À medida que o mundo faz a transição para fontes alternativas de energia, a Nigéria, em termos de eletricidade, ainda luta com a mudança para o aumento da produção de energia solar para sua população crescente.

Curiosamente, a fonte de abastecimento do país depende em grande parte da rede elétrica, cuja eficiência é determinada por fatores de geração, transmissão e distribuição.

Segundo dados do Banco Mundial de 2021, 85 milhões de nigerianos ainda não têm acesso à rede elétrica, representando 43% da população do país.

Potencial nigeriano de energia solar

A Nigéria é a maior economia da África Subsaariana, mas as limitações no setor de energia restringem o crescimento. O país é dotado de grandes recursos de petróleo, gás, hidrelétricas e incidência solar. 

Assim, tem potencial para gerar 12.522 MW de eletricidade a partir de usinas existentes. Na maioria dos dias, porém, só consegue despachar um pouco acima de 4.000 MW, o que é insuficiente para um país de mais de 195 milhões de habitantes.

Crescimento das energias renováveis nos EUA
Crescimento das energias renováveis nos EUA.

Além do fornecimento errático, que está impedindo o crescimento de empresas de grande e pequeno porte, existem alguns clientes não atendidos, que não estão conectados à rede. Esta é a lacuna que a Agência de Eletrificação Rural (REA) procura resolver por meio de seu Programa de Eletrificação da Nigéria (NEP).

O programa, que é um produto de um empréstimo de 550 milhões de dólares do Banco Mundial e do Banco Africano de Desenvolvimento, visa fornecer eletricidade limpa e confiável fora da rede para 705.000 residências e centros de saúde primários em áreas carentes e não atendidas em todo o país. 

Um novo passo para o futuro

A luz solar é um dos recursos energéticos mais abundantes e disponíveis gratuitamente; tornando-se uma boa fonte de energia alternativa para países tropicais, incluindo a Nigéria.

Ela aumenta o acesso à eletricidade em comunidades onde o fornecimento de energia continua a ser um desafio. Além disso, a energia solar também é escalável.

Quando é usado em pequena escala, a eletricidade extra pode ser armazenada em uma bateria ou devolvida à rede elétrica. Com um déficit de eletricidade de 43% da população do país, a energia solar ajuda a diversificar o mercado de eletricidade da Nigéria.

Atualmente, o mercado de energia solar fora da rede da Nigéria está entre os que mais crescem na África, crescendo a uma taxa média anual de 22% nos últimos cinco anos, de acordo com um estudo conduzido pelo Boston Consulting Group e All On.

Enquanto isso, o custo de instalação de aparelhos solares provou ser caro, pois seu custo é determinado pela quantidade de capacidade instalada. Assim, o país ainda luta para regular e dinamizar o mercado solar local, mas com grandes avanços nos últimos anos.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares