Existem normas e regras sobre instalações elétricas que foram criadas para auxiliar quem trabalha nessa área, seja para a segurança e também para a melhor utilização da rede elétrica. Veja agora se o integrador precisa entender da NBR 5410.
O que é uma NBR?
O significado de NBR é Norma Brasileira. Ela é elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.
São várias normas e diretrizes técnicas que ajudam a padronizar a produção e a execução de produtos e serviços em todo o território nacional.
Essas normas são criadas de maneira objetiva, tecnológica e neutra. A ABNT não recebe subsídios do governo para produzir as NBRs.
Uma Norma Brasileira não tem caráter obrigatório e sua utilização é facultativa, apesar de que ela traz muitos benefícios se forem seguidos à risca.
O que diz a NBR 5410?
A Norma Brasileira (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, em 1941 e revisada ao longo dos anos, é a norma que busca orientar e estabelecer condições de instalação de redes elétricas de baixas tensões, garantindo a segurança de todos e o bom funcionamento de aparelhos e da rede.
Essas instalações de baixa tensão são as encontradas em casas, prédios e escritórios.
Apesar de não ser obrigatória, as informações ajudam, e muito, a entender, planejar a instalação da rede elétrica e quais os cuidados que devem ser tomados.
Veja a seguir alguns dos principais pontos abordados na NBR 5410.
- Influências externas na instalação elétrica
- Proteção contra choques elétricos
- Uso de disjuntores como sistema de proteção
- Proteção contra sobretensões
- Quadros de distribuição, iluminação, tomadas
Qual a diferença entre uma NBR e NR?
NR significa Norma Regulamentadora e é criada por um órgão oficial do Governo Federal, o Ministério do Trabalho.
A NR é criada com a ideia de assegurar a saúde e a segurança do trabalhador, durante o período da jornada trabalhista. E como são feitas pelo Ministério do Trabalho, uma instituição oficial, elas precisam ser seguidas à risca.
O descumprimento de uma NR gera uma série de multas e em alguns casos interdições.
Já a NBR têm caráter facultativo e caso não sejam cumpridas, não vão ocorrer nenhum tipo de penalidades para a empresa.
É interessante seguir uma NBR?
Com certeza é! Uma NBR, mesmo não sendo obrigatória, traz várias normas que garantem ainda mais qualidade e segurança para o trabalho.
Empresas que as seguem têm a tendência de serem mais seguras, os acidentes durante o trabalho são mais raros e a qualidade do serviço oferecido é maior.
Mas afinal, o integrador precisa entender da NBR 5410?
Não somente essa Norma Brasileira, mas todas.
As NBRs vão trazer mais segurança para quem está trabalhando, para os clientes também, o serviço vai ter uma maior qualidade e o profissional vai ser visto com outros olhos, passando mais confiança para o consumidor.
Essa norma, a NBR 5410, regulamenta o projeto e a execução da instalação elétrica. Seguindo as recomendações, tudo será feito com muita qualidade e profissionalismo, trazendo mais qualidade para o cliente e segurança para o trabalhador.
A segurança de uma instalação elétrica é de extrema importância, pois caso o projeto não seja cumprido da forma correta, existem uma série de riscos.
O integrador deve conhecer as NRs e NBRs para passar essas informações para a sua equipe. Assim os profissionais vão conseguir executar o serviço de uma melhor forma, com muita segurança e os clientes vão ficar ainda mais satisfeitos com a instalação.
E a satisfação do cliente é algo muito vantajoso em qualquer serviço. Além de evitar reclamações, é muito provável que a empresa seja recomendada e contratada mais vezes, se possuir boas avaliações.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.