Pode soar estranho, mas já é possível fazer com que o Sol pague pela eletricidade que você consome em sua residência ou empresa.

Ele é um importante aliado para geração de energia sustentável, já que a energia solar se tornou um dos principais caminhos para economizar dinheiro, gerar energia sem poluir a natureza e ainda obter certa autonomia em relação às distribuidoras de energia. 

A energia solar foi descoberta no século 18, e é atualmente considerada uma das melhores maneiras de gerar energia. A energia elétrica produzida a partir da luz solar é chamada de energia fotovoltaica. 

Confira a seguir como o sol pode pagar pela energia que você consome através da energia solar. 

O que é energia solar e como ela é gerada? 

Há muito tempo a humanidade sabe que o Sol é a fonte de energia mais abundante para nosso planeta. Isso não está apenas relacionado ao fato dessa grande estrela iluminar nossos dias e possibilitar a vida na Terra, mas também porque é possível capturar energia e convertê-la em eletricidade ou usá-la em tecnologias para aquecimento térmico. 

O que é energia solar e como ela é gerada?
O que é energia solar e como ela é gerada?

Quando falamos de energia solar geralmente estamos nos referindo à capacidade de prover eletricidade de forma contínua, renovável e sem causar danos à natureza. Isso é possível devido ao efeito fotovoltaico, que foi descoberto ainda no século XIX.

Foi apenas no século XX que a tecnologia se desenvolveu a ponto de possibilitar o fornecimento de energia a locais remotos e à alimentação de satélites. Os sistemas fotovoltaicos ganharam cada vez mais popularidade nos últimos anos, e as vantagens da energia solar são hoje muito conhecidas e atraem um número crescente de consumidores. 

O efeito fotovoltaico ocorre quando as partículas de luz presentes nos raios solares colidem com os átomos presentes nos módulos solares. Esses módulos são fabricados com materiais semicondutores que geram cargas positivas e negativas, e  átomos minúsculos que são carregados com elétrons.

Assim, absorvem parte dos fótons, que estimulam os elétrons a entrar em movimento e se espalhar por todo o painel fotovoltaico. 

A energia solar é adquirida com a luz solar, portanto quanto maior a radiação solar, maior a quantidade de eletricidade produzida. Ainda assim, ela pode ser gerada mesmo em dias nublados ou chuvosos. 

Não pára de crescer o número de consumidores interessados em investir em energia solar, e isso se deve às muitas vantagens que essa tecnologia proporciona. Confira a seguir as principais. 

Quais as vantagens da energia solar?

Como já é de se imaginar, a economia nas contas de luz é um dos principais benefícios que se pode ter com a energia solar. O custo de um sistema fotovoltaico é elevado, é verdade, mas atualmente há diversas linhas de crédito que viabilizam essa conquista. 

Quais as vantagens da energia solar?
Quais as vantagens da energia solar?

O custo-benefício é algo a ser considerado, pois os custos operacionais de sistemas fotovoltaicos são praticamente nulos após a instalação dos equipamentos. Além da economia de até 95% no valor das faturas de energia, também possibilita um retorno financeiro do investimento inicial em até 8 anos após a instalação. 

Outra importante vantagem pro bolso do consumidor é que a energia solar ajuda a valorizar o imóvel. Investir em energia renovável é atualmente uma das formas mais rápidas de modernizar um imóvel, já que é produzida por meio de equipamentos de alta tecnologia, revolucionando a forma como a energia elétrica é consumida. Além disso, deixa qualquer edificação com um visual mais moderno.

Além das muitas vantagens financeiras, a energia solar também promove uma série de benefícios ao meio ambiente. Sua geração não emite componentes danosos ao meio ambiente ou à atmosfera do planeta (como é o que acontece com o uso de combustíveis fósseis), portanto não agride a natureza. Como sua fonte é o Sol, não é preciso se preocupar com o esgotamento de recursos. 

É uma fonte completamente limpa e renovável
É uma fonte completamente limpa e renovável

Os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico são muito resistentes e fabricados com a mais alta tecnologia. Resistem às mais diversas intempéries, e podem durar décadas. Além disso, sua manutenção é simples e pode ser feita a cada seis meses ou um ano, muitas vezes pelo próprio proprietário.

Sua instalação é rápida, sobretudo quando é feita em residências, e por isso interfere muito pouco na rotina até que a energia solar seja totalmente incorporada ao imóvel

Para saber mais sobre os equipamentos de um sistema fotovoltaico, confira a seguir mais detalhes sobre eles. 

Quais os itens de um sistema fotovoltaico?

Antes de investir em energia solar, é importante saber quais são os equipamentos que fazem parte de um sistema solar fotovoltaico.

O kit de energia solar é formado principalmente pelas placas solares, que têm o objetivo de captar e converter a luz solar em energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico, conforme vimos anteriormente. As placas solares são fabricadas com vidro temperado, que é resistente ao granizo para caso ocorram chuvas intensas. Possuem alta durabilidade e podem durar mais de 25 anos. 

A energia gerada pelos painéis solares gera uma corrente elétrica alternada, que precisa ser convertida em corrente contínua para estar apta ao uso em residências, empresas e comércios. Para isso, o sistema fotovoltaico conta também com um inversor solar, responsável por realizar essa conversão que viabiliza o uso da energia no próprio local onde foi gerada.  

Quais os itens de um sistema fotovoltaico?
Quais os itens de um sistema fotovoltaico?

Outros componentes do sistema fotovoltaico são cabeamentos, estruturas de fixação, conectores, controlador de carga e banco de baterias (no caso de sistemas híbridos ou off-grid, quando é preciso implementar o sistema sem conectá-lo à rede elétrica).

Para garantir toda a segurança na instalação do sistema de energia solar, é fundamental seguir as recomendações das normas regulamentadoras NR 35 e NR 10. Por isso, opte pela contratação de uma empresa de confiança, com plenas condições de assegurar toda a qualidade e segurança na instalação dos painéis fotovoltaicos.

Confira a seguir algumas dicas do que deve observar antes de contratar o serviço para implementar a energia solar em sua residência ou empresa. 

Como escolher uma boa empresa de energia solar? 

Se, por um lado, a tecnologia para gerar energia solar exige pouca manutenção, por outro, se sua instalação for feita de maneira incorreta, pode trazer prejuízos para o comprador. Por isso é tão importante tomar alguns cuidados na hora de escolher a empresa que será responsável por desenvolver seu projeto fotovoltaico. 

Um dos principais pontos a serem observados é se a companhia possui boas referências e boa estrutura. Verifique também o tempo de atuação da empresa e, se possível, procure conhecer os projetos instalados por ela. Essa é uma forma de averiguar se os clientes anteriores da empresa estão satisfeitos e se ela presta o suporte necessário. 

Como escolher uma boa empresa de energia solar? 
Como escolher uma boa empresa de energia solar? 

Além disso, é importante escolher equipamentos e produtos de marcas já consolidadas no mercado, pois essa é também uma forma de garantir itens de qualidade.

Como os painéis solares possuem alta durabilidade, é interessante verificar se o fornecedor terá condições de prestar assistência após um tempo considerável de uso dos materiais.

Outro aspecto que não pode ser deixado de lado são os valores, tanto dos serviços prestados pela empresa, quanto dos equipamentos do sistema fotovoltaico. Observe se são compatíveis com os praticados no mercado, e desconfie de orçamentos que são consideravelmente menores em comparação aos demais.

É válido fazer algumas pesquisas de preços em diferentes empresas, tendo uma base de qual será um valor médio e justo a ser pago pelo seu projeto. 

Por fim, feche o negócio com uma empresa que de fato te passe confiança o suficiente para tal. A energia solar é um investimento que vai durar muito tempo e trazer muitos benefícios à sua família ou à sua empresa. Certamente vale a pena ter um cuidado especial na hora de fazer sua escolha. 

Confira aqui o story do post!

Posts Similares