença consolidada nas redes sociais ou deseja gerenciar e otimizar mais de uma ao mesmo tempo, há algumas ferramentas que podem ajudar ao disponibilizar e reunir algumas métricas, tornando seu trabalho mais fácil. Confira a seguir as melhores opções. 

Cyfe

Essa é uma das ferramentas mais apropriadas para quem trabalha com campanhas em múltiplas redes sociais. O seu objetivo é rastrear e reportar o desempenho da sua empresa em diversas plataformas em um único painel de controle.

Confira as ferramentas para analisar os melhores horários, e os resultados das postagens nas redes sociais
Confira as ferramentas para analisar os melhores horários, e os resultados das postagens nas redes sociais.

A Cyfe tem planos gratuitos e pagos, e atende empresas de todos os tamanhos. Além da supervisão de métricas, possibilita o agendamento de postagens e gera relatórios personalizados.

Viral Post (Sprout Social)

Se você precisa analisar a presença da sua empresa em diversas plataformas ao mesmo tempo, o recurso desenvolvido pela Sprout Social também é uma excelente escolha.

A ferramenta, chamada de Viral Post, possibilita comparar rapidamente os resultados em várias redes ao mesmo tempo e aprofundar seus conhecimentos a respeito de cada desempenho.

Assim, é possível ter maior previsibilidade sobre as suas postagens. O Viral Post calcula e indica os melhores horários para fazer publicações, seja manualmente ou de forma automatizada.

BuzzSumo

O BuzzSumo é mais um recurso interessante para análise do engajamento acerca do seu conteúdo. Ele oferece dados e métricas sobre suas postagens, e ajuda em relação ao monitoramento do desempenho em função das palavras-chave relevantes do segmento.

Assim, permite que você confira os seus resultados e compare-os com os da concorrência.

Essa ferramenta também pode ajudar a entender quais são as variáveis de um conteúdo de alto desempenho, como duração, data de publicação e tipo de título.

Já deu para entender que o grande segredo para ter sucesso com suas redes sociais é a análise constante das métricas de cada uma, certo?

Independente dos recursos que você escolher usar, o importante é que você fique sempre de olho e faça um acompanhamento constante do desempenho de suas postagens. Só assim conseguirá descobrir quais os melhores horários para realizá-las de modo a garantir os melhores resultados. 

Estratégias e ferramentas para identificar os melhores horários para seus posts em redes sociais
Estratégias e ferramentas para identificar os melhores horários para seus posts em redes sociais.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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