Existem normas e regras sobre instalações elétricas que foram criadas para auxiliar quem trabalha nessa área, seja para a segurança e também para a melhor utilização da rede elétrica. Veja agora se o integrador precisa entender da NBR 5410.

O que é uma NBR?

O significado de NBR é Norma Brasileira. Ela é elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. 

São várias normas e diretrizes técnicas que ajudam a padronizar a produção e a execução de produtos e serviços em todo o território nacional.

Preencha os dados abaixo que respondemos na próxima live e lhe avisaremos por email.

Trabalhador martelando
Uma NBR traz mais segurança para o trabalhador

Essas normas são criadas de maneira objetiva, tecnológica e neutra. A ABNT não recebe subsídios do governo para produzir as NBRs.

Uma Norma Brasileira não tem caráter obrigatório e sua utilização é facultativa, apesar de que ela traz muitos benefícios se forem seguidos à risca.

O que diz a NBR 5410?

A Norma Brasileira (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, em 1941 e revisada ao longo dos anos, é a norma que busca orientar e estabelecer condições de instalação de redes elétricas de baixas tensões, garantindo a segurança de todos e o bom funcionamento de aparelhos e da rede.

Essas instalações de baixa tensão são as encontradas em casas, prédios e escritórios.

Apesar de não ser obrigatória, as informações ajudam, e muito, a entender, planejar a instalação da rede elétrica e quais os cuidados que devem ser tomados. 

Veja a seguir alguns dos principais pontos abordados na NBR 5410.

  • Influências externas na instalação elétrica
  • Proteção contra choques elétricos 
  • Uso de disjuntores como sistema de proteção
  • Proteção contra sobretensões
  • Quadros de distribuição, iluminação, tomadas

Qual a diferença entre uma NBR e NR?

NR significa Norma Regulamentadora e é criada por um órgão oficial do Governo Federal, o Ministério do Trabalho.

A NR é criada com a ideia de assegurar a saúde e a segurança do trabalhador, durante o período da  jornada trabalhista. E como são feitas pelo Ministério do Trabalho, uma instituição oficial, elas precisam ser seguidas à risca.

comprar telha solar brasil
Como as NRs são criadas pelo Ministério do Trabalho, elas devem ser seguidas em todas as empresas

O descumprimento de uma NR gera uma série de multas e em alguns casos interdições.

Já a NBR têm caráter facultativo e caso não sejam cumpridas, não vão ocorrer nenhum tipo de penalidades para a empresa.

É interessante seguir uma NBR?

Com certeza é! Uma NBR, mesmo não sendo obrigatória, traz várias normas que garantem ainda mais qualidade e segurança para o trabalho.

Empresas que as seguem têm a tendência de serem mais seguras, os acidentes durante o trabalho são mais raros e a qualidade do serviço oferecido é maior.

Mas afinal, o integrador precisa entender da NBR 5410?

Não somente essa Norma Brasileira, mas todas.

As NBRs vão trazer mais segurança para quem está trabalhando, para os clientes também, o serviço vai ter uma maior qualidade e o profissional vai ser visto com outros olhos, passando mais confiança para o consumidor.

Essa norma, a NBR 5410, regulamenta o projeto e a execução da instalação elétrica. Seguindo as recomendações, tudo será feito com muita qualidade e profissionalismo, trazendo mais qualidade para o cliente e segurança para o trabalhador.

placa solar e mulher na frente
Seguir uma NBR é garantia de mais qualidade e segurança

A segurança de uma instalação elétrica é de extrema importância, pois caso o projeto não seja cumprido da forma correta, existem uma série de riscos. 

O integrador deve conhecer as NRs  e NBRs para passar essas informações para a sua equipe. Assim os profissionais vão conseguir executar o serviço de uma melhor forma, com muita segurança e os clientes vão ficar ainda mais satisfeitos com a instalação.

E a satisfação do cliente é algo muito vantajoso em qualquer serviço. Além de evitar reclamações, é muito provável que a  empresa seja recomendada e contratada mais vezes, se possuir boas avaliações. 

Melhor parceira do Integrador

Muito mais que um banco, somos uma empresa parceira e oferecemos um ecossistema completo de soluções para o integrador de energia solar.

A Solfácil é uma plataforma tecnológica para financiamento de energia solar feita para você, integrador. Em nossa plataforma, você poderá controlar todos os seus projetos de financiamento e homologação em processos bem definidos.

Tudo 100% digital, para que você, parceiro integrador, consiga vender cada vez mais.

Sendo nosso parceiro, você terá acesso a uma solução financeira robusta que vai ajudar a viabilizar totalmente os seus projetos, pois seu cliente sempre terá uma opção de economia imediata com prazos de até 120 meses.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares

Estórias Solares